AS CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS NO MARANHÃO



Partidos Políticos

Os partidos que participarão das eleições de outubro deste ano ultimam esta semana os preparativos para as convenções que homologarão as candidaturas dos postulantes aos cargos de governador, senador, deputados federais e estaduais no Maranhão.
Legenda que reunirá em coligação o maior número de siglas, o PMDB deve oficializar a candidatura do senador Edison Lobão Filho no dia 27 de junho, em evento na quadra de esportes do colégio Upaon-Açu, no Cohafuma. Os peemedebistas se unirão a outros 16 partidos – que também realizarão suas convenções no mesmo dia e local.
A expectativa é de que o grupo governista saia com duas chapas para deputado federal – uma com os partidos grandes e outra com os considerados pequenos – e quatro chapas para deputado estadual.
Já o PT do Maranhão ainda não definiu em qual data realizará sua convenção. A tendência é de que os petistas também façam o encontro no mesmo dia e local da convenção do PMDB.
Juntos – O PCdoB, do pré-candidato a governador Flávio Dino, e o PSB, do pré-candidato a senador Roberto Rocha, também devem realizar convenção conjunta no dia 30, prazo final para a confirmação das chapas.
Segundo Rocha, outros partidos da oposição dinista farão atos separados, no interior do estado – uma forma de promover a imagem do pré-candidato comunista. “O Solidariedade deve fazer a sua convenção em Pedreiras, o Pros, em Bacabal; e o PSDB pode ser que faça em Imperatriz”, anunciou.
O Estado tentou contato com a direção tucana, sem sucesso. O PCdoB e o PTC também não se manifestaram sobre o assunto. Na quinta-feira, a deputada Gardênia Castelo (PSDB) informou apenas que não havia data definida para a convenção do PSDB, uma vez que a primeira data programada cairia no mesmo dia de uma partida do Brasil pela Copa do Mundo.
O PSDB, no entanto, tem compromisso com o PCdoB de indicar o candidato a vice-governador – o deputado federal Carlos Brandão é o nome do partido para ocupar o posto de companheiro de chapa de Flávio Dino – e, segundo o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, pode até sair da composição caso Castelo seja mesmo candidato a senador.
“Temos um acordo de que a vaga de vice fica com o PSDB. Quando há um membro do partido que quer sair candidato ao Senado e se for confirmado, há uma quebra no acordo e acredito que o PSDB não ficará na chapa”, analisou Madeira.
O PPS, que também integra a coalizão oposicionista, ainda precisa definir entre o dia 28 e o dia 30 de junho como data para convenção. “Teremos uma reunião na terça-feira justamente para definir essa data”, comentou a deputada estadual Eliziane Gama.
Ultraesquerda – Os partidos da ultraesquerda maranhense já marcaram datas para as convenções, em dias separados, mas ainda falam na formação de uma “frente” com o PSTU, PSol e PCB. Ocorre que PSTU e PSol não conseguiram ainda chegar a um acordo sobre quem teria o direito de ficar com a cabeça de chapa.
O PSol será o primeiro partido político do Maranhão a realizar sua convenção, marcada para o dia 14 de junho, às 9h, no Sindicato dos Bancários. Segundo o advogado Antônio Pedrosa, pré-candidato a governador, sua candidatura está “praticamente 100% confirmada”. Ele acha, contudo, pouco provável que seja possível a composição entre os três partidos.
O PSTU marcou sua convenção para o dia 28 de junho. “Pedimos a cessão do prédio da Câmara Municipal para a realização do ato”, informou o dirigente partidário Luiz Carlos Noleto. O partido também ainda espera que o PSol abdique da candidatura própria para indicar um candidato a vice-governador ou a senador.
De acordo com a Lei das Eleições, os partidos políticos têm entre o dia 10 e o dia 30 deste mês para definir seus candidatos e coligações.
Datas das convenções já confirmadas
PMDB (e mais 15 partidos governistas) – 27 de junho
PCdoB/PSB – 30 de junho
PPS – 28 ou 30 de junho
PSTU – 28 de junho
PSol/PCB – 14 de junho

(Com informações de O Estado)

Edmilson Moura.

0 comentários:

Postar um comentário