Belezas e Contrastes do Maranhão - Caminhos da Reportagem




O Caminhos da Reportagem de quinta-feira (16), às 22h, traz um especial sobre o Maranhão, o estado que encanta pelas lendas, mas que também preocupa por dedicar pouco tempo à preservação de um espaço que ganhou da ONU - o título de Patrimônio Histórico Cultural.

A equipe do Caminhos desembarcou no Centro Histórico de São Luis, com seus casarões construídos há mais de um século. Nesse cenário de riqueza cultural e tão retratado em cartões postais, descobriu que as obras de recuperação do centro antigo esbarram num conflito envolvendo o Iphan e os moradores do local. Construídos para resistir a terremotos, muitos desses prédios serviram como depósito de algodão, que era importado por empresários europeus nas primeiras tentativas de desenvolver a economia da região.

Ao entrar na Igreja dos Desterros, com suas imagens originais e valiosas, a constatação de que lendas, como as de Ana Jansen e da serpente que habita as galerias subterrâneas da São Luis, ainda mexem com a imaginação dos habitantes.

A terra de Gonçalves Dias respira paixão pelo reggae. Importado da Jamaica, o ritmo musical foi direto para a periferia da capital maranhense. Com suas "radiolas eletrônicas", os DJs desse Reggae, hoje tipicamente brasileiro, chegam a colecionar velhos disco de vinil, alguns raros, que podem custar muito dinheiro. Especialmente se forem jamaicanos. A banda Capital Roots, que anima as noites de reggae em São Luis, se orgulha de ter acompanhado contores famosos.

Para fechar com chave de ouro, um passeio aos Lençóis Maranhenses, com suas dunas que mudam de lugar de acordo com o movimento dos ventos, cobrindo casas e mudando a rotina das pessoas. O programa vai registrar uma comunidade que vive num oásis no meio desse típico deserto brasileiro, onde chove quase seis meses por ano, formando milhares de lagoas de águas azuis.

Não faltou uma visita ao Farol Preguiça, construido em 1940 com seus 32 metros de altura. Um passeio pelo Rio Preguiça, o grande manancial de água do Parque dos Lençóis Maranhenses. Outra atração é a tartaruga Pininga, um animal que só existe no Maranhão, mas que pode desaparecer do mapa se não conseguir escapar do homem, o seu pior predador.


Do: YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=HjnUJChYwPI&feature=em-share_video_user

1 comentários:

  1. Recebi pelo meu e-mail, esta reportagem juntamente com esse videu, de uma leitora especial que mora na Guiana Francesa. a Qual é filha desse humilde blogueiro. falo com orgulho. A advogada Wilmara Oliveira Leite.

    ResponderExcluir