PEDREIRAS-MA! Câmara de Vereadores aprova reajuste de salário do prefeito, vice e vereadores

                                       

A proposta foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Pedreiras. E vereador Otacílio Tavares (PDT). Diz  “Gestor tem que ser bem remunerado para não desviar”.

A Câmara Municipal de Pedreiras, distante 245km de São Luís, aprovou o reajuste salarial do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores. A medida gerou revolta na população já que grande parte dos moradores vive com menos de um salário mínimo. Pela proposta, o salário de vereador passou de 4 para 6 mil reais e o de prefeito foi de 18 para 22 mil reais.

Os vereadores tiveram ainda um aumento no valor das diárias. A lei é de autoria da Comissão de Orçamento da casa. “Hoje a constituição diz que o município de Pedreiras, como tem 39 mil habitantes, pode ser até 30% do salário do deputado. Se a gente for fazer por essa via de regra, pelos cálculos, o salário poderia chegar até R$ 8.125”, tentou explicar o vereador Otacílio Tavares (PDT).

O vereador afirmou, ainda, que não vê imoralidade pois cada um tem a sua função e responsabilidade para com o cargo que foi eleito. “Eu entendo que o chefe do Poder Executivo precisa ser bem remunerado para que ele não tenha nenhum motivo para desviar o dinheiro público. O salário tem que ser digno e justo para a função que ele vai exercer”, declarou.

Em nota, a prefeitura de Pedreiras se manifestou sobre a polêmica, dizendo que o aumento de salários e diárias dos agentes políticos está previsto na Constituição Federal e na lei orgânica do município. A nota da prefeitura diz ainda que o projeto de reajuste dos salários e diárias foi aprovado dentro da legalidade e legitimidade.

Quanto à contestação de que o aumento é injusto, considerando a crise econômica no país, e em comparação aos salários dos demais servidores municipais, a prefeitura de Pedreiras afirmou que o reajuste dos subsídios é fixado de quatro em quatro anos. Por fim, a prefeitura estranhou a polêmica sobre o assunto, porque reajustes como o aprovado na Câmara Municipal estão ocorrendo em cidades de todo o país, não somente em Pedreiras.

Por Edmilson Moura

Redação/REBELDE SOLITÁRIO.

0 comentários:

Postar um comentário