Marcia Gomes desiste da disputa pela prefeitura de São Luís Gonzaga

O anúncio foi feito ontem (14) por uma emissora de rádio local, ao lado do ex-prefeito e líder político Walter Lima Gomes.


Márcia tomou uma decisão corajosa e que demonstra desprendimento. Era tida como uma das fortes candidatas, principalmente com o apoio do pai Walter Lima Gomes, a quem ela chama de "o amor da minha vida", na carta aberta publicada abaixo.
 
Eu, Márcia Gomes, filha de Walter Lima Gomes e Emir Gonçalves Gomes, nascida na cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão, onde os meus olhos tocaram o céu pela primeira vez, escrevo essa carta aberta ao povo da cidade, povo que me cativou com bondade, humildade e alegria imensa de estar onde estão, de fazer o que fazem. 

Na condição de pré-candidata nata do Sr. Walter e do Sr. Quinco, tenho trilhado fisicamente no último ano uma caminhada para poder concretizar um dos meus sonhos, não aquele de conquistar um trono ou um título, mas, o de poder com mais autoridade lutar pelos meus com toda a garra que mostrei toda a minha vida, com início ao lado do amor da minha vida, o meu pai, meu orgulho e minha inspiração.

Como filha, admiradora, apaixonada pela vida pública, estive presente com o meu pai em suas caminhadas, dando o meu sangue, fazendo o que tem que ser feito quando amamos incondicionalmente a nossa casa, a nossa família e o nosso povo. Eu, quando secretária de Saúde honrei o cargo assumido por mim: implantamos 9 postos de saúde, contratamos 8 médicos e todos os programas da atenção básica eram executados de fato e de direito. Vale ressaltar a nossa parceria com a Pastoral da Criança. Incansavelmente aos sábados e domingos fazíamos mutirões com uma equipe multidisciplinar e a oferta de tratamento humanizado. Tenho a consciência do dever cumprido. Honrei ao meu chefe, sempre com os pés no chão, conhecendo como é a terra de fato, sem escadas ou palanques, sentindo o suor de quem trabalha, de quem merece o reconhecimento, de quem fertiliza a terra.

Naquela época, meus filhos Isadora e Edinho, em casa reclamavam a ausência da mãe durante sua infância, mas eram abraçados pela segunda mãe dos meus filhos, a minha amiga Sebastiana Moraes e pela avó que os ama tantao, minha mãe Emir. Isadora para ter sua mãe mais presente fazia desenhos para fantasiar a mim. Edinho se distraia com os primos e os animais. Mas a minha família é grande. Como diz a Isadora a mãe que a pariu é mãe de muitos. Hoje eles entendem, apoiam, reconhecem: minha família é São Luís Gonzaga, desde que senti meu sangue ferver quando abracei o primeiro de vocês. Entretanto, na condição de pré-candidata nata do senhor Walter, tenho também o dever de retirar a minha pré-candidatura, já que eu aprendi desde sempre a honrar a família em primeiro lugar. 

Me retiro para não ver constrangido o meu pai, a minha mãe, os meus dois filhos e meu marido Edi Ney. Me retiro para não envergonhar a minha casa e desagradar aqueles que me amam. Me retiro para que o meu irmão de sangue, Neto Gomes, realize o seu grande sonho: ser vice de Júnior. Uma oposição que nunca me preocupou, com suas atitudes maquiavélicas e sujas. Importante frisar neste 14 de julho de 2016, estou leve a renunciar à minha pré-candidatura, contribuindo assim com a felicidade e anseios do meu irmão. E por algo extremamente valioso: a alegria e a tranquilidade dos meus pais. Ambos estão com idade avançada e não os quero preocupados ou sofrendo. Eu posso fazer um mundo melhor mas no meu limite. Na balança o bem-estar dos meus pais pesou mais. É claro! No dia de hoje os quero tranquilos. 

Um dia me falaram que nada no mundo é mais forte do que uma reza bem feita e uma encomenda feita com Deus. Depois de muita oração feita na quietude da minha casa, me dei conta, o certo a fazer é não seguir em frente para poder seguir em frente de outras formas.  Outras portas se abrirão, outras janelas mostrarão o sol para que a nossa felicidade transborde, é o meu desejo para São Luís Gonzaga: uma felicidade que transborde. Quero a saúde presente na cidade, quero educação para todas as crianças que eu abracei. Quero igualdade de gênero, todas as mulheres recebendo educação devida e igualdade no seu trabalho, no seu caminhar. Por isso rezo também!

Infelizmente, por mim não vai ser feito, mas estarei orando por vocês. Aquele que diz já ter ganho a eleição, atentou contra a unidade maior do senhor Walter, que é a família, no sentido de afastar e desunir. E o faz pela segunda vez, mas eu não vou permitir, haja vista que me retiro. Não cabe a mim avaliar esse procedimento sujo e moral. Mas cabe a mim não dar a eles o prazer de desagregar a minha família, não mais. A minha amizade e o meu amor com meu pai é grande demais para que qualquer coisa desfaça. A confiança que meus filhos tem em mim também. Eu tinha muitos sonhos para nossas pessoas, mas como dizia Marx, um sociólogo que muito me agrada: “de nada valem as ideias sem homem para pô-las em prática”.

Pessoalmente estou muito preocupada com a situação política e econômica do País, do abuso de poder das nossas autoridades, das violações dos direitos humanos, da desvalorização com que o Estado trata os estudantes, das merendas que somem, das mulheres sendo violadas e abusadas em cada esquina, do mega evento que o Brasil vai recepcionar e do saldo de mortes de jovens negros no nosso país, das panelas que servem mais de tambor dos conservadores do que para fazer o nosso feijão.

Meu coração sofre por todos esses problemas. O golpe se fez presente, mas ao meu pai não golpearei. À minha família não levarei o desgosto de uma concorrência desagradável e imoral. 
Eu agradeço a cada família que me recebeu, a cada criança que me abraçou apertado, a cada ancião que me brindou com sua sabedoria, a cada casa religiosa que entrei. Minhas orações não vão nunca abandonar vocês e vou sempre torcer pelo crescimento social da nossa cidade! Da minha cidade! Da minha origem! Eu peço desculpas e Marcia não desiste: Márcia insiste na felicidade, só quero que o povo Gonzaguense seja respeitado. 
Meu coração se tranquiliza. "

6 comentários:

  1. Louvavel a atitue de Marcia que mostra grandeza e pouco apego com o poder. Diferente do irmão, que ambicioso se atirou nos baços de Junin que tanto atacou seu respeitado pai. Mas de nada adianta, pois fraco e sem expressão como é vai mais enfraquecer do que ajudar o candidato a prefeito de sua chapa.

    ResponderExcluir
  2. Eu iro votar em Márcia, já que ela não é mais candidata, vou votar em Bismarck Salazar, mais não voto nem no 12 e nem no 45

    ResponderExcluir
  3. Foi descoberto que a renúncia da Márcia, naotpassava de uma farça, receberam dinheiro de Maria José e Manelzinho está indo ao grupo de Junho. Me engana que eu gosto.

    ResponderExcluir
  4. A desistência de Márcia é uma farsa , se venderam para Manula

    ResponderExcluir