Conceição do Lago Açu e São Luís Gonzaga do Maranhão na mira do Ministério Público Federal


Emanuel Carvalho (Prefeito de S. L. Gonzaga) e
Marly Sousa (Prefeita de Conceição do Lago Açu).
A Procuradoria da República no Município de Bacabal (PRM/Bacabal) tem recomendado aos prefeitos dessas duas cidades da nossa região que aplique corretamente recursos federais voltados para a área da educação.
À prefeita de Conceição do Lago Açu, Marly dos Santos Sousa, assim como ao secretário de educação, Adilson Vieira, a recomendação é apara que apliquem corretamente os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
De acordo com investigação realizada pelo Ministério Público Federal no Maranhão, o município não estaria aplicando adequadamente os recursos destinados unicamente para remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.
A Constituição Federal e a legislação ordinária estabelecem a valorização dos educadores e garantem que, pelo menos, 60% das verbas repassadas pelo Fundeb sejam reservadas para remuneração de professores e profissionais que estejam diretamente ligados ao exercício da docência.
Dessa forma, a PRM/Bacabal recomendou à Secretaria de Educação de Conceição do Lago Açu que utilize a reserva do Fundeb exclusivamente para o pagamento dos professores, evitando eventuais desvios de finalidade do recurso no município.
Foi recomendado ainda que publiquem, com ampla divulgação entre os profissionais e as unidades de ensino no município, quais valores e critérios de ordem objetiva são observados para a concessão de cada gratificação paga com recursos do Fundeb.
O MPF/MA fixou o prazo de 60 dias para que o município comprove as medidas adotadas em resposta ao pedido. O descumprimento das recomendações pode gerar medidas administrativas e judiciais cabíveis aos responsáveis.
São Luís Gonzaga do Maranhão
Já em São Luís Gonzaga do Maranhão o Ministério Público Federal recomendou à secretária municipal de Educação, Carmem Lúcia Malhão, e aos presidentes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e Conselho do Fundeb do município, que adotem medidas para garantir a oferta regular de ensino e merenda escolar de qualidade em escolas quilombolas.
A Procuradoria da República em Bacabal instaurou inquérito civil para apurar possíveis irregularidades nas escolas quilombolas localizadas nas comunidades Monte Alegre e Olho D'Água dos Grilos que comprometeriam a carga horária escolar. Conforme apurado pelo MPF, a merenda escolar nas escolas quilombolas seria de má qualidade e de fornecimento falho, enquanto que o número de profissionais de educação designados para as respectivas escolas não atenderia à demanda local.
Assim, o MPF recomendou à Secretaria Municipal de Educação de São Luís Gonzaga do Maranhão e aos demais conselhos da educação que providenciem a regularização da merenda escolar de maneira contínua, com adoção de cardápio alimentar subscrito por nutricionista, pautado na sustentabilidade e diversificação agrícola da região e que corresponda a no mínimo 20% das necessidades nutricionais diárias, conforme legislação. E ainda, deve a administração municipal promover a regularização da oferta do ensino, garantindo que o número e a carga horária dos profissionais de educação seja cumprido integralmente.
O Ministério Público Federal fixou o prazo de até 18 de novembro para que os gestores de São Luiz Gonzaga do Maranhão comprovem as medidas adotadas em resposta ao pedido. O descumprimento das recomendações pode gerar medidas administrativas e judiciais cabíveis aos responsáveis.

Do: http://www.blogdosergiomatias.com.br/

3 comentários:

  1. Acho que o povo é o grande fiscal dos maus governos e dos políticos corruptos. Essa é a única forma de consertar o Brasil. E o Ministério Publico faz valer o LEI.

    Edmilson Moura.
    Blog REBELDE SOLITÁRIO

    ResponderExcluir
  2. Enquanto isso, acho que esse gatuno velho com sua secretária de educação, devem ir preparando as munhecas para receberem as puceiras da polícia federal que não deve demorar muito.

    ResponderExcluir
  3. Agente percebe que estão valorizando bastante a mulher na política partidária, entretanto o que se vê também é que tanto o homem quanto a mulher, são igualmente corruptos.temos vários exemplos inclusive em nosso município.

    ResponderExcluir