Comentários do Blog

DE QUEM NA VERDADE SERÁ A CULPA ?

São constantes as reclamações contra a atuação de pessoas de outros lugares que exercem mandatos eletivos em São Luis Gonzaga. Recai sobre os forasteiros a alegação de que estes só servem pra explorar e se beneficiar com os cargos políticos. Esse blog é useiro contundente em contestar essa prática, que é discutida nas mais variadas rodadas de conversas. O que existe de verdadeiro e de mito em tudo isso?.
Antes é preciso admitir que ninguém deixa sua terra pela terra de ninguém, se não for em busca de melhores oportunidades, e estas uma vez encontradas, não tem porque deixá-las escapar das mãos.
O espírito migratório ocorre tanto em SLG como em qualquer parte do Estado ou País. Por ser um direito natural, ao individuo é facultado a escolha de viver onde queira.
Não tive o privilégio de nascer em solo gonzaguense, mas aí vivi durante um bom e memorável tempo, onde deixei amigos e me considero filho adotivo. Nunca disputei mandato, mas contribui de forma positiva em alguns certames políticos, por isso me vejo de certa forma credenciado a tratar sobre o tema.
Do ponto de vista político, atesta-se a existência de políticos bons e ruins em todos os lugares possíveis, sejam nativos ou não. Péssimos exemplos na política podem ser fartamente encontrados em todos os cantos e recantos, com protagonistas de origem tanto dentro quanto fora do município que atuam .
A ambição a ganância e a sede pelo poder, não são atributos meramente deste ou daquele que nasceu dentro ou fora do território que ocupa. O campo avesso da política é quem dita a regra do jogo baixo.
Constatando-se que os forasteiros são na grande maioria reincidentes em péssimas gestões nesse município, a solução do problema não é objeto de caráter impossível. Basta a cada eleição o eleitor se posicionar contra o mal político, mandando-o de volta a sua origem, de onde não devia ter saído, por não servir ao interesse coletivo do município que tentou agregar-se.
Mas parece que aqui na terra de homens inteligentes, onde dorme o Mearim tem ocorrido o contrário. Os forasteiros é que tem sido acolhido e se efetivado em cargos políticos no município gonzaguense.
Em assim sendo, existe algo estranho na interpretação popular sobre esse fenômeno eleitoral.
De uma forma concreta, o instituto da fraude sucumbiu com o voto eletrônico e o eleitor é soberano quando adentra a cabine pra depositar seu voto, na escolha livre de quem o representará, conforme sua vontade e convicção. Porque então esse eleitor têm por preferência aqueles, que alem de forasteiros, vivem a ludibriá-los, conforme os queixumes?.
É deveras intrigante esse fenômeno.
Em contraponto, observa-se uma briga silenciosa e sem fim entre conterrâneos, uns querendo suplantar outros, tirando-lhes franca oportunidade. Parece viverem imersos num oceano de inveja e intrigas irreconciliáveis. Vejam hoje o escasso cenário da escolha de um nome pela oposição pra enfrentar o poder nas eleições deste ano. Até a presente data não houve consenso e muito duvido que o escolhido venha a ser deveras o melhor nome dentre os quais para o futuro do lugar.
E com essa conduta, fica difícil almejar alguma mudança. Logo tudo isso ocorrendo na terra de homens que se destacam pelo saber. Que ironia!
Portanto, antes de serem escorraçados os forasteiros, ditos sanguessugas e vilões dessa historia, é necessária melhor avaliação sobre o procedimento dos filhos da cidade que fazem política, bem como, atentar para as verdadeiras razões que levam o eleitor a ter preferência pelos de fora. Já que são os protagonistas dessa celeuma. Não se justifica os de fora que são a minoria, levar vantagem sobre os de casa que são a maioria esmagadora.
TEM ALGO MUITO ESTRANHO NESSE NINHO, além das crias de fora.
Parece que é preciso parar tudo, pra começar de novo tudo do zero. Isso, se a maioria não achar mais cômodo deixar tudo como está. Como tem sempre feito.
DÉ ZILUSÃO

6 comentários:

  1. MEU CARO AMIGO VC ESTÁ SIMILAR A ANÕNIMO AO SE INTULAR COM ESTA ALCUNHA. PORTANTO NÃO É MERCEDOR DE CONFIANÇA GONZAGUENSE. ESCREVE BEM MAS SERÁ QUE É SUFICIENTE PARA OS ANSIOS DA NOSSA CIDADE. E NESTAS LINHAS TE PERGUNTO: QUAL FOI A SUA PARTICIPAÇÃO PRO ATIVA NA CIDADE?
    QUAL É A SUA PLATAFORMA DE GOVERNO?

    O QUE NOS LEVA A CRÊ + "DESULISÃO"

    ResponderExcluir
  2. Respeitavel Anonimo.
    Se sou ou não merecedor de credito, quanto ao meu posicionamento, não cabe a nós dois avaliarmos. Pois da mesma forma que eu, você também se manifesta anonimamente. Nem por isso deve-lhe faltar justas razões pra assim proceder, pois essa postura é de livre arbítrio e está acima das discussões.
    Muito antes de lhe pedir desculpas, vez que o meu parecer não o agradou, devo certificá-lo que nunca tive participação ativa no campo político dessa cidade, assim como nunca ocupei cargo publico municipal. Ajudei a amigos em pleitos quando candidatos, mas de forma discreta, o que não desmereceu minha atuação. E não trago qualquer arrependimentos pelo feito, nem intenções de voltar a fazê-lo.
    Se você bem percebeu no meu texto, observou que nunca fui candidato. E dessa forma continuo me mantendo. Portanto, não tenho porque ter PLATAFORMA de governo delineada e nem razão pra ser cobrado por isso. Nem mesmo sei se meu interlocutor reúne gabarito ou elementos para mesurar tal avaliação.
    Manifesto-me nesse veiculo de comunicação, assim como a maioria o faz, por ser a alternativa mais democrática de opinar sobre questões que aflige esse povo que tanto respeito e aprendi a conviver.
    Tema delicado, envolvente, daí nos parecer razoável uma pessoa que tem apreço pela cidade, vir manifestar-se. Sobretudo, no recato do silencio dos filhos legítimos do lugar. Quem a principio teria o dever natural de fazê-lo.
    Outrossim, se manifesto meu ponto de vista de forma anônima, é para preservar pessoas próximas a mim, que me são muito gratas, e o destino ainda as mantém nessa cidade. Temo, portanto vê-las prejudicadas, sendo alvos de perseguição e atitudes mesquinhas como registra-se em episódios comentados com frequência nesse blog.
    Sim, ia esquecendo: Nessa eleição ainda não tenho candidato de preferência, nem vou trabalhar o nome de ninguém, mas com certeza estarei ai, para cravar na urna o meu sagrado direito de cidadania e aproveitar junto aos amigos tomar uma gelada com o tira gosto de piaba frita no azeite de coco.
    Continue a fazer suas observações, é bom para o debate. Se a DEMOCRACIA ainda não foi implantada plenamente no País, deve-se à PRECARIEDADE DOS CRITICOS, e não à ESTUPIDEZ DOS EACIONARIOS.

    DÉ ZILUSÃO

    ResponderExcluir
  3. ACREDITO QUE COMO FILHO DA TERRA ME ENCONTRO NUMA ENCRUZILHADA, A EXPERIENCIA QUE TIVEMOS COM O GONZAGUINHA, FILHO DA TERRA, FOI POR DEVERAS TERRÍVEL. NAO ACREDITO QUE WALTER VAI MUDAR NADA NESSE CENARIO POLITICO JA TEVE DOIS MANDATOS E NADA DE EXTRAORDINÁRIO O MESMO ACRESCENTOU NA NOSSA CIDADE, SEU QUINCO, MINHA NOSSA SEM EXPERIENCIA NENHUMA ADMINISTRATIVA, MEU DEUS QUE LOUCURA ESSE HOMEM NO PODER SEM SABER DE NADA. EMANOEL\MARIA JOSE CASAL DE POLITICOS FORASTEIROS QUE NADA ACRESCENTOU A NOSSA CIDADE. QUEM PODERA NOS AJUDAR NESSE MOMENTO TAO CRUCIAL DA NOSSA CIDADE A QUEM PODEREMOS RECORRER, SINCERAMENTE NAO VEJO NINGUEM CAPAZ O SUFICIENTE PARA ADMINSTRAR. JUNINHO COM TANTOS FAMILIARES SEDENTOS POR PODER, SO POSSO VISLUMBRAR UMA PENCA DE FAMILIARES EMPREGADOS NA SAUDE. EM TODO CASO A ESPERANÇA É A ULTIMA QUE MORRE, ESPERO QUE DEUS NA SUA INFINITA SABEDORIA ESCOLHA O MELHOR PRA NOS GONZAGUENSES. SAO VERGONHOSOS OS NOSSOS REPRESENTATIVOS DO PODER LEGISLATIVO, SAO COMO RATOS QUE SE ESCONDEM NO ESGOTO DA CORRUPÇÃO E DA POLITICAGEM, ESPERO QUE A NOSSA CAMARA EM 2012 TENHA MELHOR SORTE. SILVAN CONRADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com tudo meu caro e tenho esse mesmo pensamento

      Excluir
  4. Vou continuar com o meu questionamento sem a justa confiança para exercer mandato, visto que se mantém anônimo, não tem ativa participação como eleitor que pretende mudar a história política da cidade e pelo visto não a terá caso seja eleito, aparentemente és demagogo. É lógico que somente o meu voto não fará diferença, mas somarei com tantos outros.

    Não sou candidato.E não vejo grande alternâncias no Executivo e no Legislativo municipal da cidade. Todos são fracos e desinformados. Só sabem fazer fofocas e intrigas . Para teu conhecimento muitos candidatos "tidos como filhos da terra" são meros especuladores e oportunistas carregados de índoles questionáveis, mal caráter sem um vinculo social. só sabem agirem com truculência e exploração de um povo sofrido

    ResponderExcluir
  5. Eu quero fazer uma denuncia sobre dois pilantra que dizem que são policias,que espancaram um jovem inocente no bairro Trizidela acusado de roubar duas baterias do senhor Nonato.O rapaz foi agredido com varias coronhadas na cabeça.Mesmo que ele estivesse roubado não justificaria tamanha agressividade com o rapaz,ele teria que ir para a cadeia para pagar pelo seus erros.Os dois covardes são o Paulinho e o Pedrinho, que para mim não são homens e também não são policias porque policial é aquele que promove a lei,trabalha dentro dos seus princípios e dentro da lei,horando a sua farda e respeitando a população e não abusando da sua autoridade.Alem de espancar o rapaz eles ainda roubaram cinquenta reais e um cacho de banana da residência do jovem.Esses covardes só sabem bater em pessoas indefesas e pegar dinheiro de motociclistas e motoristas,e pegar menininha nova.Portanto a gente não deve ficar calado diante de uma situação dessa,eu tenho certeza que não é a primeira vez que esses pilantra agem dessa forma.A população do bairro Trizidela espera que esses covardes pagam pelo seus erros,porque pegaram o verdadeiro culpado,dessa vez eu quero ver se em SÃO LUIS GONZAGA EXISTE PELO MENOS JUSTIÇA.

    ResponderExcluir