JOÃO CASTELO DEPUTADO FEDERAL VEJA REPERCUSSÃO DA SUA MORTE




O Deputado federal foi  estava internado no Sudeste do país desde 31 de outubro de 2016. E Figuras políticas do Maranhão prestaram condolências à família de Castelo.

A morte do deputado federal do Maranhão, João Castelo (PSDB), neste domingo dia 11 de dezembro de 2016 em São Paulo, repercutiu entre figuras políticas do Maranhão. O governador Flávio Dino solidarizou-se com familiares e amigos do parlamentar, decretando luto oficial de três dias, no Estado. Em nota, o Governo do Estado reconheceu que o deputado federal deixou uma marca na história do Maranhão. (Leia a nota na íntegra)
NOTA
O Governo do Maranhão manifesta pesar pela morte do deputado federal João Castelo Ribeiro Gonçalves, ocorrida neste domingo (4), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Ex-governador do Maranhäo e ex-prefeito de São Luís, João Castelo deixou sua marca na história do Estado. Estava no quinto mandato de deputado federal, além de já ter exercido outros cargos, como senador da República e presidente Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
Neste momento de dor, o governador Flávio Dino solidariza-se com familiares e amigos do parlamentar, decretando luto oficial de três dias, no Estado.


Quem também se manifestou quanto à morte de João Castelo foi o prefeito de São Luís,
Edivaldo Holanda Júnior. Em nota, o prefeito manifestou o seu pesar, se solidarizando com familiares e amigos, rogando a Deus que os conforte neste momento de dor. (Leia a nota na íntegra)


NOTA

A Prefeitura de São Luís decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do deputado federal e ex-prefeito de São Luís João Castelo Ribeiro Gonçalves (PSDB), que morreu neste domingo (11), aos 79 anos.
João Castelo estava internado desde novembro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Além de prefeito de São Luís entre os anos de 2009 e 2012, já havia exercido os cargos de governador do Maranhão, Senador e presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Atualmente, estava no seu quinto mandato como deputado federal.
O prefeito Edivaldo lamenta e manifesta o seu pesar, se solidarizando com familiares e amigos, rogando a Deus que os conforte neste momento de dor.

O ex-presidente da República, José Sarney expressou sentimentos de pesar para com a família de João Castelo.
A morte do deputado João Castelo deixa uma grande lacuna na política do Maranhão, onde durante 50 anos ele ocupou uma posição de liderança, sendo governador, prefeito de São Luís, deputado federal, senador da República e, ao mesmo tempo, foi responsável por grandes obras e participou ativamente da política do Estado. Nós mandamos à sua família nossos sentimentos de pesares e também a todo o Maranhão pela grande perda que nós acabamos de ter.


Quem também manifestou os pêsames quanto à morte do deputado federal foi o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.
Eu sempre verifiquei o apoio e o sentimento de bem-querer, de gratidão que o Maranhão tinha para com João Castelo, portanto eu me associo a esses sentimentos desejando à família toda a solidariedade do mundo e tenho certeza de que Castelo0 nos deixará uma grande lacuna. Quero estender o meu abraço a toda a família e a seus amigos mais queridos. Estamos juntos nesse sentimento de pesar.


A ex-governadora do Maranhão,
Roseana Sarney também ofereceu condolências à família do deputado federal. Em nota, Roseana destacou que, ao longo de sua vida pública, João Castelo deu grande contribuição ao desenvolvimento do Maranhão.
Lamento, com muito pesar, a morte do deputado federal João Castelo, que foi governador do Maranhão, prefeito de São Luís e senador da República, e ao longo de sua vida pública deu grande contribuição ao desenvolvimento do nosso estado. Nesse momento de tristeza, quero me solidarizar com a família, a ex-primeira dama Gardênia Castelo, os filhos e amigos. Meus mais sinceros sentimentos.

Posicionamento do Partido Social da Democracia Brasileira do Maranhão
O PSDB do Maranhão manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de João Castelo Ribeiro Gonçalves – o João Castelo, neste domingo dia 11 de dezembro de 2016.
Em seu quinto mandato de deputado federal, o parlamentar trilhou uma rica caminhada política: foi também prefeito, governador e senador, além de ter assumido funções de destaque em órgãos públicos.
O partido solidariza-se com seus familiares e com toda a sociedade maranhense pela perda deste notável homem político.

E QUEM FOI JOÃO CASTELO?!?

Ex-governador, ex-senador e ex-prefeito, o deputado federal falecido neste domingo(11) foi onipresente na política do Maranhão nos últimos 45 anos; e é um dos poucos líderes maranhenses da história com capital eleitoral cativo e consolidado
 
Poucas lideranças políticas maranhenses têm o curriculum do deputado federal João Castelo (PSDB), falecido neste domingo, 11, em São Paulo.
Castelo esteve presente em todas as discussões eleitorais dos últimos 45 anos no Maranhão, sempre com índices altíssimos de intenção de voto. Foi um dos poucos líderes maranhenses com eleitorado cativo e consolidado, que o seguiu em todas as eleições que disputou.
 
Com dona Gardênia ela teve dois filhos Gardeninha e Joãozinho; o terceiro faleceu ainda jovem

Eleito deputado federal pela primeira vez em 1970, reelegeu-se em 74.
Em 1978 foi nomeado governador pelo presidente Ernesto Geisel.
Seu governo é considerado, foi considerado um dos três mais efetivos da história maranhense, ao lado dos governos José Sarney e Roseana Sarney. Juntamente com os dois peemedebistas, o tucano foi um dos responsáveis pela implantação das bases de modernização de São Luís.
 
Como Governador, ajudou a plantar as bases da modernização de São Luís
A força eleitoral de João Castelo era tão consistente que ele se dava ao luxo de passar períodos sem disputar eleições e, mesmo assim, quando voltava, sempre superava a casa do 100 mil votos em qualquer disputa.

Leia também:

O tucano disputou três vezes a Prefeitura de São Luís, antes de ser eleito, em 2008, derrotando o atual governador Flávio Dino (PCdoB).
 
Recebeu o papa João Paulo II, em 1981, em São Luís, quando exercia o governo
Mesmo já idoso e adoentado, o líder tucano continuou a demonstrar força eleitoral nas eleições deste ano, mantendo a segunda colocação enquanto figurou nas pesquisas de intenção de votos.
É certo afirmar, inclusive, que a desistência de Castelo da disputa também influenciou na vitória do prefeito Edivaldo Júnior (PDT).
Castelo estava exercendo o quinto mandato de deputado federal, até sofrer um infarto e ser levado para o Hospital Sírio e Libanês, onde passou mais de 30 dias em coma.

O corpo do deputado federal João Castelo (PSDB) será vai ser velado no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, em São Luís-MA.

A informação é da assessoria.

Com o seu falecimento, no lugar do tucano, quem ocupará a vaga na Câmara dos Deputados será a mulher do prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB).

Luana Alves, que ficou como primeira suplente da coligação “Todos Pelo Maranhão”, fará parte da composição da bancada do Maranhão na Câmara.

A esposa do prefeito teve 51.418 votos, ficando bem atrás de Castelo, que obteve 52.783 votos.

Por Edmilson Moura



Fonte: Do G1 MA e Marco Aurélio D'Eça

0 comentários:

Postar um comentário