Recorte do Jornal O Estado, onde o então deputado Kleber Carvalho Branco demostrava imensa preocupação com a condição do Rio Mearim
"O Maranhão, ao longo dos anos, usou com muita eficiência o seu sistema fluvial. Caudaloso rios formavam essa bacia por onde a produção era escoda. Entre eles o Rio Mearim que hoje agoniza graças a devastação de suas margens e poluição de suas águas pelos dejetos dos esgotos das cidades ribeirinhas e industriais. A situação do Rio Mearim começa a ser discutida num esforço comum, que visa salvar, segundo o deputado Kleber Carvalho Branco, aquele que foi o mais importante rio do Estado, não só pela condição de navegabilidade e também como produtor de alimentos. Várias reuniões foram feitas, delas participaram dirigentes municipais da região e órgãos governamentais, o deputado Kleber Carvalho Branco concedeu a seguinte entrevista:"
Arquivo Pedras Verdes: Rio Mearim, Pedreiras, MA, BRASIL.
O trecho introdutório acima, feito pelo Jornal O Estado, fazia um breve resumo do que seria a entrevista de Kleber Branco, que naquela época, já demostrava grande preocupação com o Rio Mearim. Hoje se vê que a situação do rio, só confirma o que o deputado já previa.
O mal uso dos recursos naturais do Rio Mearim e da estrutura que o cerca, inegavelmente, está acelerando processo de assoreamento e devastação, com intensa poluição, além de comprometer de forma contundente a biodiversidade do rio. Peixes como lírio e surubim que antes eram capturados com fartura e com boas proporções, agora, estão cada vez mais raros e caros - em breve terão o "status" de iguaria exótica.
Esses e outros argumentos fizeram parte do 'dossiê' para a criação do Comitê de Bacia do Mearim, o primeiro do Maranhão, que na última sexta-feira foi aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
Um grande feito em prol da natureza e da comunidade pedreirense e, um grande gesto, que esperamos não cair no esquecimento como tanto outros - viva o Mearim!
Crédito: Patrício Oliveira, Por-do-sol, Rio Mearim em Pedreiras, MA, BRASIL.
RIO MEARIM. AGONIZA
ResponderExcluirO Rio Mearim é um dos mais importantes do Estado banhando 33 cidades e proporcionando sobrevivência para milhares de pessoas. Mas não é preciso andar muito para observar que está bacia hidrográfica agoniza e pede socorro. Pois assoreamento, lixo nas margens, construções de muros e casas muito próximas das ribanceiras, esgotos sem o devido tratamento contaminando as águas e colocando as famílias ribeirinhas em constante perigo, são essas as irregularidades que encontramos no RIO MEARIM. Já foi feito um levantamento que visa mapear e detectar o impacto ambiental que as ações do homem vem causando a Bacia Hidrográfica do Nordeste.
No caso do Rio Mearim já foram constatadas degradações em todo o percurso já analisado pela comitiva. Que o Comitê de Bacias é composto por representantes da UEMA, CODEVASF, Das Prefeituras de Arari, Vitória do Mearim, , São Luis Gonzaga, Pedreiras e Bacabal que ao final da expedição, já feito irá ou irão elaborar um documento a ser entregue as três esferas de governo: Município, Estado e União. Um dos pontos positivos apontados pelos fiscais foi o Matadouro Municipal de Bacabal considerado dentro dos padrões exigidos pelos órgãos ambientais.
Edmilson Moura.