Dez Estados adotam o sistema como forma de reduzir os gastos de energia elétrica.
No dia 19 de outubro começa o Horário de Verão Brasileiro. Atualmente, 10 Estados adotam esse sistema como forma de reduzir os gastos de energia elétrica do país: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. Com o Horário de Verão, os relógios devem ser adiantados em 1h.
O Maranhão não entra na lista, porém, a população deve ficar atenta, pois o Estado sofre alteração no horário de alguns serviços, como no funcionamento de agências bancárias, transporte aéreo, horário de algumas provas e concursos e exibição de programas televisivos e o horário de algumas provas e concursos.
Saiba quais as vantagens do Horário de Verão
Diminuição dos riscos de restrição de carga no horário de pico e melhores condições para aproveitamento das capacidades de geração das usinas;
Preservação do meio ambiente, evitando a poluição que seria produzida pela queima de combustível fóssil para geração de energia de origem térmica;
Melhoria na qualidade de vida da população, pelo melhor aproveitamento da luz solar, com dias mais longos para o lazer e maior segurança ao entardecer.
Desvantagens
A mudança de horário provoca alterações no relógio biológico das pessoas mais velhas, causando prejuízos à saúde.
Outro fator que causa transtornos na mudança de horário é a programação de televisão, que segue o horário oficial de Brasília, fazendo com que os Estados que não adotam horário de verão, precisem se adaptar à mudança.
Blog Rebelde Solitário
Edmilson Moura.
0 comentários:
Postar um comentário