Eleito no MA, Dino diz em entrevista coletiva, que oligarquia Sarney está derrotada para sempre.

Na imagem ai Flavio Dino (PC do B) durante discurso após a vitória no Maranhão


Pois bem, eleito com 63% dos votos válidos no Maranhão, Flávio Dino de Castro e Costa, 46 anos, é o primeiro governador da história do PC do B no Brasil. Nascido em São Luís, no dia 30 de abril de 1968, Flávio Dino é advogado e professor.

Filho de advogados, ele foi aprovado aos 18 anos para o curso de Direito da UFMA, em 1986. Formou-se bacharel em 1991 e, em 1993 voltou à universidade federal, desta vez como professor.

Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), atuou no movimento estudantil e, depois, assessorou sindicatos de trabalhadores. Em 1994, foi aprovado em primeiro lugar no concurso público para juiz federal, cargo que exerceu por até 2006, quando deixou a carreira para entrar na política. Presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe) e foi secretário--geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

saiba mais

Renunciou à carreira de juiz aos 38 anos para se dedicar à política. Foi eleito deputado federal pelo PCdoB. Em 2008, candidatou-se a prefeito de São Luís e foi derrotado por João Castelo (PSDB). Em 2010, candidatou-se para governador do Maranhão e perdeu para Roseana Sarney (PMDB). Em 2011, assumiu a presidência da Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), cargou que ocupou até este ano, ou seja em 2014.


E em sua primeira entrevista após eleito, na noite deste domingo dia 08 de outubro de 2014, o novo governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), se emocionou ao dizer que irá fazer um governo para reduzir as desigualdades do Estado.

Primeiro integrante do Partido Comunista do Brasil eleito governador no país, Dino decretou que a era Sarney está encerrada no Estado.

"Hoje viramos a página do nosso estado. Finalmente entramos no século 21. Derrotamos para sempre o coronelismo e o regime oligárquico maranhense. Vamos viver um tempo democrático e republicano", disse.

Durante a coletiva, Dino chorou por duas vezes. Uma ao dedicar a vitória às pessoas mais pobres e minorias do Estado; e outra, quando lembrou da morte do seu filho, ocorrida em fevereiro de 2012, após ser internado com uma crise de asma em um hospital particular de Brasília.

"Superei o mais duro golpe que um pai pode superar na vida, e fiz isso para estar aqui. Fico feliz com os abraços do povo, mas falta um abraço, mas falta um (...) Acredito que cada criança que abraço é a vida do meu filho que está em jogo", afirmou.

O governador eleito também criticou a campanha de ataques que sofreu por ser integrante do partido comunista. Durante a campanha, o jornal "O Estado do Maranhão", de propriedade dos Sarney, chegou a ser condenado por publicar uma charge ofensiva.

"Espero que nunca mais uma campanha de inspiração movida contra nosso partido. Nosso partido é democrático, legal e tem direito de existir", disse. FLÁVIO DINO.

O governador ainda mandou um recado à população dizendo que fará um governo "humilde" e com participação popular.

"É com esse espírito comunista, socialista, que vamos governar com muita caridade, muita misericórdia. Não a misericórdia que acomoda, mas a dos revolucionários", afirmou.
Medidas

Dino anunciou que vai focar o governo no combate à corrupção e pretende implementar, como primeira ação, um pacote de medidas para reduzir as desigualidades sociais. As medidas devem chegar pelo menos aos 20 municípios com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado.

"Nós teremos políticas especificas e focadas nessas cidades, visando a elevação desses indicadores e melhoria na qualidade de vida. Elas terão uma atenção especial", explicou.

Após a entrevista, o governador eleito fez uma carretada até a praça Maria Aragãi para comemorar a vitória com os eleitores. O local é o mesmo onde, em 2006, o então governador eleito Jackson Lago comemorou a derrota dos Sarney, em 2006.


Blog Rebelde Solitário.
Edmilson Moura.

7 comentários:

  1. FLÁVIO DINO DESBANCA GRUPO SARNEY E É ELEITO GOVERNADOR DO MARANHÃO.

    Flávio Dino (PCdoB) foi eleito neste domingo (5), novo governador do estado do Maranhão. Com 1.877.064 votos, contra 995.619, do candidato Lobão Filho, Flávio Dino derruba a última oligarquia do país com uma diferença de 881.445 votos.

    A vitória do ex-presidente da Embratur representa o início de um novo tempo no Maranhão. O povo se fortaleceu ao longo da jornada e decidiu de forma antecipada virar a página do atraso, trocando-a por dias melhores. Este resultado avassalador nos faz lembrar da vitória de Davi contra Golias.

    O Maranhão está em festa pela conquista mais aguardada de todos tempos. Viva o nosso governador Flávio Dino! Viva a luta do povo maranhense! O Maranhão é de Todos Nós!

    Blog Rebelde Solitário
    Edmilson Moura.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a Flávio dino e aqui em São Luís Gonzaga teve votação em massa. Agradecemos a deus e a dr júnior pelo apoio que foi dado hoje sabemos q muitos aqui votaram a pedido dele. Seu nome crescendo muito doutor agora só manter isso que será o próximo prefeito daqui com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Sem contar nos seu deputado que foi o segundo mais votado depois do da prefeitura que ta no poder parabéns tanbem dotor

    ResponderExcluir
  4. JUNIOR ainda não tem poder nas urnas tampouco liderança pra dar esta votação ao governador eleito, nós em conjunto na oportunidade de desbancar do poder a família Sarney demos essa contrapartida enquanto a prefeitura vai ter que consultar o povo e outras lideranças que estão a sua frente para pensar em disputar para ganhar eleição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirando o grupo do prefeito, hoje quem tem votos nu município, chama-se Dr.Junior Pedreiras martins Filho, tá bom assim!

      Excluir
  5. Em ideia anônimo dizer que quem é mais forte que JUNIOR é o grupo do prefeito você tem que lembrar que caso ele seja ousado pra disputa vai concorrer é com o grupo CARVALHO no entanto pra ganhar tem que está mais forte, caso contrário é TACA de NOVO e nós da oposição não queremos derrota novamente, tá entendido!.

    ResponderExcluir
  6. O bom politico acima de tudo tem que ter humildade e poder de conquista junto ao povo para se tornar LIDER é processo temporal e gradativo,porém o que se observa dos comandados de JUNINHO por sua orientação extrapolam na empolgação ; e por vezes o próprio é desatento neste contexto!.

    ResponderExcluir