Nota de utilidade pública.

Vou falar um pouco sobre o abastecimento de água da CAEMA em nossa cidade. Nós temos 5 poços em atividade temos o poço 1 na Rua São Felipe com Vazão de 16 m3h, ou seja 16 mil litros por hora. Temos o poço 3 na Rua do campo com vazão de 26 m3h, ou seja, 26 mil litros por hora. Temos o poço 4 na praça do jardim, com vazão de 20 m3h, ou seja 20 mil litros por hora. Temos o poço 5 na Rua do tamarindo com vazão de 20 m3h, ou seja, 20 mil  litros por hora. Finalmente o poço 6 localizado na  Praça Pedro Carvalho, com vazão de 12 m3h, ou seja 12 mil litros por hora. Em uma hora de funcionamento esses 5 poços produz 94 metros cúbicos de água, ou seja, 94 mil litros cúbicos de água por hora. O funcionamento desses poços é de 24 horas por dia, então, somando 94 vezes 24, se não errei a conta, chega a 2.256 metros cúbicos de água por dia, ou seja, milhares de litros de água, que na minha concepção como operador e conhecedor  do sistema digo com segurança que esse volume de água daria para abastecer duas São Luís Gonzaga, isto se a água fosse usada com normalidade. Outra coisa que digo com conhecimento de causa, todo esse volume de água depois de captada e tratada e distribuída, o desperdício chega à 60%. Nossos poços são todos profundos com água cristalina que dispensa tratamento, entretanto como é determinação de órgão superior, cada poço tem o seu clorador funcionando também 24 horas por dia. A câmara de vereadores do município criaram um rótulo difamatório para a CAEMA local em dizerem que a água da CAEMA não presta para o consumo que é contaminada, acho que por falta de repertório, é sabido que uma mentira repetida várias vezes termina virando verdade,ainda mais as mentiras saindo das bocas dos vereadoras no plenário da câmara municipal. Na verdade a água sai dos poços sem nenhum problema de contaminação, entretanto quando cai nas redes de distribuição é que encontra estas torneiras como vemos nessa imagem estalada praticamente dentro da sarjeta que é um verdadeiro foco de contaminação, mas como já foi dito a água é clorada, nunca esteve fora do padrão para o consumo humano. Devo dizer também, que devido à posição geográfica da cidade, e o mau uso da água pelos consumidores, temos diariamente intermitência no abastecimento de água, ou seja, somos obrigados a fazer remanejamento, mas com tanto que 100% da cidade é abastecida. Devo dizer também que todos os meses e feito analises bacteriológico da água, nós recebemos esses relatórios que também repassamos para a secretaria municipal de saúde.           









5 comentários:

  1. É porque a justiça determinou o não pagamento da conta de água ? Vamos ter consciência rambem meu amigo Sr. Wilson vamos tratar as coisas com a verdade também.

    ResponderExcluir
  2. A VERDADE

    Sobre a Caema em São Luis Gonzaga Do Maranhão, nesta Nota de Utilidade Publica. Mas ainda tem gente que ainda está reclamando a falta d’água, em São Luis Gonzaga do Maranhão, mas é bom que se diga, que a CAEMA em São Luis Gonzaga do Maranhão está há 11 anos sem receita, assim deixando de arrecadar nesse período, milhões de reais, pois nesse mesmo período a Prefeitura deixou de pagar para a CAEMA milhões, o certo é que quando quebra uma bomba passa até mês, o povo no sufoco por falta d’água, à espera da CAEMA resolver o problema.

    Enquanto isso haja os imprestáveis vereadores do prefeito a fazer o funcionário da empresa, ou seja o operador do sistema WILSON FERREIRA LEITE como bode expiatório, e usam a tribuna do parlamento municipal para darem um expediente medíocre, induzindo o povo a acreditar que a culpa é do Sr. WILSON DA CAEMA , enquanto a culpa é tão somente da inoperante administração do município. Já houve até Audiência Publica onde foi feito um esclarecimento aos presentes, e que teve até desacordos, mais quero aqui dizer que nada é perfeito, por mais que você queira fazer o certo mais sempre tem uma coisa que não sai perfeito. Portanto atire a primeira pedra quem não tem pecado.

    Edmilson Moura.

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo,não se faça de desentendido , acima no texto está explicado, uma mentira repetida varias vezes acaba virando verdade. Então, foi o que aconteceu, os vereadores mentiram tanto na tribuna da câmara municipal a respeito da CAEMA, que fez o povo acreditar,e em ceguda montaram uma representação contra a empresa e o ministério público aceitou. Asim como também vão aceitar esses contratos visivelmente fraudulentos que são mostrados aqui no blog onde não se vê na cidade um funcionário dessas tais empresas.Entretanto eu não me incomodo quando coce diz que sou mentiroso, porque os relatórios mensais sobre a potabilidade da água que consumimos estão no escritório local da empresa e também no gabinete do secretário de saúde do ionicismo,sem esquecer que os resultados dos exames sempre são positivos.

    ResponderExcluir
  4. Hora de fazer campanha então nosso blog para que o povo não estrague água. Então hora defender tambem o prefeito quanto ao lixo então porque a culpa é do povo, vamos dar o que é de Cesar a Cesar também. Vamos agir com imparcialidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, sobre o desperdício de água e o lixo mal acomodado, realmente a culpa é do povo. Agora, sobre a imparcialidade do blog, não podemos ser benevolente com um governo escandalosamente corrupto como é o governo Carvalho, que todo mundo vê, menos os vereadores e também o ministério público.

      Excluir