A FORÇA NACIONAL JÁ ESTÁ EM SÃO LUIS-MA



Um Pedido foi feito pelo governador Flávio Dino após ataques a ônibus. A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) já está no Maranhão desde segunda-feira (23), , o governador Flávio Dino (PCdoB) confirmou pelas redes sociais que a Força Nacional deGama (DF) já está, e agradeceu o apoio do Ministério da Justiça. Ao todo, são 128 agentes. O deslocamento é feito em 20 viaturas, um micro-ônibus e um ônibus.

Desde as primeiras horas de domingo dia 22 de maio de 2016, policiais militares, civis e bombeiros reforçam a segurança em pontos estratégicos dos quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís (MA), onde foram registrados incêndios e ataques que resultaram em ônibus totalmente ou parcialmente incendiados.

Após dias de medo e violência, usuários e trabalhadores do sistema de transporte público experimentaram algumas horas de tranquilidade na capital maranhense. Os ônibus voltaram a circular no domingo(22). Na noite desse sábado (21), eles haviam sido recolhidos às garagens das empresas pelos motoristas, mesmo sem orientação dos sindicatos dos rodoviários e dos empresários.

De quinta-feira (19) a sábado, foram 14 ataques consolidados e tentativa de ataques a ônibus cometidos. Do total, foram seis casos de coletivos totalmente queimados e outros oito tentativas frustradas ou com veículos parcialmente destruídos neste período. Na tarde de sábado(21), comerciantes fecharam as portas com medo das ameaças de criminosos disseminadas na comunidade do Coroadinho – quarta maior favela do país e a primeira do Norte e Nordeste, segundo o IBGE –, em São Luís.

Na manhã do domingo(22), o governo do Maranhão se reuniu com a direção do sistema de segurança pública, representantes da Prefeitura de São Luís, sindicatos dos rodoviários e empresários para adotar novas medidas de segurança.

Fogo em pneus
Na noite do sábado(21), o Batalhão Tiradentes da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) prendeu um suspeito que atearia fogo a pneus na avenida Jerônimo de Albuquerque, na altura do bairro do Vinhais, em São Luís. À equipe da PM-MA, o suspeito afirmou que não faria um atentado, mas sim um protesto contra a violência.

 “É, no mínimo, esquisito uma pessoa sozinha tocar fogo em vários pneus próximo à um posto de gasolina para protestar contra violência”, disse ao G1 o coronel Marques Neto, comandante do Batalhão Tiradentes. O suspeito foi encaminhado ao 4º Distrito Policial (DP) do Vinhais, para prestar esclarecimentos. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Saiba mais

Desde as primeiras horas do domingo(22), policiais militares, civis e bombeiros militares reforçam a segurança em pontos estratégicos dos quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís (MA), entre eles os bairros do Coroadinho e Cidade Olímpica; além de pontos de aglomeração, como terminais de integração do transporte público. A folga dos agentes foi suspensa após os ataques a ônibus.

Na noite de sábado(21), o próprio governador do Maranhão,Flávio Dino (PCdoB), acompanhou as operações de policiamento ostensivo. “A polícia está presente para garantir a ordem pública”, disse o governador.

VEJA OS MOTIVOS: Das ações criminosas que foram planejadas desde abril em São Luis-MA e mais de 40 já foram presos.
Desde o mês de abril que os líderes de uma facção criminosa, que estão presos em Pedrinhas, estavam articulando o incêndio a ônibus e toques de recolher nos grandes shoppings por dois motivos: o tratamento duro dado a eles na penitenciária e a forte atuação da polícia no combate ao tráfico de drogas, que desbaratou diversas bocas do mesmo grupo em São Luís-MA.

A dura disciplina vem sendo imposta no sistema carcerário desde o segundo semestre de 2015, cortando mordomias e restringindo o acesso de pessoas aos detentos, notadamente aos líderes. A facção Bonde dos 40 acha que as medidas foram feitas só pra eles. Daí o silêncio da outra facção, o PCM. Mas, na verdade, atinge à todos.
tópicos:

No giro da noticia.
Edmilson Moura.

0 comentários:

Postar um comentário