A NOVELA DA REFORMA POLITICA.



Não é de hoje que se discute a implantação de uma reforma política no Brasil. Há pelo menos 25 anos, políticos da base e de oposição falam de sua necessidade, mas ela não é tocada adiante. A reforma política envolveria uma séria de mudanças na configuração política e social do país. Mas por que ela ainda não saiu do papel nesse tempo todo? 

O Plebiscito sobre reforma política acho que não valerá ou não vai sair para 2014, pois;

O governo reconheceu, reconhece, que não será possível realizar um PLEBISCITO sobre a reforma política a tempo que já valha para as eleições de 2014. Após reunião com líderes dos partidos da base aliada na Câmara dos Deputados, o vice-presidente da República, Michel Temer, disse que não há tempo de fazer o PLEBISCITO  sugerido pela presidente Dilma ao Congresso no final de junho, antes de outubro deste ano. 

Acho que não há mais condições de fazer qualquer consulta antes de outubro. Não havendo condições temporais para fazer essa consulta, qualquer reforma que venha se aplicará para as próximas eleições, não vai dar para [2014].

Pela LEI, para que as novas regras entrassem em vigor, elas precisariam ser aprovadas antes de 5 de outubro deste ano, um ano antes das eleições de 2014.

Para vigorar em 2014, reforma política tem de sair um ano antes, 
a reforma política que deve ser submetida a PLEBISCITO só poderá valer para as eleições do ano que vem ou seja em 2016, se caso as mudanças sejam aprovadas até o começo de outubro, se não só mesmo em 2016, que é um ano antes do pleito.

Pela lei, qualquer alteração no processo eleitoral deve entrar em vigor ao menos 12 meses antes de ser aplicada. a hipótese de as regras da reforma política vigorarem em 2014 mesmo se a legislação for aprovada a menos de um ano da eleição. "Se o resultado do PLEBISCITO mandar excepcionalizar a regra constitucional, isso pode ser feito por proposta de emenda à Constituição", a CONSTITUIÇÃO DE 1988, a mais democrática do BRASIL, sei lar meu doutor ou minha doutora, mais as regras eleitoras só podem ser alteradas até um ano antes da eleição) e é uma cláusula pétrea da Constituição, ou seja, uma norma que defende um direito fundamental e, portanto, não pode ser alterada.

Imagine o custo que o BRASIL vai ter neste PLEBISCITO sugerido agora em 2013, sobre a força das MANIFESTAÇÕES, o plebiscito feito em 2011, para decidir sobre a divisão do Pará, custou R$ 19 milhões. O referendo de 2005 para decidir sobre o porte de armas custou cerca de R$ 250 milhões, mais compensa para a democracia. Esse monte de garotos na rua que quer é participação, e ter voz." e acho que a JUVENTUDE tem que ter, PARTICIPAÇÃO E VOZ.

Pois BEM os movimentos populares nas ruas mostram que a população está bem informada para decidir sobre o que deve ser alterado. "As pessoas já estão bem informadas, senão não estaria nas ruas, mais será? que a população está pronta para decidir, mais acho que está com uma."tremenda confusão", uma vez que os eleitores já terão que escolher cinco candidatos. que me desculpem se estou falando demais.

Edmilson Moura.

3 comentários:

  1. O MOMENTO É APROPRIADO E RECOMENDO A LEITURA DO LIVRO "Admirável Mundo Novo"(Aldous Huxley):
    Um dos grandes clássicos da literatura de ficção científica, Admirável Mundo Novo é um livro questionador, intrigante e filosófico.

    O autor, Aldous Huxley, nos propõe um futuro alternativo em que a civilização atingiu a estabilidade, e os anos são contados a partir de Ford, que considerado como um Deus. A...s pessoas não têm mais com o que se preocupar, pois foram condicionadas desde pequenas para sentirem-se satisfeitas. Ninguém pertence a ninguém. Não existem pais e mães, irmãos e primos ou tios e avós. Todas as crianças nascem em laboratório, já com as suas castas definidas. A velhice, não os afeta mais, como o seguinte trecho mostra:

    Atualmente, tal é o progresso, os velhos trabalham, os velhos copulam, os velhos não têm um instante, um momento de ócio para furtar ao prazer, nem um minuto para se sentarem a pensar – ou se, alguma vez, por um acaso infeliz, um abismo de tempo se abrir na substância sólida de suas distrações, sempre haverá o soma… [...] de onde, ao retornarem, se encontrarão na outra margem do abismo, em segurança na terra firme das distrações e do trabalho cotidiano, correndo de um cinema sensível a outro, de uma mulher pneumática a outra, de um campo de Golfe Electromagnético a… (pg. 99)

    O soma, a que se refere a citação acima, é a droga “perfeita”, pois não tem nenhum contraefeito.
    Aldous descreve uma sociedade perfeita, possivelmente localizada na Eurpoa, que era dominada por um único governante, onde o estado distgribuia uma droga chamada SOMA para os cidadãos, e todos tinham uma vida muito calma, sem estresse e que ajudava na disciplina de todos os habitantes; além dessa estratégia de doping coletivo, o estado proporcionava cinemas onde a platéia era conectada aos terminais sensorias e acompanhavam os filmes conhecendo sensações, paladar e cheiros que saiam diretamente da tela; o sexo era dividido em duas partes, uma para prazer e outra para procrfiação, este último dependia de uma autorização estatal e o primeiro era livre desde que não houvesse a cópula carnal, ou seja, não havia o contato direto entre as pessoas, que eliminaram o intercurso carnal das relações, conectando-se a terminais especiais, transmitiam um ao outro as sensações do sexo, através da mente e não do corpo carnal. Várias crianças eram geradas em proveta, adaptando-as para as situações futuras, aqueles que fossem tgrabalhar no subsolo eram criados desde feto, em uma sala escura, outros, que seriam soldados, eram ensinados através de eletrochoques a não apreciar a natureza, flores e animais silvestres. O fascinio dessa literatuira, além do contexto, prende-se ao fato de que Aldous descrevia tudo isso escrevendo por volta do ano de 1913, quando o mundo se preparava ainda para a primeira grande guerra mundial, guerra de trincheiras, sem tecnologia alguma, ninguem ousava pensar e muito menos falar em criañças de proveta e os terminais sensitivos eram inimagináveis, a humanidade mal havia se acostumado com o uso do telefone, não existia teledvisão, o cinema era uma obra recentemente divulgada pelo gênio Chaplin, ainda em preto e branco e mudo. No livro, Aldous faz menção especial a uma região que teria sido preservado do poder do estado , onde viviam pessoas totalmente selvagens, que preservavam costumes de comida, sexo e liberdade não condizente com o atual estágio, esse lugar paradisíaco, descrito por Huxley, naquela ficção escrita nos momentos de sua alucinação, era o Brasil, com suas matas e povo.

    ResponderExcluir
  2. REFORMA POLITICA de verdade, nunca foi e jamais será objeto de interesse da classe política brasileira; com ênfase para os que usam a política em beneficio próprio, que são seguramente a grande maioria. E por uma razão muito simples: os métodos em uso na política têm favorecido sobremaneira os que detêm mandato, sobretudo os que pouco se importam com esse negócio de moralidade, princípios republicanos e o bom trato com a coisa pública. E a imunidade, irmã gêmea da impunidade estão ai para acobertar e referendar o balaio de gato que fazem da gestão pública. Muitos costumam esbravejar, contrapor, mas enquanto não chegam lá. Uma vez conquistado o mandato, pronto, cai na mesma cantilena dos demais, e as vezes até pior que os que tanto criticaram.
    Pode-se instituir Plebiscito, Referendo, Constituinte ou o escambau, mas as diretrizes dificilmente serão mudadas. É aquela história de que ninguém legisla em seu desfavor, e não seriam logo os políticos a fazer diferente. Coisas da cultura e dos costumes dessa gente daqui de baixo da linha do Equador. É simples e dessa forma que eles tocam a boiada.
    DÉ ZILUZÃO

    ResponderExcluir
  3. Mais uma grande verdade dita pelo Dé Ziluzão. De fato esses canalhas que elegemos na esperança de nos representar junto aos poderes, na verdade representam os interesses deles próprios e o de sua família. Sempre tão se dando bem esses salafrários e pra eles é melhor ficar tudo como está e o povo que se lasque. Nada muda nesse pais da bandalheira.

    ResponderExcluir