Turismo no Ceará

Estação de Iguatu foi inaugurada em 1910 numa cidade original do início do século XIX - Vila da Telha
Estação de Iguatu 
Há mais antiga igreja de Icó/CE, Construída no século XVIII,




Estivemos novamente afastados do Blog por conta de um passeio em algumas cidades do Ceará e Piauí, onde o principal objetivo dessa viagem foi fazer uma pesquisa histórica para um trabalho de genealogia de minha família que graças aos esforços  de  uma prima e um irmão  meu, esse nosso trabalho já está bem adiantado. Entretanto o que eu quero falar mesmo, é da vergonha que agente sente em  dizer lá fora que é maranhense, e principalmente nesses dois estados Piauí, e Ceará, que num passado nem tão distante, eram rotulados e achincalhados por muitos maranhenses, mas como  esses  dois estados  tiveram a sorte de não ter uma família Sarney em seus destinos, se desenvolveram socialmente e hoje a chacota é o inverso, ou seja, enquanto em nosso Maranhão velho tiver uma famílias Sarney em seu comando, enquanto tiver centenas de Maneis Carvalho por suas prefeituras, enquanto tiver centenas de vereadores safados para aprovar projetos e contas ilegais de prefeitos picaretas, enquanto existir milhares de eleitores prontos para vender seu voto em toda eleição, a miséria em nosso estado vai se perpetuando.  Como exemplo temos  São Luís Gonzaga  com sua sequencia de prefeitos e vereadores corruptos que  tem colaborado   muito para esse quadro de miséria em nosso estado.

3 comentários:

  1. Rebelde, favor desconsiderar texto anterior. Esqueci de assinar. Obgd.




    Quem conhece um pouco do Nordeste, sabe muito bem estabelecer a diferença gritante entre nosso mísero Maranhão e os demais estados. Com exceção dos recursos naturais, em qualquer indicador ou aspecto de evolução que se queira comparar, estamos entre os piores. Nós, como dito no Blog do Rebelde, que tanto acolhemos irmãos vindos da seca terrivel, hoje vimos nossos conterraneos fazerem o percurso contrário, com mãos abanando. Tudo por conta de uma politica de métodos equivocados, gananciosos e patrimonialistas, impostos sobre nossos ombros e cabeças, pelo famigerado esquema do MORUBIXABA SARNEY. Seus asseclas e parceiros de bandalha que assumem as prefeituras usam dos mesmos métodos que o mandatário, para sustentarem-se na sela do poder e obterem privilégios e fortunas. Assim vão destruindo sonhos e o futuro dessa gente ordeira, que vive na eterna doce ilusão de que amanhã dias melhores virão. Resulta numa herança maldita para as gerações futuras: o atraso, o desengano, a miséria por que passam os seres humildes, e a subserviencia dos que ocupam posição privilegiada nessa seara maldita.
    Nós em São Luis Gonzaga, somos nada mais, que um exemplo rasteiro desse curralismo eleitoreiro que atola o surrado Maranhão por longas e amarguradas décadas. Somente uma revolução através do ensino educacional, da formação de valores de base,- tudo que eles não querem - poderão libertar nossos descendentes do purgatório em que vivemos e não fomos capazes de faze-lo, porque assim fomos projetados. Desde o nascer dos dentes fomos atados nessa camisa de força, que os nossos proprios impulsos não foram capazes de rompe-la.
    Até quando, Deus nosso?.
    DÉ ZILUZÃO

    ResponderExcluir
  2. Meu mestre RAIMUNDO WILSON LEITE, internautas e o povo de São Luis Gonzaga do Maranhão que bom fazer turismo pois faz bem pára o nosso viver, e quero nesta oportunidade fazer uma SÍNTEZE o que é TURISMO, Entenda um pouco do... “turismo” e da proposta desta coluna de... “turismo”.
    Muitos associam o “Turismo” com “fazer turismo”. Porém existe uma diferença extremamente grandiosa entre estas duas atividades.
    O dicionário Aurélio explica a palavra TURISMO da seguinte forma: “1. Viagem ou excursão feita por prazer, a locais que despertam interesse. 2. O conjunto dos serviços necessários para atrair aqueles que fazem turismo e dispensar-lhe atendimento por meio de provisão de itinerários, guias, acomodações, transporte, etc. 3. O movimento de turistas ...”
    Para que você entenda melhor, vou ser rápida e sucinta:
    Se você estiver viajando você estará fazendo turismo. Por isso chamam os visitantes de uma cidade turística de turistas. Mas, a atividade turística, ou melhor, o TURISMO, une áreas (segmentos turísticos) que vão bem além de viagens. O turismo engloba também segmentos como: cultura, folclore, artes, história, meio ambiente, eventos, projetos temáticos e questões como preservação do patrimônio ambiental e do meio ambiente. Pois é isso mesmo meu mestre RAIMUNDO WILSON LEITE, pois nesta viagem TURISTICA, voce teve liçoes de VIDA, e aqui com muita clareza e reponsabilidade diz do sofrimento do povo do Maranhão e de São Luis Gonzaga do Maranhão, mais sem medo de errar o TEMPO vai mudar essa HISTORIA, pois o TEMPO é determinado por DEUS, com muita humildade.
    Ass. Edmilson Moura
    Celelar (99) 81233244

    ResponderExcluir
  3. Educar o povo seria a solução em qualquer lugar do brasil, mis aqui em SLG, os que tem mais estudo são os que mais contribui com o descaso que o grupo de Sarney e dos Carvalho vem fazendo de mau para a nossa gente.O que precisa mesmo é todo mundo criar vergonha, seja doutor ou não, seja pobre ou rico, não votar em candidato desses grupos de metralhas saqueadores do dinheiro publico e muito menos nesses que vem de fora.
    Assim pensa ZÉ NABUCHA.

    ResponderExcluir