Bloqueio de R$ 4 milhões em bens do prefeito de Pedreiras, aliado do dep. Vinicius Louro



Aliado do deputado Vinicius Louro, Totonho Chicote (PRB) é acusado de superfaturar licitações. Juiz decidiu por bloqueio do dinheiro e quebra de sigilo bancário e fiscal.

10247284_783475655070047_5824258222671475445_n
Prefeito e deputado possuem relação políticas, se duvidar, até de negócios.
O juiz Marco Adriano Ramos Fonsêca, titular da 1ª Vara da Comarca de Pedreiras, no Maranhão, determinou a indisponibilidade e o bloqueio dos bens do prefeito do município, Francisco Antonio Fernandes da Silva, o Totonho Chicote (PRB), em decisão datada dessa terça-feira (12). A informação foi divulgada pela assessoria da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA).
De acordo com a decisão, a indisponibilidade e bloqueio é limitada “ao montante de R$ 4.876.923,90 de contratos referentes aos pregões presenciais n.º 34, 37, 54 e 59 e das tomadas de preço 002 e 010, todos relativos ao ano de 2013. São excluídos da medida apenas “os bens impenhoráveis do requerido, entre eles o subsídio mensal percebido no cargo de prefeito municipal”.
Os valores devem ser bloqueados via “Bacen Jud” ou “Banco Central” nas contas-correntes, poupanças e demais investimentos financeiros de titularidade do prefeito, que só poderão ser movimentados por determinação da Justiça. Os bens indisponíveis ficarão impedidos de ser transferidos por atos de alienação ou disposição.
Sigilo bancário e fiscal
A quebra do sigilo bancário e fiscal do requerido também consta da decisão. A requisição de informações bancárias do réu da ação referentes a partir de janeiro de 2013 devem ser feitas junto ao “Banco Central” e “Bacen Jud”.
Cópias das declarações de imposto de renda apresentadas pelo requerido nos últimos cinco anos também devem ser requisitadas à Receita Federal. A partir da juntada das informações, o processo passa a tramitar sob segredo de Justiça, avisa a decisão.
Superfaturamento e licitações irregulares 
O afastamento do prefeito havia sido pedido por meio de ação civil pública pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca. Ele é acusado de superfaturamento e realização de licitações irregulares durante o exercício de 2013.
Segundo o MP-MA, a ação, de autoria da promotora de Justiça Sandra Soares de Pontes, foi ajuizada no dia 5 de fevereiro deste ano com base no inquérito civil n.º 03/2014, aberto após denúncias encaminhadas pelo Movimento de Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão.
Na representação, a entidade enumera oito empresas contratadas pela Prefeitura de Pedreiras sobre as quais houve impropriedades quanto às compras, notas fiscais, registros comerciais e endereços.

Do: http://www.domingoscosta.com.br/

4 comentários:

  1. Essa prática do prefeito de Pedreiras, é a mesma do prefeito de São Luis Gonzaga, com uma diferença, em Pedreiras tem quem denuncie, São Luis Gonzaga não.

    ResponderExcluir
  2. PROMOTORIA E FÓRUM DE SÃO LUIZ GONZAGA DO MARANHÃO

    Em São Luis Gonzaga do Maranhão tem coisa basta esses dois poderes fazer uma sindicância ou fiscalização, pois é o papel destes poderes, pois aqui um exemplo o promotor atua na acusação, onde denuncia os acusados em inquéritos e requer ao juiz a condenação. Ele faz isso em todas as instâncias - a instância será determinada dependendo de quem é o acusado e onde ele será processado e julgado. Nas áreas Trabalhista, Civil, Tributária e outras, o promotor atua como fiscal da lei, sempre zelando para que tudo seja feito nas formalidades exigidas pela lei.

    O juiz só tem a função de julgar os processos. As partes "brigam" no processo e ele decide quem tem razão. O promotor acusa, o réu se defende e, por fim, ele decide se vai condenar ou não.

    Assim, devo esclarecer que Juiz não acusa, só julga. Promotor não julga, só acusa ou fiscaliza no processo. Quanto às instâncias, temos:

    *Juiz Comum: 1ª instância.
    *Juiz Desembargador: 2ª instância.
    *Juiz Ministro: 3ª instância.

    Quanto ao promotor, não é a instância que o define, mas sim o local do processamento:

    *Justiça Estadual: Promotor Estadual.
    *Justiça Federal: Promotor Federal.

    Por fim, a lei estabelece que não há hierarquia entre o promotor e o juiz, pois cada um tem uma função e jamais um há de se subordinar ao outro.

    Edmilson Moura.

    ResponderExcluir
  3. E povo de PEDREIRAS-MA, espera, já vibra com a decisão da justiça por ter sido iniciada no seu curso de cumprimento e aguarda ansiosa pelo afastamento definitivo do prefeito.

    Edmilson Moura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc como defensor do Ze alberto diz o que ? Ele está fazendo um belo trabalho ? Ah me poupe

      Excluir