A DRAGA NÃO VAI CHEGAR!

Olhando agora pouco o Facebook, olhei uma publicação a qual fomos marcados. O professor Yunng Souza escreve alertando sobre o nosso Rio Mearim, veja. 

Aspecto atual da Rampa em Pedreiras

TEXTO DE YUNNG SOUZA

Chegando agora de um dia intenso de varias atividades pastorais.

E uma das atividades foi reunir com um grupo de moradores do Bairro do Matadouro e que nos deram uma triste noticia: "a draga voltou, não tem mais como chegar a pedreiras!”.

Queridos amigos de pedreiras e região, quero lhes comunicar que o rio Mearim esta prestes a "cortar", o que seria isso? O Mearim de fato está secando e assoreando mais rápido que nunca e um dos fatos que mostram isso é que a draga muito conhecida pelos moradores de pedreiras não consegue mais chegar na "rampa" em pedreiras, ela voltou muito antes da cachoeira, um lugar que é possível atravessar a joelho enxuto.

Comecem a rezar, pois o bem mais precioso que a região ainda tem o Rio Mearim, ainda, que sofre a duras penas pela falta de compromisso e respeito de um povo assassino, que tiram das margens do rio, coitado, suas matas, que provocam de forma criminosa o assoreamento, a escavação sem controle no leito do rio para tirar areia visando o lucro e que com seus canos e bueiros de esgoto e produtos químicos poluem o rio. Dos igarapés e riachos que durante muito tempo viraram veias onde a droga (lixo) é injetada e ajuda a destruir tão belo corpo (rio) e que hoje está com câncer e aos poucos vai morrendo. 

Cadê a secretaria estadual e municipal de meio ambiente? Cadê a colônia de pescadores? Cadê o povo de Pedreiras, Bacabal, Joselândia, São Luís Gonzaga e tantas outras cidades que necessitam do Mearim para sobreviver?

O Rio Mearim sofre e nós somos os culpados.

Draga no Rio Mearim
um rio cada vez mais poluído e assoreado.
Rio Mearim  em 23/09/2013, baixo nível do rio deixa pedras da antiga ponte aparentes.
Rio Mearim, Povoado São Raimundo Pedreiras (foto Mirsael CQC)

2 comentários:

  1. As escolas de SLG, deveriam fazer um trabalho com os alunos e a comunidade gonzaguense, voltado para a conscientização desse bem precioso que temos em nossa cidade e tentar salvar o mearim. Acorda povo de SLG, Bacabal,Joselândia, Pedreiras e etc....

    ResponderExcluir
  2. pobre mearim. pobre de nós. um dia vamos sentir a falta dele. veja o descaso do rio tietê que cruza a cidade de SP. é só esgoto a céu aberto. é isso que vcs querem para o nosso rio? vamos ter mais respeito com ele. parem de jogar lixo nele. tenha mais respeito...

    ResponderExcluir