VEJA A REPERCUSSÃO SOBRE ESCOLHA DA COMISSÃO ESPECIAL DO IMPEACHMENT

Clique para obter Opções

A Oposição comemorou vitória de chapa com dissidentes críticos a Dilma.
Governistas dizem esperar que STF suspenda processo de afastamento.
Deputados de oposição comemoraram nesta terça-feira dia 08 de dezembro de 2015 a escolha da comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, enquanto governistas contestaram a forma como o colegiado foi formado na Câmara, dizendo esperar que o Supremo Tribunal Federal suspenda o processo.
saiba mais
Por 272 votos a 199, numa votação secreta, o plenário da Casa elegeu para o colegiado uma "chapa alternativa", integrada por oposicionistas e dissidentes da base governista críticos da presidente e favoráveis ao afastamento.

Veja abaixo a repercussão do resultado entre alguns dos principais deputados que participaram da discussão:

Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB na Câmara
 "Foi uma chapa vencedora porque expressou o sentimento da nação. A Dilma e o PT queriam uma chapa que representasse o interesse da presidente Dilma e do ex-presidente Lula".

José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara
"O resultado [é] de uma maioria artificial que foi feita desobedecendo totalmente as regras, as mais elementares regras do regimento. Portanto, estamos seguros que o Supremo reverterá essa decisão", afirmou.

Leonardo Picciani (RJ), líder do PMDB na Câmara
"Esse tipo de procedimento é que está equivocado e leva a distorções [...] A questão está a cargo do Supremo. E é lamentável que num tema como esse aqueles que defendiam a posição A ou posição B ficaram escondidos atrás do voto secreto. O próprio parlamento já acolheu há tempos atrás uma conquista da sociedade. Então, num tema grave como esse não tem por que o parlamentar se esconder".

Luiz Sérgio (PT-RJ), deputado federal
"Para ocorrer o impeachment, precisa ter 171 votos. Essa foi uma votação secreta, onde o sentimento de traição ainda é muito maior, e a chapa 1 obteve 191 votos, suficiente para barrar o processo de impeachment".

Nilson Leitão (PSDB-MT), deputado federal
"Dilma terá dificuldade porque ela não tem nenhuma relação política com o Parlamento".
Paulo Pereira da Silva (SD-SP)
"Vitória do povo brasileiro, vitória expressiva. Acho que resultado de uma tentativa do governo de montar uma chapa branca, isso revoltou as bases do governo aqui na Casa. Além disso tivemos uma boca de urna excelente feita pelo PT e pelo PC do B na medida que começaram a quebrar as urnas. Isso nos ajudou bastante, a vitória foi expressiva. Falta pouco, agora, para o povo brasileiro se livrar da Dilma e do PT".
Sibá Machado (AC), líder do PT na Câmara
Deputado considerou que o processo foi "viciado" e que o Supremo irá fazer algo para "barrar a situação". Ele não quis avaliar o resultado da votação e disse que "todo o processo é preocupante".

Wadih Damous (PT-RJ), deputado federal
"É um golpe parlamentar em marcha. Houve uma votação aqui abertamente inconstitucional, tanto no que diz respeito ao voto secreto quanto às chapas avulsas e nós temos a certeza de que o Supremo, o mais rápido possível, reestabeleça a ordem jurídica".

"Isso vai dar pano pra manga"?

Do G1, em Brasília
Edmilson Moura

0 comentários:

Postar um comentário