A Polícia Federal acredita que o ex-presidente do país, Luís Inácio Lula da Silva, tenha sido beneficiado com propina do esquema na Petrobras e por isso pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF), para tomar seu depoimento investigação.
O inquérito apura a suposta participação de 39 políticos e operadores em esquema de distribuição de recursos ilícitos a agentes parlamentares do PT, PMDB e PP. Embora Lula não tenha mais o chamado foro privilegiado, o pedido foi enviado ao STF porque o inquérito envolve políticos que só podem ser investigados pelo tribunal.
O esquema de corrupção na Petrobras teria durado por aproximadamente 10 anos, compreendendo o período de governo de Lula é o que diz o documento do pedido de investigação. Outro trecho diz que nenhum dos investigados nega que nomeações para diretorias da Petrobras “demandaram apoio político-partidário que, por sua vez, reverteu-se em apoio parlamentar, ajudando a formar, assim, a base de sustentação política do governo”.
No mesmo pedido, a PF pede também para ouvir os ex-ministros petistas José Dirceu (Casa Civil), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais). Todos são relacionados como integrantes do “Primeiro Escalão do Poder Executivo Federal”. Há também pedidos para ouvir o presidente do PT, Rui Falcão, os ex-presidentes da Petrobras José Sérgio Gabrielli e José Eduardo Dutra.
No Giro da Noticia.
Edmilson Moura.
0 comentários:
Postar um comentário