12 comentários:

  1. Bravo!!! A camara municipal de São Luis Gonzaga merecia pelo menos uns três vereadores do naipe desse dai.

    ResponderExcluir
  2. Milhões e mais milhões... As mãozinhas dos administradores não resistem. Pois não apredeu a lição quando era criança, de que não se deva pegar o que é dos outros. Deixe os milhões do povo seguir o seu destino senhor prefeito!

    ResponderExcluir
  3. Evandro Araújo disse: Brilhante pronunciamento.

    Creio que o orçamento só chegou até às mãos do Nobre vereador em decorrência da mobilização do blog, com comentário fundamentados em Lei e não de fuxico. Somado, é claro, com as insistentes cobranças do edil.

    Lembro que tal ação é uma das infinitas obrigação do gestor público, por exemplo, deixar disponível para toda a sociedade gonzaguense fazer as suas devidas consultas e
    Mobilizem-se gonzaguenses!

    Recapitulando.

    No artigo 70, parágrafo único, da Constituição Federal, a cobrança é expressa nos seguintes termos: "Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária". Como se vê, a prestação de contas pode ser exigida de pessoa física ou jurídica, dependendo de como é constituída a relação jurídica entre devedor e credor da obrigação de prestar contas.

    É muito relevante evidenciar que a apresentação das contas anuais pelo Prefeito Municipal no Tribunal de Contas do Estado, não prejudica o dever de prestar contas imediatamente na Câmara de Vereadores, dado que a Constituição Federal, artigo 31, § 3º, em combinação com a Lei de Responsabilidade Fiscal, art. 49, impõe que as contas apresentadas pelo Chefe do Poder Executivo ficarão disponíveis, durante todo o exercício, no respectivo Poder Legislativo e no órgão técnico responsável pela sua elaboração, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade.

    Veja bem a gravida da não apresentação da prestação contas Gonzaguenses.
    Registrem-se, por último, os efeitos da não apresentação das contas anuais devidas pelo Prefeito. É ato de improbidade administrativa, ficando o responsável sujeito às seguintes cominações: ressarcimento integral do dano, se houver; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, pelo prazo de três anos (Lei nº 8.429, artigos 11, VI, e 12, III). É crime comum, sujeito ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara de Vereadores, estando o inadimplente passível de pena de detenção de três meses a três anos, além da perda do cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular (Decreto-lei nº 201/67, artigo 1º, VI, § 1º e 2º). Cabe ao Tribunal de Contas do Estado instaurar imediatamente Tomada de Contas Especial, tendo como parâmetro a Instrução Normativa nº 006 – TCE/MA, de 14 de agosto de 2002. Por disposição expressa da Constituição Federal, artigo 35, II, deve o Estado intervir em seus Municípios, quando não forem prestadas as contas devidas.

    ResponderExcluir
  4. A hora chegou. serve de alerta aos que querem se aventurarem achando que basta o povo outorgar o mandato de prefeito e vereador para fazer dele a seu bel prazer.E o cerco a cada vez mais o está se fechando.

    Tem gente de fora da cidade, só pq casou com um descendente, um filho ou filha da terra, já se acha que ganhando vai fazer o mesmo que do doutorzinho magarefe prefeito .

    O povo não deve temer seu Governo. O Governo deve temer seu povo.

    ResponderExcluir
  5. Estou muito feliz com a volta de Walter na disputa em 2012 contra o grupo de corruptos e falsários cada vez mais ricos, pois quero são luiz gonzada livre desaas pragas devastadoras do dinheiro publico municipal que vem para a saude e educação dos filhos de são luiz gonzaga e eles aproveitam para comprar carros de luxo, propriedades de alto nivel,comprar votos e gastar a vontade.... somente a familia carvalho tem acesso livre a toda essa dineheirama.fica aqui minha indignação,tive acesso a comentarios de pessoas que com certeza não sabem o que dizem quando elogiam o prefeito atual e sua suposta competencia, e vereadores se vendendo a preço de banana......., e continuo a dizer WALTER É O MELHOR PARA ESSA CIDADE...pois é honesto acima de qualquer suspeita.
    26 de outubro de 2011 17:46

    ResponderExcluir
  6. Os filhos estão acostumada(os) aos mimos do pai e mãe, desde criança. E rebuscando a minha memória, o mais velho, logo, nos primeiros anos de vida aprendeu, com o pai, como é infringir a lei no município, pois o rebento no colo do genitor (prefeito de 1º mandato) que ao adquirir o primeiro carro postou o filho na direção, para espanto da comunidade que ali presenciou os primeiros passos dos atos ilícitos, Portanto, não é de se admirar os valores apresentado na prestação de contas e o nepotismo, pois, a família adora ser tratada como uma vaso de porcelana. Esse comportamento esconde uma sociopatia que não tem o menor escrúpulo quando o assunto é dinheiro.

    Essa cantilena é antiga, sem que se veja até o presente momento, qualquer beneficio social para o povo gonzaguense. E na reta final que fazer graça com migalhas, para depois se eleger e continuar engando os incautos e arromba as contas públicas que já soma em milhões só entre família. A justificativa é a de sempre: investimentos para o desenvolvimento.

    O que se presencia investimentos e desenvolvimento é na casa dele. A pobreza, a miséria e os problemas de São Luís Gonzaga cresce em progressão geométrica (2,4,8, 16), enquanto o desenvolvimento e investimento na saúde,na educação, no lazer, da cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão na aritmética (1,2,3,4).

    Mas se o povo quiser este ano pode ser a ultima e caprichou nos números das contas públicas. Será que vamos ter aguenta mais tanto descaso?

    Será que vamos deixar continuar uma gestão que não faz quase na da e quando faz é para atender interesse pessoais, para facilitar o acesso (melhoria de estrada) de terra familiar comprada com laranjas?

    Será que vamos querer um gestor que gasta a coisa pública sem direito onde foi gasto?

    A cidade tem o título de cidade dos doutores, mas, me pesa muito, essa preparação de ignorante. Por que digo isso? digo por que a cidade tem dificuldade de discutir seus próprios problemas. De certa forma se tronam analfabeto. E o que mais me entristece e arrasa a cidade é o cidadão tido como mão de obra qualificada dando apoio a esse desmando público, não o que é alfabetizado e que só sabe assinar o nome, mas, aquele que sabe assinar abaixo de um texto que leu, entendeu e se deixar roubar por pura ganância e satisfação do ego.

    ResponderExcluir
  7. sabemos da importancia de seu walter na politica mas hoje se for seu walter disputando contra dr emanuel perde de novo tenho conciencia disso,a oposição tem que se manter unida decidir entre seu quinco ou dr junior com o apoio de seu walter se nao vamos passar mais 4 anos sofrendo debaixo de taca aqui de novo e isso nao merecemos.

    ResponderExcluir
  8. A mansão dos Carvalhos la em Bacabal é a casa grande e São Luis Gonzaga é a senzala.
    Queria ver esses dois doutorzinhos encontrar empregos que pagam tão bem assim em outro lugar que não fosse aqui em nossa cidade. Duvido que tenham a capacidade. Já direcionaram seus estudos pensado exatamente nos postos que iriam ocupar nesta cidade, onde as pessoas tendem a idolatrar quém não gosta deles, num curioso caso de masoquismo.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns vereador pela sua coragem, pela sua dedicação em tudo o que está a frente por ter se doado a causa pública e principalmente por carregar essa oposição nas costas, seja lá qual for o prefeito oposicionista que com certeza vai ser eleito , deve muito a vc , tenha certeza que vc terá um meu apoio em 2012 buscando a sua reeleição.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns vereador Eleonilson.continue exercendo o papel que lhe foi confiado.O que esta faltando para que estes desmandos,nepotismos sejam entregue ao Ministério Público ~? Não adianta so falar é preciso ação

    ResponderExcluir
  11. Falou muito bem o anonimo de cima. Se existem todas essas evidencias de uso indevido do dinheiro público, malversação, improbidade administrativa, e o escambau, o que então esta esperando o atuante vereador Eleonilson, que não provoca o Ministério Publico movendo uma ação na justiça contra o gestor do município.Esse falatório vereador, empolga a massa, fustiga os comuns, mais não tem quaquer efeito prático positivo quanto a resolução do problema. Seja mais objetivo e eficaz, o quanto tens sido eloquente. A coletividade agradece, porque dentre os oposicionistas da Câmara, parece só existir de verdade você.Faça isso valer, pois a opinião pública é voluvel mas costuma ressabiar.

    Dé Ziluzão

    ResponderExcluir
  12. Certa vez Joãozinho pergunta ao pai:
    - Pai o que é política?
    E o pai responde:
    - Política é um conjunto de leis e normas que envolve poder econõmico, governo, classe trabalhadora, o povo e o futuro do país, entendeu?
    O filho responde:
    - nÃO.
    Então vou usar nossa casa como exemplo. Eu é que trabalho trago o dinheiro para casa, eu sou a o poder econômico. Sua mãe é a que gasta,adiministra o dinheiro, ela é o . Vc é o povo pois envestimos em você. Seu irmão é o futuro do país e a babá dele é a classe trabalhadora.E agora entendeu?
    O menino responde:
    Maisou menos vou pensar ...
    Naquela noite Joãozinho acorda de madrugada com seu irmão aos berros no berço. Foi olhar o que era e viu que ele estava todo sujo. Foi acordar sua mãe e viu que ela estava num sono profundo e que seu pai não estava lá. Foi ao quarto da babá bateu várias vezes na porta e sem ter resposta olhou pela fresta da porta e viu seu pai e a babá na cama. Como não conseguiu ajuda voltou a dormir.
    No dia seguinte Joãozinho fala para o pai:
    - Acho que entendi o que é política pai?
    E o pai cheio de orgulho fala:
    - Então me explica.
    Joãozinho então diz:
    - É assim : Enquanto o poder econômico fode a classe trabalhadora o governo dorme profundamente, o povo é ignorado e o futuro do país fica na merda!

    ResponderExcluir