POLICIAL MILITAR USA GRUPO DE WHATSAPP PARA AMEAÇAR PROFISSIONAIS DA IMPRENSA DE BACABAL; HAVERÁ UMA "SURPRESA", AFIRMOU O PM.

Clique para obter Opções

 O Blog do Israel Braga publicou no dia 15 de junho de 2015, a matéria "SILÊNCIO: polícia militar "boicota" imprensa bacabalense" nela, o titular do blog alertou o boicote contra o árduo trabalho desenvolvido diuturnamente pelos profissionais que fazem comunicação em Bacabal. 

"Grande parte dos policiais militares que integram o 15°BPM estão visivelmente insatisfeitos e chateados com praticamente todos os segmentos da comunicação de Bacabal, em virtude da divulgação de uma situação específica, o caso Bruna, empresária que foi conduzida por desacato e após ser liberada foi ouvida pela imprensa para contar sua versão. Nas entrevistas Bruna foi incisiva ao afirmar que houve excesso e abuso de poder, e que iria processar o Estado do MA e os policiais envolvidos na ocorrência.

Teria então, dado inicio a partir daí, a operação "SILÊNCIO", onde nela os operadores da segurança pública de Bacabal, principais portadores das informações de interesse da imprensa, e da sociedade, teriam como objetivo se negar a conceder entrevistas ou de ofertar qualquer tipo de informação referente as ocorrências policiais, dificultando assim, o trabalho dos repórteres e apresentadores das emissoras de TV local." 

A operação, porém, mesmo sendo executada por grande maioria dos PMs teve fracasso, e não foi capaz de impedir o trabalho da imprensa local, servindo tão somente como motivação para os apresentadores, blogueiros, repórteres e demais profissionais de imprensa no desempenho da atividade democrática de informar bem uma sociedade.

Além dos acontecimentos policiais e sociais da cidade, os Blogs e Emissoras de Rádio e TV, tem como obrigação noticiar a conduta desastrosa de alguns PMs em situações específicas e isoladas, como o caso de uma residência que foi invadida por "engano" na Trizidela, e de presos que teriam sido torturados com spray de pimenta.
A divulgação dos casos citados, e de outros que vira e meche são expostos pela mídia local, desagrada aqueles que pensam estar a cima do bem e do mal, e tem agravado ainda mais a relação entre profissionais da policia e imprensa.

Pelo que se ver, a imaturidade predomina e a intolerância tem ultrapassado todos os limites imagináveis. Afirmo isso, porque nos últimos dias um PM, participante de um grupo de WhatsApp, utilizou o espaço para publicar o que eu, e outros colegas da imprensa considera  uma grave ameaça à integridade física e o direito constitucional de liberdade de expressão. Ao se referir sobre a denúncia que foi divulgada por Ray Lima e Jota Erre na TV Mearim (Caso do gás de pimenta), o PM afirma que por ser ligado a associação de policiais, sabe que, "surpresas" virão... Deixando uma incógnita no ar.


É lamentável que em pleno século XXI, seja presenciado tentativas de calar a imprensa e de tentar controlar a opinião pública na marra.


Do Blog Israel Braga
Edmilson Moura.

0 comentários:

Postar um comentário