Ricardo Murad é preso pela Policia Federal


image
IMG-20151117-WA0013
IMG-20151117-WA0012
O ex-secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, foi preso por volta das 11h30 desta terça-feira (17) em São Luís. A medida faz parte da “Operação Sermão aos Peixes”, da Polícia Federal, que apura o desvio de recursos públicos federais do Ministério da Saúde repassados ao estado entre os anos de 2009 e 2014.
A investigação, segundo a PF, teve início em 2010, quando o então secretário de saúde do estado do Maranhão se utilizou do modelo de “terceirização” da gestão da rede de saúde pública estadual, ao passar a atividade para entes privados – Organização Social (OS) e Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), e, assim, fugir dos controles da lei de licitação.
Essa flexibilização significou uma burla às regras da lei de licitação e facilitou o desvio de verba pública federal, com fim específico de enriquecimento ilícito dos envolvidos, informam os investigadores.
O cunhado da ex-governadora Roseana Sarney foi conduzido à superintendência da Policia Federal no Maranhão onde será interrogado pelos delegados que conduziram a operação. Na casa da família Murad foram apreendidos quadros, computadores, obras de arte e o veículo utilizado pelo ex-secretário.

Do: http://www.marrapa.com/

1 comentários:

  1. POIS É A PF OUVE EX-SECRETÁRIO SOBRE SUPOSTO DESVIO DE R$ 114 MI DA SAÚDE NO MA

    Ricardo Murad é cunhado da ex-governadora do estado Roseana Sarney. Advogado diz que ele desconhecia desvios. Operação da PF fez prisões.
    O ex-secretário de Saúde do Maranhão Ricardo Murad prestou depoimento nesta terça-feira (17) à Polícia Federal em São Luís (MA) como parte de uma operação da Polícia Federal iniciada na segunda (16) para investigar desvio de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) destinados ao sistema de saúde no Maranhão.
    Batizada Sermão aos Peixes, a operação cumpriu 13 mandados de prisão preventiva, 60 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de condução coercitiva, entre os quais o de Murad.
    A Polícia Federal quer saber se o ex-secretário teve participação nos supostos desvios. Murad é cunhado da ex-governadora do estado Roseana Sarney.
    O advotgado Tourinho Neto, responsável pela defesa de Murad, informou que o ex-secretário não tinha conhecimento de irregularidades nos contratos e que o cliente está à disposição para colaborar com as investigações.
    Há suspeitas de que o dinheiro supostamente desviado tenha sido usado em campanhas eleitorais de 2010, 2012 e 2014. Essa parte da investigação será enviada à Justiça Eleitoral.
    Segundo as investigações, uma auditoria indica que o prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 114 milhões.
    E a TV Globo apurou que a Polícia Federal suspeita de destruição de provas. A PF chegou a pedir buscas em um órgão público, mas o pedido foi negado porque o juiz do caso informou que teria ocorrido um incêndio no andar onde seriam feitas as buscas. Um novo pedido foi formulado para buscar provas em um andar diferente – mas a busca também não se efetivou porque a polícia foi informada de um novo incêndio nesse outro andar.
    Investigadores também apontam vazamentos de informação sobre a operação, realizada em dois dias, fugindo do padrão da PF de concentrar as operações em um único dia, sempre pela manhã.

    No giro da noticia.
    Edmilson Moura.

    ResponderExcluir