TODOS CONTRA A CORRUPÇÃO:DEVEMOS SER AGENTES MULTIPLICADORES

A corrupção dos nossos dirigentes e da classe política como um todo, parece que se instalou como irmã siamesa das gestões públicas. A sensação que temos é que nossos governantes perderam de vez o pudor. Criou-se uma convicção de que os governantes estão acima da lei. Parecem seres intocáveis, mas não são. Usam e abusam da fragilidade da massa, pois sabem, que esta, decide e elege... Sempre há exceções, poucas é verdade, mas a percepção geral é a de que os políticos ingressam na vida pública para proveito e benefício próprios. Não há consciência cívica, não há preocupação real e profunda em relação ao povo, sobretudo em relação aos pobres. Assim, assistimos a uma crescente que parece inesgotável na prática da corrupção, agora como nunca de modo escandaloso. A única instância que poderia exigir de modo definitivo que nossos políticos servissem ao povo e não se servissem dele, seria o próprio povo. Mas este, fragilizado de critérios morais, absolve culpados, esquece velhas corrupções e reelege sujeitos de corrupção ativa, passiva e inativa. Cria-se um círculo vicioso perigosíssimo: um povo que padece de pobreza de critérios morais gera políticos imorais, que tranquilamente corrompem e se deixam corromper porque sabem que serão reeleitos por cidadãos que já não cobram de seus líderes um alto padrão moral. O fato é que, pouco a pouco, acompanhamos entre desiludidos e indignados a degradação moral de nossas lideranças. E, infelizmente, tal indignação e desilusão não se traduzem em derrota eleitoral para os corruptos, porque quando chega o momento do voto, o pobre se vende por uma dentadura e o rico por um emprego sem trabalhar, ou outro cambalacho de ocasião... A questão é que essa corrupção vai provocando várias misérias como:

-O desvio descarado do bem comum, já que projetos na área de saúde, educação, saneamento básico,infra-estrutura e outros tantos, essenciais para uma boa qualidade de vida, vão sendo surrupiados. A corrupção política tem como salário a fome e a miséria dos pobres, esta é a verdade.

-O descrédito com as instituições: muitos já não acreditam na justiça, e na democracia, esta, nem se fala...

-O desestímulo e a desconfiança, de que possam surgir lideranças políticas realmente sadias e comprometidas com o bem comum, (isso é terrível)... já que as pessoas de bem evitam ingressar numa política que se tornou antro de bandidagem. Qual o remédio para isso? A capacidade de indignar-se, de denunciar, de cobrar; a mobilização da opinião pública, a insistência em dizer que tudo isso pode ser diferente... E, sobretudo, a convicção de que o voto pode ser expressão, e instrumento do desejo de mudança e da efetivação da mesma. Um eleitor não pode se portar na política como se a legalidade não existisse. Em outras palavras: nossa fidelidade aos princípios básicos da moralidade pública, nos impede que nos conformemos com o mal e nos impulsiona a procurar meios de uma sociedade melhor e de dirigentes mais dignos. Voto consciente é força transformadora e libertadora. Pense nisto!!!
 
 
Do: Blog do Elcinho

 

6 comentários:

  1. O texto reflete a realidade dos modos operantes da nossa política e ao mesmo tempo mostra um vazio enorme devido a falta de bons gestores pública no pleito eleitoral. Só depende exclusivamente do povo

    ResponderExcluir
  2. me desculpa Evandro Araújo mais não só depende exclusivamente do povo pois é o povo, que torna os politico CORRUPITOS, só investino em educação mesmo veja os nossos representantes no legislativo municipal, todos vendidos.

    ResponderExcluir
  3. Caro colaborador anônimo mas quem os colocam é o povo. E é como texto "em parte" diz: "O desestímulo e a desconfiança, de que possam surgir lideranças políticas realmente sadias e comprometidas com o bem comum, (isso é terrível)... já que as pessoas de bem evitam ingressar numa política que se tornou antro de bandidagem." por isso acredito no criação de um conselho de gestão ou vários conselhos fortes para direcionar as decisões e prioridades na condução da coisa pública.
    Você sabia que com o recolhimento da assinatura de 5% do eleitorado da sua rua, bairro, conjunto cidade pode propor a elaboração de projeto de lei a câmara municipal para ser votada , onde chamamos de iniciativa popular, povo pode eleger, pode tirar o eleito e pode propor também. Ocorre que a informação não chega até ele de foram correta e muita das vezes quem as tem considera-se "O homem do Mito da caverna"* de PLATÃO. Tá disposto a compor na formação e criação de Conselho de gestão para São Luís Gonzaga, onde este conselho observaria o cumprimento da CF, lRF, ESTATUTO DA CIDADE e outras Leis?

    *O Mito da Caverna - Por Guilherme Orion
    Platão quis dizer que a realidade está dividida em duas partes: A primeira é o nosso mundo irreal; cheio de idéias imperfeitas(forma, cor, leis). Todas cópias da matriz, aquele mundo que domina todos de forma arrogante, usando os nossos sentidos(visão) para nos enganar, nós estamos presos em um mundo sensível(porque nunca vemos, ouvimos, cheiramos e andamos) mas não sabemos disso.

    Já o outro é onde tem o sol que projeta a luz para o outro mundo, onde tem a matriz das idéias perfeitas, a realidade, os objetos são 3D (profundidade, altura e largura).

    Os primeiros se parecem conosco, se analisarmos bem, veremos que o nosso conhecimento é sombrio, sem plena certeza de nada, não sabemos quem somos de onde viemos, se estamos sozinhos no universo, onde o universo acaba, muitos acreditam naquilo que vê, sem contestar nada.

    Já se fossemos soltos negaríamos isso e resistiríamos em acreditar no que sobemos desde pequenos, já se nós fossemos obrigados a olhar para trás, nós teríamos dois tipos de reações: as cadeias(violência física, material), e a ilusão(cadeia invisível que aprisiona a mente). Nós provavelmente não agüentaríamos o choque e gostaríamos de voltar para a caverna(mesmo sabendo que aquilo não é real), e ignoraríamos o que vimos, achando que era só um sonho. Preferindo continuar a sua vida, olhando só as sombras, sem sentir cheiros e ouvirmos nada, seguindo o cotidiano da vida.
    Mas se nós estivermos com a mente aberta para novos conhecimentos, talvez acreditássemos naquilo em que víamos, com um choque é claro. Seria tão bom como desagradável, bem porque veríamos coisas novas(reais), sentiríamos novas sensações, conhecer o infinito, e desagradável porque veríamos que tudo o que nós vivemos(não no sentido próprio da palavra) até agora não era nada, era irreal, e veríamos que não sabem de nada (como um bebê), teríamos que aprender tudo de forma certa (andar, ver, cheirar, ouvir, se movimentar,...) desde o começo, aprendendo que algumas leis que nós conhecíamos não eram reais e outras que não conhecíamos. Nós ao invés de Ter a opinião teríamos o conceito, prazer por realização, corpos belos por beleza, espontaneidade, teríamos a educação.

    Enfim, a Mídia tenta fazer com que nós fiquemos presos, no mundo irreal, querem que nós acreditemos em tudo o que eles falam, tirando nós do mundo REAL.

    ResponderExcluir
  4. Continuando sobre o mito da caverna espero como espécie de comparação da vida do povo na atualidade.

    Por Alexandre Ferreira Prodi


    O Mito da caverna nos leva a pensar em alguns pontos da nossa vida (da minha especificamente). O próprio mito nos revela como nos distraímos com algumas coisas tão banais e fúteis da vida, ou como no mito, as sombras em 2D, que não analisamos o contexto e a beleza das coisas mais profundamente – ou o dono da sombra. Eles ficavam admirando as sombras das pessoas, animais, objetos que passavam, mas não viam como era este objeto realmente, não podiam ver como as pessoas e os animais eram, sua cor, forma, aparência, só viam a sombra e não os donos das sombras. Mas quando um deles resolveu conhecer o mundo fora da caverna e tentou acordar os outros para a realidade, ele foi morto, porque achavam que somente aquilo, as sombras, eram a realidade, somente aquilo mostravam “o fascinante show da vida”. No nosso hoje não é diferente. Como na cômica estória de Maurício de Souza – As sombras da vida com Piteco - o homem, o ser humano tem se voltado para a mídia, para as “fofocas”, “novelas”, “filmes”, entre outras coisas, achando que aquilo que ele está vendo, assistindo é a mais pura verdade, quando muitas vezes não é. Nada contra as noveleiras ou fofoqueiras de plantão, mas o homem coloca um cabresto em si mesmo, dizendo que somente o que a mídia faz ou mostra é o certo, quando muitas vezes tudo é programado – como o “famoso” big brother, onde todas as pessoas são contratadas e possuem um roteiro, mostrando como fulano ou beltrano devem atuar – ou a informação está errada – as famosas fofocas de Leão Lobo – ou até mesmo filmes que nos contam uma realidade totalmente diferente, fazendo com que a pessoa acredite, por exemplo, em magia, duendes, fantasmas, entre outras coisas. A pessoa fica tão vidrada na TV, ou Rádio, ou outro meio de comunicação qualquer, que não pára para observas a realidade a sua volta, não abre os olhos para contemplar a vida. Uma pessoa assim só se movimenta, só vive se for através da mídia, e não sai para analisar se aquilo que estão apresentando para ela é verdade, se aconteceu realmente, como que foi, se existe mesmo aquilo que foi falado...Não se interessa em descobrir a vida através de outros meios como em um esporte, um bom livro, viagens, esportes radicais, um trabalho, ou até mesmo ir ao parque próximo da sua casa – se é que ele sabe que existe um parque perto da sua casa.

    ResponderExcluir
  5. O mais angustiante nessa complicada teia, consiste na desistencia dos homens de bem da carreira politica. É exatamente isso o que desejam os facinoras que se beneficiam do poder. Estando o poder restrito aos desonestos, fica mais facil eles em bando, dominarem e permanecerem encastelados por tempo indeterminado. Para essa classe indigna que agora a Ficha Limpa tenta banir o bom seria que toda a população acostumesse com a idéia de que todo político é oportunista e desonesnto, o que não corresponde a verdade.
    Assim vão alijando, desestimulando e banindo os cidadãoas de bem da almejada carreira politica. E somente o senhor das decisões, o ELEITOR tem a capacidade e a ele é delegado o poder de escolher seus representantes. Mas estes parecem inertes e atados com viseiras, como animais de comboio.
    Invariavelmente a conjuntura socio economica interfere de maneira astuta e ardil alterando o processo politico através da promessa de favores e compra de votos. O infeliz, que sem oportunidades de evoluir, sem condições dignas de vida e de instrução precaria, torna-se alvo fácil dos embusteiros e propineiros de plantão. E por serem a maioria absoluta, sobretudo nesse solo nordestino, os descamisados são força maior na escolha em um processo eleitoral. E assim, oligarquias vao criando feudos e cada vez mais se perpetuam no poder para amplo deleite dos seus e a mais completa infelicitude de um povo.

    DÉ ZILUZÃO

    ResponderExcluir
  6. É bem verdade isso.
    Além dos cidadãos de bem serem enchotados da politica, os que permanecem nela tentando levar uma carreira digna, são iludidos e arrastados para junto do poder onde terminam sendo manipulados. Se quizer permanecer na politica tem que ser assim. Caso contrário, será engolido pelo sistema dos que comandam o poder. E o eleitor não percebe isto e termina achando que todos são iguais se tratando de politicos. Ai usa-se aquela velha frase. SÓ VOTO POR DINHEIRO, PORQUE TODO POLÍTICO SÓ PROMETE. Para os afortunados edesonestos que comandam a politica isso é ótimo. Porque dá a certeza da continuidade no comando.

    ResponderExcluir