EM 2014, 80 NOVOS CASOS DE AIDS SÃO REGISTRADOS EM BACABAL-MA


Levantamento aponta que 267 estão em tratamento e sendo medicados. Dados são da Secretaria de Saúde do Maranhão. A cidade de Bacabal, a 240 km de São Luís, registrou 80 casos de Aids em 2014 e está entre os municípios do Maranhão que mais registraram casos de Aids no ano passado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Mesmo com a redução de casos em comparação a 2013, o vírus tem deixado a população preocupada.

Segundo dados do Centro de Testagem de Bacabal-MA, foram realizados, em 2014, três mil testes rápidos para HIV. 920 testes a mais que em 2013, quando foram registrados 2.080 testes. Ainda segundo o Centro, de janeiro à outubro do ano passado foram registrados 80 novos casos de pessoas infectadas com o vírus.

A estatística aponta, também, que 267 estão em tratamento e recebendo medicamentos. O levantamento inclui Bacabal-MA e outros municípios da região. "Por conta das medicações e do tratamento que nós temos, as pessoas acham que a doença está controlada, mas não está. As pessoas não podem dispensar a camisinha para evitar qualquer tipo de contato com uma doença", diz Samary Cardoso, Coordenadora Municipal de DST's.

No Centro de Testagem e Aconselhamento do município o atendimento é realizado de segunda à quinta-feira. O teste é rápido, sai em menos de meia hora. No Centro, além de testes de HIV, também são realizados testes para sífilis e hepatites virais.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante
Edmilson Moura.

0 comentários:

Postar um comentário