BLOCOS SENDO DEFINIDOS NA ASSEMBLEIA LEGILATIVA DO MARANHÃO


Começam a ser definidos os blocos parlamentares na Assembleia Legislativa do Maranhão. Com os blocos sendo definidos a vitória de Humberto Coutinho está cada vez mais próxima. A seis dias da posse dos deputados estaduais eleitos e da eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2015­ 2016, está praticamente consolidada a formação dos blocos parlamentares que farão a composição da Casa.

O Estado ouviu deputados de todas as correntes políticas e representantes de partidos governistas e de oposição e conseguiu levantar a provável disposição partidária no plenário. Até o fechamento desta edição, três blocos haviam sido formados. Outros dois partidos, PMDB e PT, no entanto, não estavam inseridos em nenhum bloco.

Apesar do desenho inicial dos blocos, que é apresentado nesta edição, mudanças consideráveis poderão ocorrer ao longo da semana no cenário do Legislativo. Foi o que garantiram todas as fontes consultadas por O Estado. Pelo levantamento, os partidos que formarão a base do Governo ­ no chamado ‘Blocão’ ­ são PDT, PCdoB, SDD, PTC, PMN, PHS, PRTB, PSDC, PTdoB, PPS e o PP. As siglas reúnem 18 deputados ao todo e pode indicar de três a quatro membros da Mesa. Pelo acordo já desenhado, o deputado Othelino Neto (PCdoB) é quem ficará com a 1ª vice­presidência.

Outro bloco, que deve se posicionar com independência no parlamento e que a exemplo dos demais ainda não tem uma nomenclatura, é formado pelo PV, DEM, PSC, PTN e pelo PSL. Esse bloco, com 12 membros integrados, deve indicar de dois a três nomes para a Mesa Diretora da Casa. Também pré­definido, um terceiro bloco é formado pelo PRB, PR e PEN, e conta com a representatividade de seis parlamentares. Com esse número, o bloco pode indicar somente um membro para a direção do Legislativo. Reflexo ­ A pré­definição de blocos para o primeiro biênio da nova Legislatura é um reflexo direto da disputa para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia.

O deputado Humberto Coutinho (PDT), até então candidato único ao pleito, conseguiu costurar uma articulação junto a 12 deputados eleitos pelo seu grupo político e com outros cinco parlamentares eleitos pela coligação de Lobão Filho (PMDB), consolidando assim a formação de um “Blocão”. Os demais partidos, sem um nome de referência dentro do próprio grupo para a disputa do pleito, acabaram tendo de se articular para ocupar os demais espaços disponíveis na direção da Casa. A Mesa Diretora é composta por nove cargos.

Os parlamentares governistas devem ficar com apenas quatro postos. A oposição, por outro lado, ficará com cinco cargos.

Fonte: O Estado do Maranhão
Edmilson Moura.

0 comentários:

Postar um comentário