AUMENTO DE CASOS DE MICROCEFALIA PREOCUPA AUTORIDADES NO MARANHÃO

Clique para obter Opções

Já são 16 casos registrados no ano de 2015 de acordo com dados divulgados pela secretaria de estado da saúde, durante coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem.
Em todo o estado, São Luís é a cidade com maior incidência seguida do município de Santa Inês. Cidades como Coroatá, São Francisco do Brejão, Buriticupu, São José de Ribamar, Barra do Corda, Chapadinha, Dom Pedro, Caxias, Cantanhede e Vitória do Mearim também tiveram casos da doença registrados.
Dos novos casos, três tem relação à ocorrência de Zika Vírus entre mulheres gestantes e outros seis casos ainda permanecem sendo investigados pelo estado.
Porém ainda, de acordo com o índice preocupante o secretário Marcos Pacheco afirma que não existe possibilidade de surto da doença no Maranhão.
O primeiro caso no estado foi confirmado ainda em junho, na cidade de Gonçalves Dias, e ainda 21 cidades permanecem em estado de alerta.
Em São Domingos do Azeitão, a família do Lucas vive um drama após o bebê sofrer uma série de convulsões. O bebê foi diagnosticado com a doença rara e aguarda encaminhamento para consulta com um neuropediatra que está prevista para o dia 9.
A causa do bebê ter nascido com microcefalia ainda não foi confirmada pelos médicos mas a mãe do bebê Lucas confirma que durante a gravidez foi várias vezes ao hospital com sintomas de dengue.
Em Pernambuco e Recife foi decretado estado de emergência, o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Júlio decretaram o início da medida desde a manhã de hoje (1), devido o grande aumento.  O estado de emergência foi assinado no domingo 29 e publicado hoje.Em todo o estado foram confirmados 487 casos somente nas últimas semanas.
O Instituto Evandro Chagas informou ao Ministério da Saúde na última sexta-feira, dois casos de mortes relacionadas ao vírus. Sendo o primeiro um homem de São Luís (Maranhão) com histórico de lupus e uso crônico de corticoides e o segundo uma menina de 16 anos moradora de Benevides no Pará, que morreu em outubro.
O Exército Brasileiro vai entrar na luta contra o Zira Vírus.

No giro da noticia.
Edmilson Moura

0 comentários:

Postar um comentário