DIA 15 DE ABRIL, FENÔMENO TRANSFORMARÁ A LUA EM UMA "BOLA DE FOGO"

No dia 15 de abril, a Lua poderá ser vista como uma grande bola vermelha. O fenômeno acontecerá no momento em que a Terra ficar entre o Sol e a Lua, em função do eclipse lunar total. Além do grande espetáculo visual, esse tipo de eclipse específico pode levar anos para ocorrer novamente.

O fenômeno será totalmente visível no Brasil. Seu início será por volta de 1:50 da madrugada do dia 15, com a totalidade ocorrendo em torno de 3:45. O maior obscurecimento terá início a partir de 3h, com término às 5:20h, mas permanecerá parcial até 6:30 (com o dia claro, é mais difícil de observar o eclipse).

Como todo fenômeno natural de certa magnitude, a chamada “Lua de Sangue” também vem acompanhada por diversas previsões de várias origens e superstições. Segundo a descrição do Apocalipse, último livro da bíblia cristã, “o Sol se transformará em trevas e a Lua em sangue, antes que chegue o grande dia do Senhor”.

Estudiosos, como o pastor John Hagee, que interpretam os livros religiosos com grande fé e dedicação, acreditam que os eclipses da Lua coincidem com previsões da bíblia cristã e de feriados judeus.

Em um livro sobre o assunto, o pastor do Texas profetiza que as referências bíblicas são uma mostra evidente do fim de uma era que se aproxima: “a expulsão dos judeus da Espanha e a criação de Israel também ocorreram durante as Luas de Sangue.”

No plano mais terreno da ciência, a Lua do próximo dia 15 tem uma explicação fundamentada em fatos da natureza. O satélite se torna vermelho por causa do reflexo dos raios solares na atmosfera terrestre, devido ao alinhamento com a Terra e o Sol.

History

Com FÉ
Edmilson Moura.

1 comentários:

  1. TECNOLOGIA

    E para você, entender melhor aqui está os detalhes do FENÔMENO.

    Lua sangrenta: eclipse do dia 15 de abril deixará Lua vermelha

    De acordo com a Nasa, o evento será visível na América do Sul e do Norte.
    Na madruga do dia 14 para o dia 15 de abril, a Lua cheia terá um atrativo especial: um eclipse total deixará a Lua vermelha por 78 minutos. O fenômeno é chamado de Lua Vermelha ou Lua Sangrenta.

    O eclipse lunar total é um fenômeno que acontece quando quando a Terra , a Lua e o Sol estão em perfeito alinhamento, cobrindo a Lua na sombra da Terra. No dia 15 de abril, quando a Lua entrar na sombra completa da Terra, o planeta vai espalhar a luz vermelha do Sol, que resultará na cor vermelha da Lua. Segundo Jair Barroso, a constituição da atmosfera da terra, como partículas vulcânicas podem dar um cor ainda mais avermelhada.

    De acordo com a Nasa, o evento será visível na América do Sul e do Norte. O fenômeno também poderá ser acompanhado parcialmente por observadores do Pacífico ocidental, e partes da Europa e da África. No Norte da Europa, na África Oriental, no Oriente Médio e na Ásia Central não será possível ver o eclipse.

    No Brasil, o eclipse total poderá ser visto das 4h46 às 5h24 (horário de Brasília). Mas, de acordo com o astrônomo, o começo do fenômeno começa por volta das 3h da madrugada, “quando a Lua leva a primeira mordida”, usando o terminologia utilizada por astrônomos para identificar o processo gradual da formação da sombra.

    De acordo com Jair Barroso, astrônomo do Observatório Nacional, os estados brasileiros que estão na parte leste país como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte terão dificuldade de ver todo o fenômeno. Pois, quando o eclipse estiver chegando ao fim, o dia estará clareando nesse lugares. E no Brasil, o eclipse total poderá ser visto das 4h46 às 5h24 (horário de Brasília).

    O pico do eclipse vai acontecer quando a Lua estiver e um ponto próximo a Ilha de Galápagos, no Oceano Pacífico. Por isso, de acordo com pesquisador, quando mais próximo desse ponto melhor será a visualização do fenômeno.

    No Brasil, o lado oeste esta mais próximo da parte principal do eclipse. Nos estados da região norte e Centro-Oeste, o Sol demora mais a nascer e os horários serão apropriados para ver toda Lua Vermelha. Em Brasília, por exemplo, o dia só começa a clarear às 5h40.

    A Lua Vermelha do dia 15 de abril terá um detalhe especial, do lado direito, um pouco acima será possível ver o planeta Marte e a brilhante estrela Espiga. O planeta, conhecido como “estrela vermelha”, estará mais próximo do Terra. A Espiga, que é a estrela mais brilhante da Constelação de Virgem, também estará alinhada com a Lua. “A conjugação de astros numa região pequena de Sol formam um eclipse muito mais atraente pro público”, disse o astrónomo.

    Sobre mística em torno dos efeitos da Lua sangrenta, o pesquisador ressalta que a cor vermelha é apenas a competência da retração seletiva por conta atmosfera terrestre e que não há nenhuma alteração ou implicação do ponto de vista gravitacional e que as as místicas ficam mais por conta da imaginação das pessoas.

    Para o astrônomo a melhor forma de acompanhar o fenômeno é a olho nu. O uso de pequenas lunetas poderá ajudar na visualização da Lua entrando na sombra da terra.

    Este é o eclipse 56 de Saros, que começou no ano de 1022 e terminará em 29 de outubro no ano de 2338. O fenômeno do dia 15 de abril é também o primeiro de quatro eclipses lunares totais consecutivos em 2014 e 2015. O próximo acontecerá em 8 de outubro.

    Da EBC-Empresa Brasil de Comunicação.

    Com informações da Nasa

    Edmilson Moura
    No giro da noticia.

    ResponderExcluir