AS OLIMPIADAS RIO 2016 ESTÁ SOB AMEAÇA DE TERRORISTAS? ENTENDA



A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (21) dez brasileiros suspeitos de simpatizarem com grupos terroristas.

Às vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio, a ação acende um sinal de alerta para possíveis atos terroristas durante a maior competição esportiva do mundo.
Veja aqui perguntas e respostas que ajudam a entender o caso.





Quem são os dez presos suspeitos de simpatizar com grupos terroristas?

Os nomes não foram divulgados para, segundo o ministério da Justiça, garantir a realização de novas fases da operação #hashtag.
Por que o nome #hashtag?
Porque o monitoramento da Polícia Federal é feito pelas redes sociais e pelos acessos dos suspeitos em sites ligados ao terrorismo.
Por que foram presos?
Por uma suposta ligação com o grupo terrorista Estado Islâmico. As prisões foram feitas através de 12 mandados expedidos pelo juiz Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Civil do Paraná.
Onde os presos vivem?
São todos brasileiros. As prisões foram realizadas em nove Estados: Ceará, Paraíba, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, e Rio Grande do Sul.
Qual o nome do grupo?
Eles se auto-intitularam Defensores da Sharia (lei islâmica)
Quem é o líder do grupo?
De acordo com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, o líder é de Curitiba, no Paraná. Sua identidade, porém, não foi revelada pelas autoridades. Já o juiz federal de Curitiba, Marcos Josegrei da Silva, afirma que não é possível dizer que ele seja uma "liderança proeminente"
Quanto tempo ficarão na prisão?
Preventivamente por 30 dias, prorrogáveis por mais 30.
Qual a ligação deles com o Estado Islâmico?
Segundo Moraes, os integrantes do grupo fizeram um juramento de lealdade ao EI, que é chamado de batismo, via internet. Também há mensagens nos celulares dos suspeitos que mostram a comemoração do grupo após o atentado em Nice, no dia 14 de julho e que matou 84 pessoas.
Como a Polícia Federal chegou até eles?
O grupo estava sob monitoramento do governo por fazer elogios e compartilhar conteúdo favorável a grupos extremistas e atentados terroristas. As atividades do grupo nos aplicativos Whatsapp e Telegram foram monitoradas.
Se as conversas do Whatsapp e Telegram são criptografadas, como o grupo foi monitorado?
O ministro da Justiça não respondeu a essa questão. Afirmou que essa revelação poderia atrapalhar as investigações.
É possível que mais brasileiros sejam presos?
A Justiça Federal do Paraná expediu ao todo 32 ordens judiciais: 12 de prisão temporária, uma de condução coercitiva e 19 buscas e apreensões. Dois suspeitos ainda não foram detidos
Como esse grupo atua?
Ainda não há relatos de ações efetivas, mas um dos suspeitos chegou a entrar em contato com uma empresa de armas para comprar um fuzil AK-47, o que acabou não se concretizando.
Qual o tempo da pena nesse caso?
De 12 a 30 anos, de acordo com a nova lei contra o terrorismo, além das sanções correspondentes à ameaça ou à violência.
O que diz essa nova lei?
Pelo texto sancionado pela presidente afastada Dilma Rousseff, o terrorismo é tipificado como a prática por uma ou mais pessoas de atos de sabotagem, de violência ou potencialmente violentos "por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública". Os suspeitos foram enquadrados nos artigos 3º e 5º.
> 3º — promover, constituir, integrar ou prestar auxílio, pessoalmente ou por interposta pessoa, a organização terrorista;
> 5º — Realizar atos preparatórios de terrorismo com o propósito inequívoco de consumar tal delito.
Quem está sob vigilância do governo brasileiro?
Cerca de cem pessoas, que incluem os presos nesta quinta (21), estão sob monitoramento da Polícia Federal por simpatizarem com ideais terroristas
Quais os prováveis próximos passos da Polícia Federal?
Diz que continuará monitorando os cem suspeitos de simpatizar com o terror durante os Jogos. Também afirma que está atrás dos dois suspeitos que tem mandados de prisão pendentes.
O Brasil recebe ajuda internacional?
Sim. FBI (a polícia federal americana), CIA (o serviço de inteligência dos Estados Unidos) e Mossad (serviço secreto de Israel), além de agentes de mais de 50 países que ajudam a monitorar a segurança dos Jogos, e um centro antiterrorismo internacional, com especialistas de países como EUA, Grã-Bretanha, França e Espanha.
Como é essa ajuda?
O grupo de combate ao terrorismo tem vasculhado redes sociais, informações de inteligência estrangeiras e registros de imigração para detectar possíveis militantes de grupos terroristas.
Na quinta (21), a Folha revelou que cerca de cem pessoas simpáticas ao terrorismo estão sendo monitoradas pela PF. Esse acompanhamento é feito com aval judicial?
Ao menos em 14 casos sim porque são pessoas alvos da operação autorizada pela Justiça Federal no Paraná. Os demais casos são mantidos em sigilo pelo governo.

No giro da noticia.
Edmilson Moura.

0 comentários:

Postar um comentário