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Como vamos querer mudanças se os líderes não se propõe a solicitarem mudanças em conformidade coma lei. Neste caso ficam os questionamentos:
Será que temos líderes de fato?
Será que temos ocupadores de cargos para locupletarem membros da família?

Percebe-se claramente um distanciamento do povo em relação ao exercício cidadão (por pura falta de informação, mas, os líderes de posse da informação nada fazem) que muitas vezes só seria possível através de outrem, pôde ser verificado que o acontecimento histórico não tem a força de alterar as bases culturais.

Acredita-se que mudanças no nível político cultural veiculam-se a um campo puramente ideológico (o líder dessa cidade tem ideologia que não seja o de atender os anseios familiares), cultural e não em intervenções horizontais (botar fulano por que é da família tal, voltar fulano por que ele roubou mais agora vai concertar, parem com isso, sigam o que regem a lei e vc líder sabe disso e se não sabe tem a obrigação de saber, já que quer ser prefeito ou vereador) não chegaria ao campo imaginário coletivo e, desta forma, resultariam em um permanecia reforçada de uma dominação revestida como novos adornos, o que de fato veio a caracterizar a República Velha no Brasil com os moldes coronelistas.

São Luís Gonzaga é o símbolo do coronelismo com apoio de órgão instituído e de uma parcela tida esclarecida que se omite, pois , acreditando que na possibilidade de quando chegar a vez dele(a) não seja incomodado(a) como ele incomodou. Para entender. Vejamos.

Ambos os líderes são ligado às bases latifundiárias ou ao grupo Sarney isto criava um campo favorável ao coronelismo;

Ambos primam por uma relação de troca entre o poder público, tomado como um bem personalista e subjetivo, para com uma elite em decadência de identidade e cultura, este é o ambiente perfeito para o desenvolvimento do coronelismo ou voto cabresto.

Através da área de influência deste elite falida que o gestor reune em torno de si uma grande quantidade de dependentes, sejam a partir de favores, pedidos ou mesmo como seus trabalhadores tido amigos torna-se um elo entre o Estado e a população local;
Essa troca de favores de qualquer tipo tendi a fortalecer a força de domínio do LÍDER, criando uma dependência social para o exercício da vida em vez tomar conhecimento do exercício da cidadania;
Dessa referida política de distribuição de favores para amigos e parentes surge o paternalismo e o filhotismo, que contribuíam para a desorganização da administração municipal;

Atualmente Como o líder gestor detém um grande eleitorado sob dependência utiliza-se disso para pleitear benefícios perante os partidos estaduais e municipais para garantir a vitória de seus candidatos, estes benefícios por sua vez serve para fortalecer ainda mais sua rede de troca de favores e por decorrência de dependência social;
Estes compromissos entre o líder e seus subordinados são fundamentados em coisas materiais, ou seja, valores ligados a um conjunto de coisas e acordos da vida prática (educação sem qualidade , saude a ver navios, segurança pública para preto e podre não existe, prostituição, venda de drogas, desmantelo municipal, falta de planejamento, não dar satisfação a ninguém, ...ou seja, deixa tudo por conta de Deus e São Pedro).


O texto abaixo é um discurso atribuído a Péricles (c. 495-429 a.c.), que governou Atenas entre 461 e 429 a.c. Ele foi um dos principais responsáveis pelo aperfeiçoamento da democracia ateniense. Leia-o com atenção.

A democracia ateniense - Temos um sistema político (...) que se chama democracia, pois se trata de um regime concebido, não para uma minoria, mas para as massas. Em virtude das leis (...) todas as pessoas são cidadãos iguais. Por outro lado, é conforme a consideração de que goza em tal ou qual domínio que cada um é preferido para a gestão dos nossos negócios públicos, menos por causa da sua classe social do que pelo seu mérito. E nada importa a pobreza: se alguém pode prestar serviço à cidade, não é disso impedido pela obscuridade [anonimato] da sua categoria. É como homens livres que administramos o Estado (...). Obedecemos aos magistrados sucessivos, às leis e, sobretudo, às que foram instituídas para socorro dos oprimidos.
Para tudo dizer numa só palavra: a nossa cidade, no seu conjunto, é a escola da Grécia.

Moral da história Segundo Péricles, qual o melhor conceito para Democracia?
A democracia era, segundo Péricles, um regime concebido, não para uma minoria, mas para as massas. E que pode-se dizer que em Atenas todas as pessoas eram igualmente cidadãs.

Discurso de Péricles, em 430 a.c. In: FREITAS< Gustavo de. 900 textos e documentos de História. V. 1, Plátano, 1975.p.68

Quero lembrar que o discurso de Péricles não se aplicava totalmente a realidade de Atenas (assim como é hoje na nossa cidade) visto que, somente homens, maiores de 18 anos e que não fossem escravos e nem metecos, eram considerados cidadãos e poderiam participar do processo democrático.

Será que é isso que queremos repetir a história antiga, pois de alguma foram estamos repetindo com este modelo de escolha?

naquela época os pais não eram livres para educar seus filhos da forma que queriam. Hoje, há um avanço disfarçado. Quando nascia, a criança era levada a um lugar onde se reuniam os mais velhos de cada tribo. Ali era examinada e, se possuísse compleição frágil, era atirada do Monte Taigeto. Acreditavam que, estando destinada desde o nascimento a não possuir força nem saúde, não seria vantajoso nem para ela nem para o Estado deixá-la viver.

São Luís Gonzaga respira política da fofoca e da troca de favores um bordel de ganha ganha.

Enfim, se fazem as velhas e conhecidas cogitações sobre o assunto e quem mais se interessam são o grupo do atual prefeito e o grupo de oposição na cidade. Mas se a oposição não começar a dar clara demonstração de querer mudanças ou para que veio e o que de fato quer vai ser difícil ter novas aderências desda das pessoas simples, empresários, líderes políticos, ex- vereadores, vereadores que eram situação, bem como , familiares antes eram da situação e hoje que querem mudanças.

As eleições 2012 aproximam-se mais rápido do que se imagina, mas a pré-campanha já começou.

MATUTÃO DA MARECHAL

1 comentários:

  1. Fiquem de olho pois a não obediência dos parágrafos 10 e 11 do artigo 73 da Lei 9.504/1997, que estabelece que a contar de 1º de janeiro deste ano, “estão proibidas a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública” Isto quer dizer também que a princípio feri o artigo 13 da Lei de Responsabilidade Fiscal quando o gestor não toma medidas para coibir a evasão e sonegação fiscal, além do mais caracteriza abuso do poder político e econômico. O que os colocam na . Esta Lei da Ficha Limpa é uma graça, um tapa apra quem não tabalha conforme o planejamento e o que determina a Leis vigentes no país.

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