MILHARES DE MULHERES SE REÚNEM EM BRASÍLIA, É A MARCHA DAS MARGARIDAS



É a maior manifestação pelos direitos das mulheres no mundo. Começaram a chegar na noite desta segunda-feira (10) em Brasília, as primeiras caravanas de mulheres da Marcha das Margaridas. A previsão é de que a quinta edição da Marcha reúna cem mil pessoas nos dias 11 e 12.

A Marcha das Margaridas é uma ação que reúne mulheres trabalhadoras rurais de todo o país. As trabalhadoras não medem distância. A caravana que partiu de Campina Grande percorreu mais de 2 mil quilômetros. Rondônia é distante de Brasília mas isso não esmureceu a 400 trabalhadoras que estão a caminho da Capital. Segundo a organização, de Minas Gerais partiram 3.000 mulheres, 1.500 de Pernambuco, 1.300 do Maranhão e assim por diante.

Todas estarão reunidas e serão homenageadas em sessão solene do Congresso, quando estarão reunidos Senadores e Deputados Federais. A presidente Dilma Rousseff também deverá falar às mulheres da Marcha.

"As Margaridas estarão nas ruas, principalmente, trazendo a voz de todo o Brasil, a voz da classe trabalhadora, não só do campo, em defesa da democracia, em defesa da não redução de direitos da classe trabalhadora (...)", ressalta. "E, acima de tudo, (...) a igualdade de gênero, um País mais justo, soberano e igualitário entre homens e mulheres", disse Alessandra Lunas, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Inspiradas em uma paraibana de nome Margarida

A Marcha das Margaridas foi realizada nos anos de 2000, 2003, 2007 e 2011. Nasceu inspirada na luta de Margaria Maria Alves.

Ela era trabalhadora rural e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Pela sua orientação, 73 trabalhadores rurais haviam movido ações trabalhistas contra usineiros da região. No dia 12 de agosto de 1983 a mando dos usineiros da região do Brejo Paraibano, um pistoleiro deu um tiro de espingarda calibre 12 contra Margarida. 

A morte da líder trabalhadora serviu para torná-la símbolo da luta das mulheres camponesas. As fotos acima mostra parte da caravana do Maranhão. As fotos abaixo mostram Margaridas de Pernambuco, Rondonia, Piaui, Santa Catarina e Minas Gerais.

Avante mulheres.

Edmilson Moura.

0 comentários:

Postar um comentário