O PAPA PEDE QUE CUBA E EUA "PERSEVEREM" EM RECONCILIAÇÃO

Clique para obter Opções

O papa Francisco pediu neste sábado dia 19 de setembro de 2015, que Cuba e os Estados Unidos sirvam de um exemplo ao mundo ao persistir com sua reaproximação diplomática, na qual ele desempenhou um grande papel.
"Há alguns meses, temos testemunhado um evento que nos enche de esperança: o processo de normalizar relações", disse ele ao chegar a Cuba. "Peço que líderes políticos perseverem neste caminho... como um exemplo de reconciliação ao resto do mundo".
O papa aterrisou em Havana neste sábado para dar início a uma viagem por Cuba e pelos Estados Unidos, onde avaliará os benefícios e as complexidades da crescente aproximação diplomática entre os rivais da Guerra Fria que ele ajudou a promover.
Mais familiarizado com a questão do que seus predecessores devido a suas raízes latinoamericanas, o pontífice argentino de 78 anos contribuiu para abrir um canal para negociações e enviou missivas aos presidentes Raul Castro e Barack Obama em 2014.
Esses esforços renderam frutos com o reestabelecimento neste ano de laços diplomáticos e com o alívio de algumas restrições de viagem e comércio, embora um embargo econômico de meio século de idade ainda esteja em vigor, removível somente pelo Congresso dos Estados Unidos.
"O papa fez tanto, como um estadista discreto, para realizar esta reaproximação", disse o padre e intelectual brasileiro Frei Betto, que há tempos é próximo da liderança cubana, a jornalistas em Havana. "Ele lidou com isso de forma muito hábil".
Muitos daqueles que se preparavam para cumprimentar Francisco, após sua chegada de um voo de quase 12 horas de Roma, carregavam cartazes com os escritos: "Missionário da misericórdia, bem-vindo a Cuba!"

Edmilson Moura.

1 comentários:

  1. Evandro Araújo: A feira de Bacabal inclui São Luis Gonzaga, está na hora dos contatos com os feirantes do município, para se organizarem.

    Governo realiza primeira reunião de mobilização da Agritec de Bacabal.

    21 de setembro de 2015
    Por determinação do governador Flávio Dino, as Agritec’s este ano, estão sendo realizadas em quatro municípios, representando territórios, são eles: São Bento, realizada em agosto deste ano , Açailândia, Caxias e Bacabal. A Feira de Açailândia será em outubro e a de Caxias em novembro. Para encerrar o ano, Bacabal fechará a Agritec 2015 em dezembro.

    No último sábado (19), o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, e o chefe Geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira, participaram da primeira reunião de mobilização da Agritec de Bacabal.

    O encontro foi realizado na Secretaria de Educação de Bacabal e contou com a presença dos secretários Adjuntos da SAF, Júlio César Mendonça e Francisco Sales; do diretor da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária do Maranhão (Agerp), Pedro Pascoal; de representantes do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bacabal (STTR), da Regional da Agerp e da Aged de Bacabal; das secretarias municipais de Meio Ambiente; Emprego e Renda; e Agricultura.

    Durante a reunião o secretário Adelmo destacou a importância da realização das Agritec’s para promoção do desenvolvimento da agricultura familiar por meio do conhecimento e o impacto que Bacabal terá com a sua primeira feira. “Bacabal é uma cidade importante porque é uma região muito próspera, principalmente no setor primário. Acreditamos que o eixo do desenvolvimento do Maranhão passa por dois caminhos, que é a produção e a educação, ou seja, o conhecimento”, disse.

    Segundo ele, a transferência de tecnologia vai permitir levar ao homem do campo mais conhecimento com ajuda dos parceiros, a Embrapa e o Sebrae, que estão envolvidos na realização da Agritec no município.

    “Vamos realizar uma grande Feira aqui em Bacabal em prol do desenvolvimento do município e de toda região do Vale do Mearim; a prefeitura Municipal é uma grande parceira para realizarmos uma das melhores Agritec’s de 2015”, ressaltou Soares.

    Para o secretário de Agricultura de Bacabal, Inaldo da Silva, a Agritec vai dar oportunidade aos agricultores da região do Mearim de ter acesso às tecnologias para melhorar a produção: “A agricultura de Bacabal ainda é subsistência e a Agritec vai incentivar que o agricultor melhore sua produção tanto para autoconsumo quanto para a comercialização. Estamos com grandes expectativas para a Feira que vai contribuir para o fortalecimento do nosso município e da região ”.

    A equipe de mobilização da Agritec visitou o local da realização da Feira, que será no Centro Franciscano de Animação Missionária (Cefram), no Centro de Bacabal.

    A Agritec de Bacabal será de 10 a 12 de dezembro e contará com simpósios da agricultura familiar maranhense, workshops, palestras, minicursos e exposição de produtos e de animais, além de programação cultural.

    Fonte: http://www.ma.gov.br/governo-realiza-primeira-reuniao-de-mobilizacao-da-agritec-de-bacabal/

    ResponderExcluir