Comentários do Blog


Pela lei da Ficha Limpa estarão impossibilitados de se candidatar os políticos que tiverem sido condenados pela justiça eleitoral, órgãos colegiados e também pela justiça comum por diversos crimes, desde atentados contra a vida, a dignidade humana, sexual e a vida, ordem tributária, abuso de poder econômico, compra de votos e uma série de outros crimes não listados aqui.

Se havia dúvidas quanto à sua validade ou não nas eleições passadas, agora a lei da Ficha Limpa tem seu funcionamento imediato assegurado pelo STF. O cumprimento dessa lei será mais do que tudo, exigido pela sociedade brasileira.

Alguns jurista consideram que o abuso de poder pode se configurar mesmo sem ter havido a participação do candidato beneficiado, basta que se evidencia a potencialidade de influência no pleito ou quando o candidato despende excessivamente seus recursos patrimoniais, público ou privados, dos quais detém ou controle ou a gestão, ainda que de forma dissimulada, em seu favorecimento eleitoral, ou seja, mesmo antes do período eleitoral se inicie a captação eleitoral de forma que o resultado final beneficie à candidatura de quem antecipadamente distribui casualmente brindes, camisetas, uso de veículos nos dias da mães, pais (desde de que estes estejam caracterizados com atos comuns) em desacordo com a Lei ... em ano eleitoral

9 comentários:

  1. Wilson Ferreira Leite.21 de fevereiro de 2012 às 15:23

    No meu entendimento, a lei da ficha limpa,está furada, incompleta. Porque impede de o político pilantra se eleger, mais não proíbe o mesmo de governar, que é o caso de São Luis Gonzaga do Ma. E se a oposição não tomar providencia vai se perpetuar como está.

    ResponderExcluir
  2. Caro nobre Rebelde Solitário, gostaria primeiramente de alertá-lo que São Luís Gonzaga está mergulhada em uma profunda crise política, não porque Emanoel está no poder dominando politicamente nosso município, mas pela falta de identidade do nosso povo e pela falta de compreensão do processo político. Quando vejo os comentários políticos neste meio de comunicação, me trás profunda tristeza, por perceber que o que se passa na cabeça dos internautas, não mais é do que intrigas pessoais.
    O segundo momento percebo a falta de pespectivas políticas, pois pensar Walter é retroagir, pensar Quinco, mesmo que ainda não esperimentou a administração é pensar em um político sem um programa de governo, pensar em Dr: Junho é pensar em um projeto pessoal e familiar de locumpletamento, a nossa juventude está mergulhada no alcool e na droga , sem nenhum objetivo, pensar na atual administração é pensar também em um projeto pessoal de enriquecimento próprio, na realidade não vejo grandes pespectivas para nosso povo. Pois bem quando falo que, São Luís Gonzaga estava mergulhada em um marasmo político, me reporto em uma cidade medíocre, que ainda não rompeu com seu estilo de vida, nem tão pouco com seu estilo de fazer política, veja só, prevalece ainda a forma de é dando que se recebe, o próprio Dr: junho que deveria romper com isso acaba sustentando um bando de sugadores que não tem pretígio com o povo, quando pela sua juventude deveria romper com o estilo fazer política. Quando vejo pessoas querendo a volta de Walter fico a pensar será que um homem com a idade de Walter voltando ao poder além do mais perdendo o que perdeu iria trabalhar? Simceramente acho que não, inclusive vejo o desespero do BOM ADVOGADO RAIMUNDO NETO DESCENDO DO SALTO E POLITICANDO, olha só que tristeza, mais voltando ao assunto nenhum desses tem um projeto político para SLG, pergunta o que eles tem para educação nenhum deles não saberam responder. Fazer política é coisa séria e enquanto São luis Gonzaga ficar nessa de pensar pequeno não sairá do marasmo, aliás rebelde fazer política é envestimento rentável, infelizmente com o coração partido e triste acho que o Emanoel ainda leva essa, pois o estilo de fazer política em SLG ainda é o mesmo, veja só a enquete que voce fez vamos sair da moita, apenas 20 (vinte) pessoas de manifestaram e ainda plenamente cobinadas. È UMA VERGONHA A NOSSA CIDADE. A POLITICA È PARA QUEM FAZ POLÍTICA E NÃO PARA QUEM FAZ POLITICAGEM

    ResponderExcluir
  3. Caro Sr. Wilson,
    Peço venia para uma vez mais participar dos eu blog, enquanto comentarista, apenas para fazer um breve comentário sobre o que disse o seu leitor que se denomina "a deriva". Apenas na parte que me toca, pois sua opinião sobre quem seja melhor o quem leva a eleição muicipal esse ano deve ser respeitada.
    Pois bem, o que diz o nobre leitor: "vejo o desespero do BOM ADVOGADO RAIMUNDO NETO DESCENDO DO SALTO E POLITICANDO".
    Primeiro agradeço o elogio.
    Segundo, quero dizer que em nenhum momento me vejo desesperado por qualquer motivo que pareça acreditar o leitor.
    Mias, desde que passei a fazer parte de um determinado grupo político em SLG (no ano de 2000) em nenhum momento de minhas andanças pela cidade o fiz de "salto alto". Quem me conhece, e o leitor parece conhecer, sabe da minha forma simples de tratar a todos.
    Quanto ao fato de se sentir triste por eu esta "politicando", esclareço ao nobre leitor que não seja preconceituoso consigo próprio a ponto de achar que pelo fato de ser eu um advogado não possa fazer política. Politicando é nada mais do falar sobre política ou tratar de política.
    Todos nós, eu, você e os demais moradores do nosso município temos o direito de falar sobre política. Ou melhor, obrigação de tratar de política, pois é atraves da política que se define o destino de todos.
    Ao invés do amigo se sentor triste por me ver tratando de política em nosso município convido-o a se juntar a mim para mudar os rumos que está prevendo para a nossa população.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre advogado, em nenhum momento veio em minha mente atingi-lo, muito pelo contrário, só acho que vossa excelência não deveria entrar em coisas menores, até porque como bem frisei, o respeito e o vejo sinceramente como um bom advogado, somente quis alertá-lo que existe pessoas jogando baixo e voce não deveria entrar nesse joguinho preparado pelos despreparados

      Excluir
  4. QUERO SABER DE VERDADE O SENHOR WALTER LIMA GOMES PODE SER CANDIDATO OU NÃO rsrsrsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. eu acho que desses ai o melhor nome e o de dr junho ja foi veriador nao tem passado sujo e e homem inteligente com uma boa profissao e e jovem.obrigdo

    ResponderExcluir
  6. A DERIVA, não obstante suas colocações precisas e abalizadas com as quais concordo em grau genero e numero, ha de se conceber que estamos tratando sobre politica é no solo arido de São Luis Gonzaga e em assim sendo, a forma e o conteudo não poderiam ser outros senão estes que estamos velhos e cansados de ver. Mudar esse paradigma pode ser missão para mentes futuristas, nunca para os que hoje se engendram nesse cipoal. Tivemos ha pouco tempo alguem no comando politico da cidade que tentou mudar parte desses métodos. Foi mal interpretado, mal sucedido e não poderia ter terminado de outra forma se não MAL. Encontra-se desarticulado e praticamente alijado do processo político de SLG. Não faço segredo estou falando do ex-prefeito WALTER LIMA. Não é atoa que o grupo dominante está há varias décadas na proa, e pelo que parece vai continuar. Mudar esse método viciado e nocivo a nossa sociedade não é missao facil. Esse povo vive inebriado e alheio aos princípios que bem regem a boa politica. Sair desse ciclo e mudar de verdade alguma coisa, infelizmente em SLG é malhar em ferro frio. Que tente quem duvidar disso.
    Infelizmente essa é a nossa dura realidade.
    As gerações mais modernas estão passando e se cansando e nada de ninguém virtuoso num cenário que não apresenta novos valores nem melhoria no quadro existente.

    É como vê DÉ ZILUZÃO

    ResponderExcluir
  7. Sr.º Wilson de alguma forma tive dificuldades para acessar o seu blog creio que deva ser o meu computador.
    Retomando o tema que é de salutar o debate e é compreensível a indignação, mas, no meu ponto, de vista é uma lei diferenciada e que tem vários pontos transversais que precisam serem unidos como, por exemplo: nepotismo puro e cruzados, e, decisões do TCE's (órgão colegiados). vamos aguardar à sua aplicabilidade uma vez que alguns, de imediato, serão tolhido de participarem do pleito eleitoral. De forma que se o povo analisar direitinho a situação do postulante ser impedido de se candidatar e diante do caso substituir a pretensão ao cargo pela esposo(a), enteado(a), filho(a), afilhado(a) é porque há lago de errado, já não se pode conceber, do eleitor, tais comoções, além do mais já tivemos experiência não exitoso quanto ao assunto na gestão pública gonzaguense.
    Por oportuno, quero parabenizar aos colaboradores por não baixarem o nível e não levarem a questão para o cunho privado (particular), caso ocorra deu-se o direito a ampla defesa.

    Queremos que o blog continue o debate no intuito de obter de forma proposital (proposta) possíveis soluções para a gestão da cidade apontada pelos colaboradores mediante ao sucinto e profundo análise de todos que queiram colaborar.
    Acredito que não há um único motivo, nem um motivo isolado para o colaborador ser marginalizado ou crucificado por contribuir com boas idéias (mesmos estas serem multifatoriais) para cidade. Vamos objetivar nossas mentes na busca de solucionar as problema´ticas que assolam acidade de foram prioritário no seguimento da segurança, fome, educação, saúde.

    É visível a desigualdade social se acentuando na cidade,cuja consequências é parcelada da sociedade entrar em atrito os "interesses" dos ricos com as necessidades do pobre fazendo com que nas cidades pequenas seus cidadãos se marginalizam praticando crimes que antes só se via ou ouvia, por meio dos noticiários pela televisão e em outras localidades. É alarmante.

    Busca de soluções, mesmo estas serem provisórias, muito embora, preventivas. O poder público constituído disponibilizar usar um horário nos meios de comunicação local ou confeccionar cartilhas destinados aos país esclarecidos ou pouco esclarecidos sobre a importância de educar e como educar seus filhos - os pais devem ter dialogar com seus filhos "ouvir" as suas palavras e seus silêncios, procurando sempre compreende-los, orientá-los e acima de tudo amá-los.
    Levantamento de necessidades de um policiamento mais ostensivo;
    Melhoria na infraestrutura;
    Melhoria da iluminação pública (existe o programa luz para todos) Luminária com maior raio de expansão (claridade) na via pública;
    Aproximação do poder judiciário da sociedade, na escola ( Bullyng nas escolas, comportamento sociopata, traumas relacionados ao abandono infantil, abusos infantis, físicos, emocionais, desviu de personalidade, seita religiosas "macabras", as drogas psicotrópicas Legai e Ilegais...) prestação de informações básica de como é a tramitações do processo, como deve-se entrar com uma petição inicial em determinado processos, as Metas a serem cumpridas por determinação do CNJ...
    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  8. Gente que falta do que fazer.Olha perante a lei o senhor Walter Lima Gomes não tem nenhum problema em ser ou não ser candidato.Melhor dizendo ele pode ser candidato,essa estorinha de que ele não pode,que ele tem ficha suja ,isso e aquilo é coisa da oposição.Nada impede,o único problema é familiar,a família do Sr.Walter não quer,já trabalhou muito,precisa descansar,agora mesmo estava viajando com dona Mizinha coisa que nunca mais tinham feito aproveitar uma viagem juntos,foram até o Santuário de Fátima,fazer o que eles mais gostam,adorar e louvar ao Senhor Nosso Deus.É merecido.Meu Guerreiro um grande abraço,que Deus ti proteja!!

    ResponderExcluir