CPI QUE INVESTIGA SISTEMA CARCERÁRIO VISTORIA COMPLEXO DE PEDRINHAS EM SÃO LUIS-MA.


Na foto o Governador Flávio Dino e Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Deputados. Pois os avanços do Sistema Penitenciário do Maranhão foram reconhecidos pelos membros da CPI do Sistema Carcerário da Câmara Federal nos primeiros meses do atual governo. Mesmo com necessidade de avançar no setor de infraestrutura, os parlamentares afirmaram que a administração estadual está conseguindo reverter o quadro caótico em que se encontrava o Complexo de Pedrinhas em 2014  ano em que a crise atingiu o ponto máximo no principal presídio do Maranhão.

Na parte da manhã de terça feira do dia 23 de junho de 2015 a comissão vistoriou as dependências do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, que se tornou símbolo da crise carcerária brasileira nos últimos anos com registros de fugas, rebeliões e mortes.

E pela tarde, os parlamentares realizam audiência pública com oitivas na sede da Assembleia Legislativa para ouvir depoimentos de agentes penitenciários, familiares de detentos e representantes de entidades que acompanham a situação do sistema prisional do Maranhão.

O presidente da CPI Alberto Fraga (DEM-DF) realiza as ações na companhia dos deputados federais Eliziane Gama (PPS-MA), Weverton Rocha (PDT-MA), Laudívio Carvalho (PMDB-MG) e Edmilson Rodrigues (PSOL-PA). A comissão já esteve na Bahia e, depois do Maranhão, seguirá para o Pará.

CPIs
O presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) autorizou a criação de três novas CPIs no dia 4 de março. Uma comissões investiga a violência contra jovens negros e pobres; a outra, o sistema carcerário brasileiro e a terceira vai investigar a comercialização ilegal de próteses.

Atualmente, já está em funcionamento a CPI da Petrobras, que investiga as irregularidades na estatal.

Edmilson Moura.

0 comentários:

Postar um comentário