10 Mil visitas em 3 meses

Já está ficando até corriqueiro o agradecimento  aqui no blog, mas hoje não poderia deixar de agradecer  mais uma vez,  aos internautas  porque hoje 06-11-2011, o blog completa 03 meses de atividade, completa  também  exatamente 10 mil  visitas só nesse período,  isso é muito bom, e demonstra que o povo está realmente engajado em discutir  o futuro político de nosso município, e é também  gratificante saber que estamos fazendo uma coisa útil como voluntário para a população, é claro que existem as críticas, mas faz parte do que é abordado no blog.   E já  que esse trabalho é de utilidade pública, quero alertar os comerciantes da praça do mercado, para uma tragédia  anunciada  que pode acontecer  na primeira chuva,  quando a enxurrada  trouxer  aquela terra  solta e entupir o bueiro da porta do Binuca, ai o grande prejuízo para os comerciantes é inevitável. Portanto  vamos pressionar a administração para evitar esse possível  alagamento.         

8 comentários:

  1. Evandro Araújo
    SIGA A VOZ DO CIDADÃO - Para além dos direitos, o maior dever do cidadão é formar outro cidadão. E para que o mal triunfe basta que os bons se omitem. Meça a sua cidadania exercitando-a.

    Cidadãos moradores, eleitores, consumidores e pagadores de impostos, uni-vos pela plena cidadania! Reclame todas as vezes que presenciar um direito coletivo sendo violado pelo abuso de qualquer direito privado. Qualquer homem que dispõe de poder é levado a abusar desse poder; e irá até onde encontrar limites.

    Não basta aos cidadãos terem responsabilidade civil. Não basta ao blog ter a responsabilidade social e não basta aos governantes terem responsabilidade fiscal.É preciso o compromisso de todos com a responsabilidade política, a expresão de uma verdadeira cultura de cidadania.
    O maior castigo para aqueles que não se interessam por política sadia é que eles serão dominados e governados por aqueles que se interessam.

    Não há poder maior que o de uma idéia cuja hora chegou. o momento exige que os homens de bem tenham a audácia dos canalhas.

    Jhon Lucker já dizia: onde não há lei, não há liberdade.

    Hoje, na politica, já não se trata, portanto, de confiar cegamente nos homens, mas de saber que qualquer um de nós, quando no poder, é facilmente levado ao desatino, se não for convenientemente enquadrado pelas instituições políticas, se não houver planejamento e respeito as leis vigentes do país.

    ResponderExcluir
  2. Ministro anuncia implantação de 76 academias da saúde no MA 7 de novembro de 2011 às 16:59
    Índice Texto Anterior | Próximo Texto
    Envie para:
    Central de Notícias

    O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer.

    Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil polos que serão instalados em 1.828 municípios. Para o Maranhão, serão destinadas 76 unidades, em 66 municípios.

    O anúncio foi realizado durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.

    “As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta o ministro. Padilha observa que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT. Lançado em agosto, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade.

    Os polos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física. As atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. Lançada no último mês de abril, a estratégia Academia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer, a exemplo de iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória. Os secretários de saúde destes municípios receberam, durante a Expoepi, uma homenagem do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.



    Confira abaixo a relação dos municípios e a quantiade de academias que serão implantadas:

    MA
    Açailândia
    2

    MA
    Afonso Cunha
    1

    MA
    Aldeias Altas
    1

    MA
    Altamira Do Maranhão
    1

    MA
    Alto Alegre Do Pindaré
    1

    MA
    Amapá Do Maranhão
    1

    MA
    Araioses
    1

    MA
    Bacurituba
    1

    MA
    Balsas
    1

    MA
    Barreirinhas
    1

    MA
    Bequimão
    1

    MA
    Bom Jardim
    1

    MA
    Bom Jesus Das Selvas
    1

    MA
    Buriti
    1

    MA
    Cachoeira Grande
    1

    MA
    Cajari
    1

    MA
    Cantanhede
    1

    MA
    Central Do Maranhão
    1

    MA
    Chapadinha
    1

    MA
    Codó
    2

    MA
    Colinas
    1

    MA
    Coroatá
    1

    MA
    Duque Bacelar
    1

    MA
    Governador Luiz Rocha
    1

    MA
    Grajaú
    1

    MA
    Icatu
    1

    MA
    Imperatriz
    2

    MA
    Jenipapo Dos Vieiras
    1

    MA
    Lago Do Junco
    1

    MA
    Lagoa Do Mato
    1

    MA
    Lagoa Grande Do Maranhão
    1

    MA
    Magalhães De Almeida
    1

    MA
    Mata Roma
    1

    MA
    Matões
    1

    MA
    Mirador
    1

    MA
    Morros
    1

    MA
    Nina Rodrigues
    1

    MA
    Nova Colinas
    1

    MA
    Olinda Nova Do Maranhão
    1

    MA
    Paço Do Lumiar
    2

    MA
    Passagem Franca
    1

    MA
    Paulino Neves
    1

    MA
    Pedro Do Rosário
    1

    MA
    Penalva
    1

    MA
    Presidente Juscelino
    1

    MA
    Presidente Sarney
    1

    MA
    Primeira Cruz
    1

    MA
    Santa Inês
    1

    MA
    Santa Luzia
    1

    MA
    São João Batista
    1

    MA
    São João Do Carú
    1

    MA
    São João Do Soter
    1

    MA
    São José De Ribamar
    2

    MA
    São Luís
    5

    MA
    São Luís Gonzaga Do Maranhão
    1

    ResponderExcluir
  3. Agora quero saber o que o gestor fez para trazer este benefício federal ou se foi um morador da cidade é que futucou o Ministério sobre o caos na cidade. Isso é obra Federal conveniada como a prefeitura.

    ResponderExcluir
  4. EVANDRO ARAÚJO -

    Se você é um político local, um professor, um diretor, um pai, um telespectador assustado com o nível elevado de acidentes levando nossos irmãos, amigos e filhos na BR's, MA's e nas vias públicas do nosso Estado e dos municípios ou se você apenas se sente responsável pela forma como o meio ambiente está mudando ou preocupado com a mobilidade e saúde dos milhões de crianças da Europa e do mundo, então esta publicação é para você.

    A palavra Educar se origina do latim “educare”, que significa instruir, transmitir
    conhecimentos, aculturar. E De acordo com o Art. 74, do CTB:“A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”.Educar para o trânsito é, antes de qualquer coisa, a transformação de posturas adquiridas ao longo dos anos mas, para isso, é preciso entender o trânsito por completo.

    A situação atual do trânsito de São Luís Gonzaga do Maranhão é um problema de educação, tanto do motorista quanto do pedestre.

    É necessário disseminar as regras de trânsito nas escolas, uma vez que os alunos todos são pedestres e em sua maioria, irão conduzir automóveis no futuro. Na infância, torna-se mais fácil a aceitação de ensinamentos e condutas.

    Já fiz uma solicitação ao DETRAN-MA, inclusive para realizar campanhas tipo "Pit stop" nas vias públicas, nas escolas e medidas cabíveis quanto a trafegabilidade do trânsito local, bem regularização dos uso de motocicletas. Mas o que se viu foi pinturas e placas em algumas localidades deixando as principais logradouros (no entorno do mercado) sem as devidas atenção do trânsito.

    A solicitação para o DETRAN-MA é no sentido de a sociedade gonzaguense sinta-se,assim como eu, ou seja cada pessoa passa a agir como parte do conjunto e integrada, sem que a diversidade gere sectarismo e sim inclusão na sociedade
    da qual faz parte.

    Gonzaguenses Compartilhamos o mesmo céu, o mesmo vento e a mesma água que nossas crianças. Mas juntos podemo evitar muitos problemas, por exemplo o crescimento da violência urbana no trânsito e a marginalização do ambiente onde convivemos. Como os adultos, as crianças também sofrem com os efeitos da poluição no ar que
    respiramos e na água que bebemos. Mas crianças não são “pequenos adultos”. São mais vulneráveis aos efeitos da deterioração ambiental, principalmente em ambientes urbanos
    de pobreza e, portanto, pagam um preço mais alto pelo desenvolvimento não sustentável.
    Entretanto, crianças não são apenas as vítimas inocentes da situação atual. Elas possuem um grande e não explorado potencial para criar um ambiente melhor e mais saudável. Basto o gestor público ter vontade política de fazer. Do contrário, teremos uma sociedade com crianças assustadas, consequentemente um futuro fundamento no desrespeito a lei e se não há lei não haverá liberdade! ou será que preferem ficar arrastando?

    ResponderExcluir
  5. É preciso acreditar que a Educação não serve só à sociedade, mas, principalmente, à mudança social.

    A sociedade é obra dos homens, e é deles a possibilidade de transformá-la. É nossa responsabilidade tornar o trânsito um bem
    social, transformá-lo e tirá-lo dos padrões atuais de símbolo de morte e desgraça.

    Se está claro que temos em nossas mãos esta responsabilidade, podemos partir para outra reflexão: como modificar este quadro?

    O trabalho que se propõe com a inclusão da educação para o trânsito deve acontecer
    justamente dessa forma contínua e interligada.

    Prevenir bem da nossa segurança por meio da educação é maior legado que se deixa às nossas crianças.

    Deve-se sensibilizar cada um a ver-se como parte de um processo, cujo sentimento de
    unidade contém as potencialidades para uma ação ética.

    Pai e mãe da nossa cidade gonzaguense, acredito que devemos criar um ambiente amigável para as crianças a partir da educação de qualidade e com responsabilidade social. Elas são os futuros defensores do meio ambiente. São os tomadores de decisão de amanhã. O que é bom para nossas crianças, é bom para a sociedade e para o planeta. O ambiente que está hoje compromete o futuro dessas crianças, onde nós enquanto vivos poderemos ser um vítima dessa má formação educacional de base. A família é a base de tudo. Lembre-se.

    ResponderExcluir
  6. Evandro Araújo: Aos desavisados que não estão preocupados com o futura da cidade (as crianças da nossa cidade) e que me acham metódico. São esses mesmo que não querem que na cidade sejam aplicada política públicas contundente, planejada e responsável,
    Vejam matéria posta no site http://www.cnm.org.br/crack/mapa.asp.

    Neste saite traça a geografia do "CRACK" no Maranhão, não é o craque de bola, mas, a droga que mata e deixa dependente. Lá diz que a cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão ta´com alto índice de usuários, não Caps - Centro de Assistência e Promoção Social.

    O Observatório mostra uma quadro melancólico.

    São Luís Gonzaga do Maranhão/MA
    População Total(2010): 20.156 habitantes
    Área: 969 km² IDH(2000): 0,542
    Informações em destaque
    Tem problemas com drogas? Sim
    Possui CAPS? n/d
    Demais informações
    Possui COMAD? Não
    Possui CRAS? n/d
    Possui CREAS? n/d
    Possui CREAS POP? n/d
    Possui NASF? n/d
    Possui Conselho Tutelar: n/d



    Clique no nome da rede de assistência para detalhar
    Rede de Assistência Quantidade
    Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) 0
    Centro de Referência de Assist. Social (CRAS) n/d
    Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) n/d
    Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS POP) n/d
    Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) n/d
    Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) n/d
    Conselho Tutelar n/d
    Outras n/d

    Consultei também os indicadores do http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Ind_Clientela_Listar.asp?VTipo=01&VListar=1&VEstado=21&VMun=

    http://cnes.datasus.gov.br/Exibe_Ficha_Estabelecimento.asp?VCo_Unidade=2111403390764&VListar=1&VEstado=21&VMun=

    Que nos mostra
    CNES - - - - - -ESTABELECIMENTO - - MUNICÍPIO
    3390764 UBPSF DA INVASAO SAO LUIS GONZAGA DO MARANHAO
    3390829 UBPSF DE MASSARANDUBA DOS GREGORIOS SAO LUIS GONZAGA DO MARANHAO
    3390748 UBPSF DE SAO DOMINGOS SAO LUIS GONZAGA DO MARANHAO
    3390756 UBPSF DE TRIZIDELA SAO LUIS GONZAGA DO MARANHAO
    3390772 UBPSF DO BAIRRO MONTE CRISTO SAO LUIS GONZAGA DO MARANHAO
    3390721 UBPSF SAO JOAO DO ANTAO SAO LUIS GONZAGA DO MARANHAO

    Gonzaguenses a geografia dessa realidade é triste. Diante do exposto não deixe o crack, a cocaína, a maconha e o álcool se avolume no seio da nossa sociedade e dominar a vida dos nosso irmãos amigos crianças, tome uma decisão de combater com educação, cobrando políticas públicas, para começar cobrem um CAPS na cidade já que existe usuários, do contra´rio, seremos obrigados a conviver com uma cracolândia, similar e proporcional às grande metropolis.

    É triste ver a nossa cidade sendo divulgada dessa forma nas cidades vizinha e no país a deriva. Onde me perguntam a tua cidade não tem ninguém (líderes)? o gestor não corre atrás de nada?o prefeito ou de vereadores são ausentes de? Pode servir a quem quiser essa desculpa de “correr atrás de recursos”, mas é difícil acreditar que quem não consegue residir na cidade para conversar com o vizinho vai poder um dia se articular com alguém na capital do estado ou do país.

    Fato. Não é preciso analisar e ser expert para visualizar como estamos atualmente, a situação politica do gestor da nossa cidade é de apenas buscar deputados estaduais e federais sem nenhum conhecimento ou comprometimento conosco.

    É preciso combater a pobreza, a pobreza que assola nossa gente e a pobreza de espirito público.

    ResponderExcluir
  7. Evandro Araújo.
    Igrejas, Comerciantes, Professores, jovens, pais e mães ...
    Leiam o http://www.cnm.org.br/crack/images/Estudo%20Completo%20-%20Mapeamento%20do%20Crack%20nos%20munic%C3%ADpios%20brasil.pdf e depois lance os seguintes questionamentos:

    O Município está realizando algum tipo de campanha de combate ao crack?

    Que tipo de ações estão sendo realizadas?
    Que tipo de ação - Mobilização e orientação da população;
    Prevenção do uso de drogas;
    Tratamento aos dependentes;
    Reinserção social de usuários;
    Capacitação dos profissionais da rede de saúde, educadores, etc.;
    Ampliação da Rede Assistencial (Casas de Passagem, Comunidades Terapêuticas, instalação de CAPS, etc.);
    Atendimento a familiares e amigos de usuários;
    Diagnóstico sobre o consumo de crack no município;
    Combate ao tráfico;
    Estudos e pesquisas
    Outras ou nenhuma

    Lembre-se que para a campanha, o município recebe apoio financeiro do: Governo Federal;Governo Estadual
    Outra instituição ou
    Não recebe apoio financeiro;


    O Município já fez convênio com o governo federal para conseguir recursos do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas lançado em maio deste ano?

    O município possui um programa municipal de combate ao crack?

    Se a resposta anterior for "SIM", foi aprovado por Lei municipal?

    O Município auxilia alguma entidade (Rotary, igrejas, fazendas, etc.) no trabalho de ressocialização dos usuários?

    Por que o Município possui até hoje um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)?

    ResponderExcluir
  8. O numero expressivo de visitas que tem pontuado o BLOG DO REBELDE é uma mostra do quanto o publico gonzaguense necessitava de um veiculo para discutir a política ou pelo menos expor seu ponto de vista sobre o que ocorre no âmbito do município. Agora encontrou, temos uma voz. Contudo Rebelde é necessário sempre melhorar a qualidade da discussão pois o povo evoluido não gosta de baixaria, nem ataques levianos e desnecessários. Continui a coisa está melhorando e sua postura aos poucos busca consolidar-se. Sabemos da sua preferencia política, mas tente ser o mais imparcial possivel. Seja duro, porém terno, o bom debate agradece.A siciedade em geral lucra.

    Dé Ziluzão

    ResponderExcluir