SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO FAZ A GENTE LEMBRAR DO PROVÉRBIO: FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É?


         


Antigamente, esse ditado era usado para justificar escolhas profissionais que se revelavam infelizes. “Ela condiciona os talentos ou os defeitos a um padrão familiar, estático. É uma generalização que limita e justifica as ações dos pais e dos filhos, para o bem e para o mal.

Há casos, sim, que se pode herdar uma boa voz ou o talento artístico dos pais. “Mas cada um a sua maneira. Não existem clones ou pessoas iguais”. E, lógico, há filhos totalmente diferentes dos pais. “Nem todo filho de peixe é peixe.
 
A saída é evitar, sempre que possível, fazer generalizações desse tipo e considerar que as pessoas e as situações são únicas. 
O mesmo significado de "tal pai, tal filho". Puxou ao pai. Acho que Neto Forte candidato do 45, não tem características de Gonzaga Fortes, pois os dedos das mãos de ninguém é igual.

Dr. Junior o 12, tem características ou caráter de um bom político, pois já foi Vereador em São Luis Gonzaga do Maranhão.

Esse significado que você sempre terá características de onde veio, dos seus pais ou da vida que levam , ou levaram exemplo: filho de executivo, sempre será executivo? Acho que não.


Rebelde Solitário.

5 comentários:


  1. SÃO LUIS GONZAGA CONCLAMADA PARA TRANSFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

    Aos que me conhecem e aos que não me conhecem. Eu sou Gilland Bonfim, gonzaguense da gema, nasci em pleno Centro da Cidade, na Praça da Bandeira, palco dos grandes acontecimentos; origem do povoado que deu origem a essa Cidade. Morei nesta Cidade até os 16 anos. Estudei no Colégio Nazaré Ramos e acompanhei de perto a evolução do Município. Hoje sou advogado especializado em direito imobiliário e defensor intransigente dos direitos das pessoas, notadamente dos desamparados. Entendo que, depois desses longos anos de domínio da política e do poder por esse grupo impostor, temos mais essa oportunidade para terminar com isso. São Luís Gonzaga, para quem não sabe, é mais velha do que Teresina, Capital do Piaui. Uma das mais velhas cidades da região do médio Mearim. O subdesenvolvimento ainda impera. As mazelas sociais são crônicas e persistentes. Temos os piores indicadores sociais. Em todas as áreas estamos muito atrasados. A questão da habitabilidade, continuamos a fazer casa de pau a pique, taipa, herança dos nosso ancestrais. esse modelo de construção foi trazido pela levas de negros originários da África. Outrossim, as estradas vicinais do Município todas em péssimo estado do conservação, todas esburacadas, sem manutenção.

    ResponderExcluir
  2. A base da nossa economia, nem se fala! O setor primário, deveria ter prioridade em qualquer política de governo, hoje não se vê um agrônomo, para ensinar a população a cultivar a terra de forma racional e produtiva. Nossa técnica de agricultura ainda é medieval, utilizando-se da famosa queimada no verão e plantação no inverno, modelo ultrapassado e que traz diversos problema, inclusive a infertilidade de solo. Na pecuária, temo os piores rebanhos, com pouca rentabilidade, apesar de termos uma das melhores terras do Brasil. Não sabemos aproveitar a natureza tão ubérrima que Deus nos concedeu. Inaceitável. Saúde, nem se fala, trata-se de uma temo que todo mundo conhece profundamente, não requerendo uma análise mais acurada. A assistência social é outra área pouco cuidada. Nunca se tem nada, nunca se dá nada, nunca há recurso, enfim, abandono. Nós já fomos o maior produtor de banana do Estado do Maranhão. Já fomos grande produtor de arroz. Uma grande bacia leiteira. A produção de peixe era espetacular. Entretanto, regredimos. Tudo isso é coisa do passado. Enquanto outros município avançam, nós regredimos. Andamos para trás e ficamos no final da fila dos miseráveis. Se poderia perguntar qual a origem de tudo isso? O que tem levado o nosso torrão natal a tamanha incompetência e falta de perspectiva? Quem são os causadores de tudo isso? Há uma maneira de superarmos essas mazelas? É preciso atitude de quem para enfrentar esses desafios?

    ResponderExcluir
  3. Ora, são perguntas que se responde sem titubear: o povo deve ter ciência e consciência de que todo poder emana dele. Ele concede e tira o poder dos governantes, e a cada quatro anos ele tem uma excelente oportunidade para escolher pessoas mais qualificadas e com bom perfil para o desempenho desse mister. É do conhecimento geral de que, quando o governo é bom, o povo se alegra e tem contentamento; entretanto, quando o governo é ruim, o povo padece. É de sabença geral de que o malcaratismo tem predominado em nosso cenário político municipal. Temos que nos conscientizar que esse momento é crucial para mudar o destino de todos os nós gonzaguenses. Dói em nós ver tanta gente em situação de penúria e com falta de oportunidade na vida. Perdermos essa oportunidade, é perdermos mais quatro anos. Eu conclamo todos vocês, pessoas de bem, que têm de fato compromisso e retidão de caráter; que quer ver sair desse marasmo; que sonha com dias melhores; que detesta politiquice e canalhas, venha conosco, vamos nessa caminhada de mãos dada, somando forças, para eleger o Dr. Júnior Prefeito de nossa querida São Luís Gonzaga. Conheço como ninguém sua personalidade e seu ideal. Tem bons planos, plataforma de governo e conhece como ninguém a realidade do Município. Nunca se desvencilhou da vereada da justiça e da nobre missão de aplacar o sofrimento dos dessa fortunados. Médico de profissão, assistencialista e carismático de personalidade. Nascido, também, em Plena Praça da Bandeira, há aproximadamente cem metros de onde nasci. Estarei de frente, de corpo e alma, nessa jornada, como um dos defensores intransigentes, dessa grande vitória, superando o astuto adversário político. Um fortíssimo abraço a todos, vitória companheiros, o momento é esse não fugiremos nunca a essa batalha, como fazem os covardes, mesquinhos e desavergonhados. Até mais. Do conterrâneo Gilland Bonfim. E-mail: gillandbonfim@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. O saudoso GONZAGA FORTES, não foi CORRUPTO e se enganou, deu a mão para esta corrupção, ou uma ditadura que querem implantar em São Luis Gonzaga do Maranhão, pois os CARVALHOS é uma ferida braba ou brava, que está em São Luis Gonzaga do Maranhão, pois o povo tem que se livrar deste MAL. No dia 02 de outubro, não votando no 45, e SIM no 12. Nem todo filho de peixe é peixe.

    A arte dos CARVALHOS é conseguir, simultaneamente, aplausos dos favorecidos e apoio dos que estão sendo roubados. ACORDA São Luis Gonzaga do Maranhão, não se zanguem, deixa de votar no 45 e vota no 12. . . . . . .

    ResponderExcluir
  5. DO LADO DE LAR O 45, A COISA TÁ FEIA, VEM PRO 12, NO 12 O TREM TÁ BOM DE MAIS. AGORA, AGORA, AGORA, A HISTÓRIA É OUTRA! AGORA, É A FORÇA DO POVO! AGORA, AGORA, AGORA É 12! É 12! DE TODO JEITO, É 12! É O 12 QUE VAI VENCER. TODO MUNDO É 12. EU VOU PROVAR PRA VOCÊ! SE ME ESQUECER ALGUMA CLASSE ME DESCULPE. O MECÂNICO É 12! O ADVOGADO É 12! O EMPRESÁRIO É 12! O PROFESSOR É 12! A PROFESSORA É 12! O MOTO TAXISTA É 12! O ESTUDANTE É 12! A DONA DE CASA É 12! O PECUARISTA É 12! O MEDICO É 12! O LAVRADOR É 12! O HOMEM DO CAMPO É 12! O COMERCIANTE É 12! A IMPRENSA É 12! O TAXISTA É 12! O CAMINHONEIRO E´12! O AUXILIAR DE SERVIÇOS OPERACIONAL É 12! A DIRETORA É 12! O PASTOR É 12! O PADRE É 12! O ENFERMEIRO É 12! A ENFERMEIRA É 12! O MAQUEIRO É 12! O VIGILANTE É 12! O FEIRANTE É 12! A EMPREGADA DOMÉSTICA É 12! O MOTORISTA É 12! O MOTOQUEIRO É 12! O BORRACHEIRO É 12! O FRENTISTA É 12! O FLANELINHA É 12! O CICLISTA É 12! QUE ME DESCULPE O 45. MAIS VAMOS DE 12 NO DIA 02 DE OUTUBRO DE 2016.

    NÃO SOBROU MAIS PRA NINGUÉM!

    TODO MUNDO E 12. . . . . . . .

    ResponderExcluir