Prenúncio de uma tempestade


Vista Panorâmica da ilha de BarbadosFoto de Eduardo Galvão

"Desde Janio Quadros até hoje, não houve governo brasileiro que valesse a pena citar em  rol de autoridades que mereça honra ao mérito, que tivesse conduta ilibada. O PT que era o partido da grande esperança e que se imaginava diferente, tornou-se oportunista, uma grande decepção e agora sem classificação. A cúpula histórica do Partido está na penitenciária"
*Eduardo Galvão

            A corrupção que era meio camuflada em tempos atrás tornou-se escancarada e generalizada no país. Hoje, parece que o senso moral não existe, corruptos e corruptores, uma elite que já era podre e agora também enlameada de óleo fétido do pré-sal.
            Os bandidos dançam numa coreografia macabra sobre as cabeças dos brasileiros. Os bailarinos bandidos são autoridades constituída, das empresas privadas, empresas públicas, governos federal, estadual e municipal.
            Vivemos numa situação perigosa de a qualquer momento sugir um Salvador da Pátria, fantasmas do passado, que nos traz pesadelos e arrepios das história de horror, de assassinatos, sequestrados e torturados. Esses fantasmas também dançaram sobre as cabeças dos brasileiros, amordaçados e algemados.
            Os jovens transviados não souberam defender os ideais democráticos, partiram tresloucados para uma luta destrutiva, hoje, partem para a luta de terra arrasada, como se fossem o povo vândalos da época da queda do império romano, são hordas destrutiva que lançam-se contra as cidades.
            Desde Janio Quadros até hoje, não houve governo brasileiro que valesse a pena citar em  rol de autoridades que mereça honra ao mérito, que tivesse conduta ilibada. O PT que era o partido da grande esperança e que se imaginava diferente, tornou-se oportunista, uma grande decepção e agora sem classificação. A cúpula histórica do Partido está na penitenciária.
            Fazem anos que o cidadão brasileiro não tem tempo de respirar depois de um escândalo a outro. É lamentável que a Petrobras, uma empresa muito querida pelos brasileiros, esteja nas mãos de calhordas irresponsáveis que delapidam o patrimônio da empresa. Não existe limite na ganância da súcia destruidora das riquezas nacionais em proveito próprio e dos Partidos que apoiam o desgoverno.
            É, também, ainda mais do que lamentável ver o poder judiciário brasileiro ser esculhambado a propósito, para favorecer os criminosos de colarinho branco: a decisão de primeira instância não tem nenhum valor, a de segunda também não. Então, a pergunta, porque existem essas instâncias? Que santa inocência a minha!
            Os sujeitos condenados por corrupção, como conhecemos tantos, ficam por aí corrompendo mais, mandando, influindo e fazendo lobby de até de dentro das celas penitenciárias. O Brasil é terra arrasada, a sede dos governos, federal, estadual e municipal funcionam como cavernas de Ali Babá.
            O que me preocupa são os juízes Supremos que se consideram semideuses. Eles não têm de prestar conta a ninguém, nem às suas consciências. Você acha que um iluminado que chega ao STF, sem nunca ter sido juiz, por ter sido reprovado em concurso público, pode ser confiável? Ou aqueles juízes que o ParTido indicou para mudar uma decisão já tomada? São confiáveis?
            Agora pense: o sujeito que está na Prefeitura, vendo o outro  prefeito condenado por roubo, na boa vida, gastando a riqueza adquirida na corrupção e com a possibilidade mínima de cumprir pena, não se sente estimulado a também meter os pés pela cabeça? Dizem, inclusive, que o pai do atual Prefeito, de repente, começou investir muito na área imobiliária. Isso não quer dizer nada, necessariamente.
            E assim vamos vivendo em um país mais injusto e antidemocrático do mundo, onde as decisões são tomadas em favor de poucos. Não adianta pedir a renúncia dos lalaus, o sistema político foi engendrado para que eles permaneçam no poder. É dificil desarrear a súcia do poder.
            Vejam, quantos anos os "políticos" maranhenses estão mandando e desmandando? Não há jeito de de apeá-los.

*Eduardo Galvão é historiador e Vice-Cônsul do Brasil em Saint George’s - Granada

Do: TB


1 comentários:

  1. QUERO AQUI ME AMPARAR NUMA PALAVRA, QUE AQUI NESTA MATÉRIA APARECE, QUE A PALAVRA CAVERNAS DE ALI BABÁ.

    "Abre-te Sésamo": desvendando mistérios da infância
    Em minha infância, ao ouvir a estória de Ali Babá, mais aqui é cavernas de Ali Babá e lembro de ter me perguntado muitas vezes qual era o "mecanismo de ação" das palavras "Abre-te Sésamo", pelo qual a porta da caverna cheia de tesouros se abria. Por que a porta se abria após as palavras serem ditas? Esse era o grande mistério da estória que eu queria descobrir. Não encontrei a resposta.
    Hoje encontrei esta simbologia que deu uma clareada, acho que aqui nesta matéria

    E de Gilvan Almeida

    SÉSAMO: O sésamo é um fortificante tradicional chinês. Seus grãos fazem alcançar a longevidade. Esta palavra, Sésamo, ficou associada a uma fórmula mágica, a de “Abre-te Sésamo”, que Ali Babá pronunciava para abrir a porta da caverna misteriosa, do ponto de vista psicológico, o “abre-te sésamo” também tem a sua significação diante de todas as portas fechadas que são os seres, uns para os outros; basta uma pequena palavra mágica para que se abram, não só o coração, mas os caminhos secretos do inconsciente. O “Abre-te Sésamo” é o grito do chamado lançado à riqueza encerrada na caverna, seja este o grão nutritivo e fecundador, o cofre das riquezas materiais, o refúgio da revelação espiritual ou o labirinto do inconsciente.
    E para você que é intelectual sabe o sentido porque aparece nesta matéria a palavra. cavernas de Ali Babá.
    E "Abre-te Sésamo": desvendando mistérios da infância.
    Em minha infância, ao ouvir a estória de Ali Babá e outras, lembro de ter me perguntado muitas vezes qual era o "mecanismo de ação" das palavras "Abre-te Sésamo", pelo qual a porta da caverna cheia de tesouros se abria. Por que a porta se abria após as palavras serem ditas? Esse era o grande mistério da estória que eu queria descobrir. Não encontrei a resposta. Mais hoje encontrei esta simbologia que deu uma clareada.

    E queria compartilhar isso com vocês. Que me desculpe se estou falando demais.

    Edmilson Moura.

    ResponderExcluir