Professores adentra sessão da Câmara de São Luís Gonzaga e exige piso salarial























 26/04/2013   Os professores de São Luís Gonzaga adentraram hoje (26) a sessão ordinária da Câmara municipal de São Luís Gonzaga do Maranhão exigindo que os vereadores discutissem com o gestor para o mesmo cumprir o pagamento do piso nacional de salario da categoria.


Na sessão estava presente o Promotor de Justiça Dr. Lindemberg do Nascimento Malagueta, uma comissão da Secretaria de Educação, liderada pela Secretária Carmem Lucia, assessoria técnica e pedagógica.

Os professores ouviram os discursos dos vereadores que prometeram ajudar nas conquistas da categoria junto ao gestor. As promessas da maioria dos vereadores não foram bem aceitas pelos professores – pois alguns disseram a nossa reportagem que os vereadores mudaram os seus discursos em virtude da presença deles na sessão.

O vereador mais enfático foi o vereador Eleonilson, que usou seu discurso para defender a categoria e reclamar da péssima atuação da Secretaria de Educação, e da falta de compromissos do gestor com a categoria. Disse para a comissão da Secretaria que a mesma não tem compromisso com a educação municipal, pois arbitrariamente removeram sem explicação mais de cem professores e alguns até hoje não receberam seus vencimentos.

Após a sessão o Coordenador do SINPROESEMMA, Professor Zeca, a Comissão de constituição de educação da Câmara, a Comissão da Secretaria de Educação, se reuniram para discutir o mérito da questão, que envolvem além do piso salarial, os dias de paralisação da greve nacional, melhores condições de trabalhos, ajuda de custo e outros.

Na reunião tiraram um encaminhamento, para o dia 02 de maio reunir-se a Comissão da Câmara, da Secretaria de Educação e o SINPROESEMMA, para discutirem entre outros assuntos, o reajuste salarial, que a categoria ainda não recebeu este ano.


2 comentários:

  1. a lei do piso (11.738) reza que os professores só devem cumprir dois terços da carga horária em sala de aula. OBS - Professores façam cumprir esta lei, lutem por seus direitos

    ResponderExcluir

  2. Professores pedem apoio por cumprimento de piso salarial, e está de parabéns o Promotor. Dr. Lindemberg do Nascimento Malagueta, pelo o apoio,o Vereador ELEONILSON pela palavra para com os Professores. Secretaria de Educação. Carmem Lucia, assessoria técnica e pedagógica.



    Trabalhadores em educação

    Isso é uma questão de desvalorização dos trabalhadores em Educação.

    “Eles recebem acho que o pior salário do Estado e seguem o Estatuto do Servidor Estadual. Eles manifestam a vontade de se unir a categoria e serem regulamentados pelo Estatuto dos Profissionais da Educação.

    Um contraste.Vive-se num país em que a lei atribui ao Estado a responsabilidade pela educação, pela saúde. Em contraste, o cidadão paga a escola; e, se quiser um serviço em prol de sua própria saúde, paga um plano, que, por sua vez, só funciona a contento quando, em dados procedimentos médicos, auditores inescrupulosos e desprovidos de bom senso obrigam os cidadãos, a recorrer ao poder judiciário. Aqueles ou esses senhores agem como que seja o dono do mundo, ou como “olhos e ouvidos do rei”, cujas ações ignominiosas não visam ao paciente, mas a impedir que esse ou aquele “plano” tenha gastos, na opinião deles, excessivos, na recuperação do paciente. A existência de um contrato parece não ter importância para quem tem a obrigação de trabalhar com o fator saúde melhor ou pelo menos igual àquilo que o Estado se propõe. isso é um exemplo, pois todos somos iquais perante a LEI.

    ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE (IN)JUSTIÇA

    “Então olhei de novo para toda a injustiça que existe neste mundo. Vi muitos sendo explorados e maltratados. Eles choravam, mas ninguém os ajudava. Ninguém os ajudava porque os seus perseguidores tinham o poder do seu lado. Por isso, cheguei a esta conclusão: aqueles que morreram são mais felizes do que os que continuam vivos. Porém mais felizes do que todos são aqueles que ainda não nasceram e que ainda não viram as injustiças que há neste mundo..." (Eclesiastes 4 1-8), que me desculpem se falei demais.

    Ass. Edmilson Moura.

    ResponderExcluir