CANDIDATOS TRAVAM DISPUTA NA INTERNET E EXPLORAM AS REDES SOCIAIS NA CAMPANHA.

Os candidatos a governador do Maranhão que protagonizam a disputa, Lobão Filho (PMDB) e Flávio Dino (PCdoB), além de percorrerem municípios com carreatas e caminhadas, concentram campanha eleitoral também na internet. Ambos dispõem de perfis em redes sociais e de site oficial de campanha e travam uma batalha dura pelo eleitorado.

Os demais candidatos – Zé luís Lago (PPL), Antônio Pedrosa (PSOL), Saulo Arcangeli (PSTU) e Josivaldo Corrêa (PCB)- também buscam eleitores no campo virtual, embora de forma mais tímida.

Lobão Filho lançou site oficial de campanha no início do mês. O espaço, segundo a coordenação de campanha, tem como principal objetivo divulgar as ações, propostas e projetos de governo do peemedebista. A ferramenta foi produzida para ser acessada de computadores convencionais, notebooks, celulares e tablets.

Lá, o internauta tem acesso ao perfil do candidato ao governo e de seu vice, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), notícias, agenda de campanha e ao material audiovisual produzido, além dos jingles e fotos da campanha.

No site de Flávio Dino, o internauta também tem acesso ao perfil, notícias, materiais audiovisuais e de toda a sua agenda de campanha. Os sites, tanto de Dino quanto de Lobão Filho, disponibilizam links para o compartilhamento de informações nas redes sociais.

Viral – Mas a novidade na campanha virtual de 2014 está na exploração em massa de um aplicativo direcionado apenas para aparelhos celulares, o WhatsApp, que pode ser acessado por quem dispõe de aparelho com sistema android ou IOS e que tenha acesso à internet.

Por meio desta ferramenta, aliados de ambos os candidatos compartilham fotos, agenda e informações da campanha, além dos vídeos, os chamados “virais”, aqueles que adquirem um alto poder de circulação na internet e ganham rápida popularidade.

Em relação aos vídeos, especificamente, alguns, inclusive, já ganham um tom mais provocativo, e fogem aos padrões daqueles que devem ser divulgados na propaganda eleitoral gratuita.

Na última semana, por exemplo, foram divulgados vídeos que abordaram a trajetória de vida de cada um dos candidatos, nas redes sociais. Oficialmente, no entanto, nenhum dos candidatos se manifestou em relação aos materiais “espalhados” no WhatsApp.

Antônio Pedrosa (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU), por exemplo, apresentam propostas e provocam debates em seus perfis na rede social social facebook em relação aos rumos do Maranhão.

Eles defendem políticas públicas direcionadas aos trabalhadores e a valorização do servidor público. Ainda tímido, Zeluís Lago (PPL) também busca o campo virtual para atrair o seu eleitorado.

Zé Luís Lago afirma, por exemplo, que pretende dar continuidade ao programa governo do seu irmão, ex-governador Jackson Lago (PDT), que acabou não tendo continuidade após a sua cassação na Justiça.

Josivaldo Corrêa também busca ganhar votos nas redes sociais. Ele posta notícias, fotos e postagens de amigos que o apóiam, para ganhar notoriedade nas redes.

Flávio Dino também trabalha com um blog na internet. Lá, ele disponibiliza as propostas de seu governo.

E mais

Apesar de já ocuparem espaços nas redes socais, os candidatos que protagonizam a disputa eleitoral, Lobão Filho e Flávio Dino, ainda não deram ritmo forte à campanha de rua em São Luís. São poucos, por exemplo, os carros de som e os materiais de campanha distribuídos na capital. A movimentação nos comitês também está abaixo do esperado pelas coordenações de campanha.

Rebelde Solitário.
Eleições 2014.
Edmilson Moura

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