FIDEL CASTRO MORRE MORREU AOS 90 ANOS



O ex-presidente de Cuba foi amado e odiado por milhões no mundo inteiro. O anúncio da morte foi feito pelo irmão e presidente, Raúl Castro.

O ex-presidente de Cuba, o ditador Fidel Castro, morreu aos 90 anos, na capital Havana. O anúncio foi feito pelo irmão dele, o presidente Raúl Castro, às 3h20 deste sábado fia 26 de novembro de 2016, no horário de Brasília.
 
Fidel Castro governou Cuba por quase meio século é foi uma das personalidades mais importantes do século XX, amado e odiado no mundo todo.

Muitas famílias assistiram ao comunicado oficial da morte de Fidel Castro pela televisão. Imagens de agências de notícias mostram famílias dentro de casa, emocionadas com a notícia. Eles assistiam quietos, pareciam não acreditar. Uma moradora cubana disse que estava muito triste e, que mesmo com a morte, Fidel sempre vai ser o comandante do país. Logo depois da notícia, bares e boates começaram a fechar e as ruas ficaram vazias.

Nos Estados Unidos
O regime ditatorial de Fidel Castro fez com que milhares de pessoas fugissem para os Estados Unidos, principalmente na década de 80. Existe até um bairro em Miami que se chama Little Havana, em português Pequena Havana. A maioria dessas pessoas recebeu a notícia da morte do ditador com festa.
 
 
Assim que souberam da notícia, centenas de moradores saíram às ruas para comemorar a morte de Fidel castro. Aos gritos de “Cuba livre”, a multidão fez apitaços e panelaços. A avenida principal teve que ser fechada do tráfego.

Segundo o prefeito de Miami, Carlos Gimenez, que é cubano, o povo está feliz, porque seus pais e avós sofreram durante o governo do ditador. O prefeito disse ainda que Castro destruiu quatro gerações de cubanos. As famílias foram divididas, viram seus parentes morrerem e ficarem na prisão por muitos anos. Segundo ele, Fidel deixou cicatrizes que ainda estão abertas.

Perfil
Fidel Castro será sempre lembrado de uniforme verde oliva, botas pretas e charuto. A barba virou símbolo da vitória, em 1959, na Sierra Maestra. Foram 49 anos no poder, tempo para muitos recordes. Ele entrou para o Guiness como a autoridade que fez o discurso mais longo da história das Nações Unidas. Foram quatro horas e 30 minutos. Em Havana, Fidel chegou a falar por mais de sete horas para um milhão de pessoas.


Fidel afirmava ter documentos que provavam que a CIA, o serviço secreto americano, tentou assassiná-lo mais de 600 vezes, com pílulas envenenadas e até charutos tóxicos. Talvez, por isso, o comandante tenha parado de fumar.


Quando era perguntado sobre o fato de Cuba ser um produtor de tabaco, ele dizia: "Se você quiser, pode fumar; se não, dê a algum amigo; mas o melhor que você pode fazer é dar de presente ao seu inimigo".

saiba mais



tópicos:

Por Edmilson Moura


Fonte: Do G1 e >>> BBC Brasil - BBC.com

0 comentários:

Postar um comentário