DESEMBARGADOR TRE-MA LOURIVAL SEREJO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO DE SÃO LUÍS

O Título de Cidadão de São Luís concedido ao desembargador Lourival Serejo foi entregue no dia 11 de novembro de 2016.

A Câmara Municipal de São Luís concedeu, nesta sexta-feira (11), o título de Cidadão de São Luís ao desembargador Lourival Serejo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. A honraria foi entregue em sessão solene na Câmara Municipal pela vereadora Bárbara Soeiro, que propôs a outorga através de Decreto Legislativo n.º 47/2015 aprovado por unanimidade pelos membros da Casa.

A cerimônia, presidida pelo vereador Astro de Ogum, presidente da Câmara, contou com a presença dos desembargadores Raimundo Barros (corregedor do TRE), Ricardo Duailibe (representando a Corregedoria Geral de Justiça), Jamil Gedeon (diretor da ESMAM) e Mario Lima Reis (desembargador aposentado); dos membros da Corte Daniel Leite e Eduardo Moreira, de advogados, servidores do Tribunal de Justiça e do Tribunal Eleitoral, confrades da Academia Maranhense de Letras, amigos e familiares.

Bárbara Soeiro discorreu sobre a trajetória profissional do desembargador que se destaca nas áreas jurídica e literária maranhense divulgando a cultura e as letras além fronteiras brasileiras. Evidenciou admiração e respeito por Serejo ser árduo defensor da participação feminina na vida política. "Diante do exposto, tornou-se imperativo e unânime entre todos os nobres colegas de parlamento a nossa dedicação, o nosso selo e nosso carinho de reconhecê-lo diante dessa biografia riquíssima com um homem de nobres e sublimes virtudes, onde se faz mais do que justo prestar essa homenagem concedendo ao senhor o título de cidadão ludovicense", finalizou.

O desembargador Lourival Serejo agradeceu a Câmara Municipal pelo acatamento da proposta da vereadora Bárbara Soeiro e relatou sua trajetória de chegada em São Luís que começou em 1969, onde os bondes já estavam cobertos pelo asfalto e os apitos das fábricas já haviam silenciado e onde as rodadas de conversa na praça João Lisboa deixavam todos atualizados. Para ele, esses entrosamentos com São Luís é que fizeram criar laços de afeto e pertencimento a esta cidade, como se fosse sua terra natal. E acrescentou "ao receber este título honorífico, sinto que ele está confirmando - botando no papel, como se diz - os sentimentos que construí por São Luís, ao longo de 47 anos". Citando a obra "Azulejos do Tempo", do poeta José Chagas, expressou o sentimento e o orgulho de ter se tornado cidadão de São Luís.

Sobre o homenageado
Nascido no município de Viana, no Maranhão, formou-se na Faculdade de Direito do Maranhão, especializando-se em Direito Público (Faculdade de Direito do Ceará) e em Direito Processual Civil (Universidade Federal de Pernambuco). Antes de ingressar na magistratura, Lourival Serejo foi advogado e promotor de Justiça.
Como magistrado, serviu nas comarcas de Arari, Brejo, Imperatriz e São Luís. Na capital, foi diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM), juiz auditor da Justiça Militar, membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e ouvidor do Tribunal de Justiça do Maranhão.

O desembargador ocupa a Cadeira nº 35 da Academia Maranhense de Letras. É também membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia Vianense de Letras. Possui várias obras publicadas nas áreas literária e jurídica. Atualmente, é membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, onde exerce o cargo de presidente.

Gestor Responsável: Assessoria de Imprensa e Comunicação Social +
 
Por Edmilson Moura

0 comentários:

Postar um comentário