ROBERTO COSTA SE REELEGE NO PMDB DE SÃO LUÍS E PARTIDO SEGUE INDEFINIDO

Clique para obter Opções

Como já era esperado, o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) se reelegeu como presidente do diretório municipal do partido em São Luís e deverá comandar o processo que definirá os rumos da legenda em 2016.

A reeleição de Roberto Costa não foi nenhuma novidade, a “surpresa” foi a entrada do vereador Fábio Câmara no diretório municipal como vice-presidente. Costa e Câmara eram desafetos e viviam trocando farpas, mas parecem ter fumado o ‘cachimbo da paz’ em prol de uma outra batalha, evitar que o ex-secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad seja sequer pré-candidato a prefeito.

Após a reeleição de Roberto Costa, o senador João Alberto, tutor político de Costa, garantiu que será o PMDB de São Luís que definirá os rumos do partido em 2016.

“O diretório municipal do partido terá total autonomia para definir os rumos para a eleição. O partido sempre deu liberdade aos diretórios municipais, e desta vez não será diferente”, disse o senador.

O presidente reeleito do PMDB São Luís, Roberto Costa, assinalou que o objetivo do partido é trabalhar por uma candidatura própria e voltou a dizer que a ex-governadora Roseana Sarney será convidada a disputar o pleito eleitoral.

“A governadora Roseana é reconhecidamente um dos quadros mais qualificados que temos para esta disputa. Ela dispõe de um trabalho gigantesco e consistente em São Luís, com inúmeras obras e ações já realizadas e que a credenciam para a disputa pela Prefeitura”, disse.

No entanto, de maneira antidemocrática, Roberto Costa seguiu reafirmando veto aos demais membros do PMDB, com exceção dele e Fábio Câmara, ninguém mais pode sequer sonhar em ser pré-candidato pelo PMDB.

“Tanto o nome do deputado Roberto Costa, quanto o do vereador Fábio Câmara, estão à disposição do PMDB. E se mesmo assim, o partido entender que não dá para enfrentar uma disputa com candidatura própria, aí o diretório passará a buscar uma composição com outro partido político”, finalizou.

O resumo é que o partido será apenas coadjuvante nas eleições em 2016 na capital maranhense, pois Roberto Costa deve ser candidato a prefeito em Bacabal, diga-se de passagens com chances reais de vencer a eleição, e Fábio Câmara não trocará uma reeleição encaminhada por uma aventura.

O problema é descobrir o caminho do PMDB. O partido está tão perdido que até uma aliança com o atual prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, está sendo cogitada, o que convenhamos seria uma incoerência absurda, afinal o vereador Fábio Câmara é o principal opositor da gestão Edivaldo na Câmara de São Luís.

Mas, parafraseando João Castelo, como na política até boi voa, ninguém duvida de absolutamente mais nada.

Edmilson Moura.

2 comentários:

  1. Há um pouco mais de um ano para o pleito eleitoral, partidos e políticos seguem se movimentando visando a disputa eleitoral de 2016, principalmente na capital maranhense.

    Para a disputa em São Luís, alguns nomes já estão sendo contabilizados como certos na disputa. O prefeito Edivaldo Júnior (PTC), com apoio do governador Flávio Dino (PCdoB), será candidato a reeleição, faltando definir apenas por qual legenda ele disputará o pleito, PDT e PCdoB são as duas principais opções.

    A deputada federal Eliziane Gama (PPS) também será candidata e aparece na frente nas pesquisas eleitorais, mas terá que conseguir apoio de outros partidos nessa sua empreitada. O PSDB também já demonstrou interesse em disputar o pleito, o ex-prefeito João Castelo e o deputado estadual Neto Evangelista são os nomes mais cotados.

    Quem também já confirmou que será candidato é o médico e irmão do ex-governador Jackson Lago, Zéluis Lago que quer disputar pelo PPL a eleição de prefeito em São Luís. Nesta terça-feira (28), o jornal O Estado do Maranhão apresenta outras duas possibilidades reais de candidaturas a Prefeitura da capital maranhense.

    O ex-deputado estadual Ricardo Murad (PMDB) voltou a afirmar que pretende disputar a eleição em São Luís. O maior entrave de Murad é a legenda, pois o presidente municipal do PMDB, o deputado estadual Roberto Costa, já rechaçou a ideia da candidatura do ex-secretário de Saúde do Maranhão.

    Ricardo Murad já pensa até em mudar de legenda para viabilizar a sua candidatura. A principal opção seria o PTN, mas o problema é que com uma legenda pequena, Murad teria que conseguir outros partidos para lhe apoiarem, pois do contrário teria um tempo mínimo no horário eleitoral.

    Outra opção que volta a surgir para 2016 é a colisão dos partidos chamados de ‘ultraesquerda’, ou seja, PSOL, PCB e PSTU. O PSOL através de uma Nota voltou a defender a união desses partidos para a disputa eleitoral do ano que vem.

    Pelo visto os próximos meses devem ser de muita movimentação nos bastidores, afinal partidos e políticos intensificam as movimentações de olho em 2016.

    Edmilson Moura.

    ResponderExcluir
  2. E SOBRE ROBERTO COSTA SER CANDIDATO EM BACABAL-MA ELE NÃO É ELEITOR DE BACABAL.

    E se o deputado quiser mesmo ser candidato a prefeito tem que transferir seu domicílio eleitoral. Mais o sonho colorido do Carcarazinho pode ser apenas uma doce fantasia de carnaval.
    Para os mais afoitos que anunciam a colorida candidatura do deputado estadual Roberto Costa a prefeitura de Bacabal como um fato irreversível, vai aqui um aviso: Costa nem ao menos é, hoje, eleitor do município.
    Se efetivamente quiser empreitar a aventura o deputado terá que transferir seu domicílio para Bacabal um ano antes da eleição.
    O Carcarazinho tem hoje uma das situações mais cômodas dentro do cenário político maranhense. Mesmo enfrentando forte resistência dos Murad ele tem o seu nome cotado como candidato a prefeito de São Luís.
    O problema é que não tem dinheiro, o Detran não era essa mina de veio tão grande, e, por está encabeçando a lista dos deputados estaduais já cooptados pelo atual governo, não tem mais a confiança o seu próprio grupo.
    Mesmo que ainda tivesse, certamente, seu nome não tem peso para enfrentar sobrenomes como Lobão, Murad e Sarney.
    Bacabal é outra história. Aqui o Carcarazinho usa descaradamente a TV Difusora, concessão pública federal, para se promover sem ser incomodado. Conseguiu boa projeção. Agora tem até pesquisa mostrando uma hipotética liderança de Costa na corrida eleitoral.
    E bom que se saiba também que Roberto Costa, embora pareça, não é cervídeo, mas é serviçal como seu tutor político - e eu não os contesto, foi assim que eles se deram bem na vida.
    Por ser serviçal Costa, que efetivamente já alimenta o sonho colorido de ser prefeito de Bacabal, terá que abrir vaga para o seu mentor, o senador da república João Alberto Sousa.
    O Carcarazão, que na minha visão sempre foi muito mais Chupim, pode está armando mais uma vez para se dar bem.
    A primeira vez que João Alberto foi prefeito de Bacabal foi aplicando o conto do vigário político. Os que viveram, e lembram, sabem.
    O velho Chupim simulou uma viagem para Brasília, à época ele era vice-governador do Maranhão, fez uma ligação de São Luís para a Rádio Jainara AM - Programa Roda Viva -, e anunciou que seria o candidato a prefeito por determinação do presidente da República José Sarney.
    Todos caíram. João Alberto ainda empurrou o ex-deputado Jurandir Lago como o seu vice-prefeito e só governou por 7 meses.

    Por Abel Carvalho
    Edmilson Moura.

    ResponderExcluir