O futuro jogado às traças

Em meio a tantas discussões econômicas e à enxurrada de mortes que assola o país, passou quase em branco uma das imagens mais chocantes da semana passada: ônibus escolares novos em folha, 300 mil livros didáticos, uniformes, tênis, material e pilhas impressionantes de cadeiras apodrecendo num depósito ou debaixo de sol e chuva há pelo menos dois anos.


Tudo isso foi mostrado pelo repórter Alex Barbosa no "Jornal Hoje", da Rede Globo, justamente em São Luís, no Maranhão, Estado com o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), lanterninha em português e matemática e candidato ao "Guinness" no último Enem: 5 das 10 piores escolas do país são maranhenses.

Logo, tudo o que está jogado ali já seria importante em qualquer cidade, de qualquer Estado, mas teria de ser tratado como tesouro no Maranhão. Os responsáveis pelo descalabro deveriam responder por crime de lesa-pátria --senão hediondo.

O prefeito de São Luís era o tucano João Castelo, que perdeu a reeleição (imagine-se por que...). E, além dele, não havia secretários? Fiscalização externa? Diretores de escolas? Professores? Pais de alunos? Não é possível que ninguém tenha visto, ouvido e gritado por socorro.

E esse é só um caso entre centenas, até milhares, que ocorrem por toda a parte, mas não vão parar na TV e ninguém fica sabendo.

Dilma, que dá prioridade à educação (aumento diferenciado para professores, investimentos muito acima da inflação, o Ciência sem Fronteiras), deve ficar enlouquecida.

Assim como a Saúde tenta reaver 300 ambulâncias abandonadas em todo o país, o MEC vai passar um pente-fino nos convênios e programas com recursos federais em São Luís e denunciar ao Ministério Público.
Até lá, os cinco ônibus escolares, os 300 mil livros e todo o resto ficam jogados às baratas, às traças e aos bodes que devoram o futuro das crianças do Maranhão e de tantos outros brasileirinhos por aí.

Por Eliane Cantanhede, da Folha de São Paulo

1 comentários:

  1. Meu mestre WILSON FERREIRA LEITE, o adjunto,Eduardo"dudu" internautas e o mundo. Quero dizer, vou dizer, só pra mim é você meu ilustríssimo internauta. a PALAVRA é. ALERTA... ALERTA.

    A qualquer momento posso usar a minha humilde PALAVRA aqui neste conceituado portal de noticias de São Luis Gonzaga do Maranhão, e do mundo.

    Como estou falando de ALERTA. e porque não falar desta palavra aqui nesta matéria TRAÇA.

    E a TRAÇA. TRAÇA. TRAÇA.... é um ALERTA.
    É o que é traça ou traças..
    .
    Acho que são pragas. e porque SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO, se passa por isso.

    ALERTA. ALERTA. ALERTA;
    A qualquer momento podemos falar aqui ou de SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO ou de outra cidade, do qual o POVO, está vivendo alguma PRAGA, que me desculpem, mais o POVO, precisa saber a VERDADE.
    Com a VERDADE;
    Ass. Edmilson Moura;
    Celular (99)81233244;

    ResponderExcluir