OS GOVERNISTAS PEDEM EXPLICAÇÃO A JUCÁ; PT QUER INVESTIGAÇÃO DE MINISTRO



Reportagem da ‘Folha’ divulgou gravação do ministro do Planejamento. À TV Globo, Jucá disse que 'pacto' seria para destravar crise e não Lava Jato.
A revelação de uma gravação pelo jornal “Folha de S.Paulo” nesta segunda-feira dia 23 de maio de 2016, na qual o novo ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB), sugere ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado um "pacto" para tentar barrar a Operação Lava Jato gerou repercussão política em Brasília.
Alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) que investigam suspeita de que ele recebeu propina do esquema de corrupção que atuava na Petrobras, Jucá confirmou à TV Globo que teve a conversa com Machado.
Enquanto o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) afirmou por meio de nota que “atos individuais devem ser tratados longe da administração pública”, o líder do PT na Câmara, Afonso Florence, avaliou ao G1 que o conteúdo “não surpreende” porque a “dimensão conspirativa do golpe era nítida”.
Veja abaixo o que parlamentares afirmaram sobre a gravação de Romero Jucá:
Senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), por meio de nota:
“A sociedade brasileira saiu às ruas para conter um processo de corrupção, apoiar a Lava Jato e buscar um novo governo. Se no decorrer deste momento problemas surgirem, deverão ser tratados com rigor. Qualquer denunciado tem a obrigação e o direito de se defender das acusações que recaem sobre ele. Mas esses atos individuais deverão ser tratados longe da administração pública para que a reestruturação e a credibilidade do governo não sejam comprometidas. Só assim teremos as mudanças necessárias e desejadas pela população.”
Afonso Florence (BA), líder do PT na Câmara:
“De alguma forma, a gravação não surpreende, porque a dimensão conspirativa do golpe era nítida. A novidade é que agora está nas palavras dele. […] Ali tem crimes como obstrução da Justiça, ataque à democracia e comprova que foram eles quem lideraram o ataque à Petrobras. Agora, claro, é preciso que observe o processo legal e seja garantido a ele o direito de defesa. […] O ministro deve ter o direito de defesa, não podemos condená-lo previamente nem o partido todo, mas a gravação derreteu a máscara, fez a máscara do golpe cair, esta máscara golpista e impopular que é a cara do governo Temer”.
André Moura (PSC-SE), líder do governo na Câmara:
“Eu tomei conhecimento do conteúdo da gravação somente pela imprensa. Acho que o ministro Jucá terá a oportunidade de se explicar. Não se pode antecipar questões neste primeiro momento, temos de ouvir as explicações e ele as dará, de maneira correta. A nossa preocupação agora é trabalhar para que este fato não contamine o processo de votações tanto na Câmara quanto no Senado. Agora, é aguardar. O ministro Jucá tem posicionamentos firmes e claros e, tenho certeza, dá as explicações para esclarecer esta questão. Cabe a nós, parlamentares, trabalhar para manter a agenda que é importante para o país.”
Saiba mais
Operação lava jato veja tudo sobre ›
O MINISTRO JUCÁ DISSE QUE VAI SE LICENCIAR DO CARGO
Romero Jucá, ministro do Planejamento, disse que vai se licenciar do cargo a partir desta terça feira dia 24 de maio de 2016, até que o Ministério Público federal se pronuncie sobre os áudios em que ele supostamente tenta interferir as investigações da operação Lava Jato. Em seu lugar assume Diogo Oliveira, secretário Executivo da Pasta.

No giro da noticia.
Edmilson Moura

0 comentários:

Postar um comentário