IBOPE E DATAFOLHA: DIZ DILMA Á FRENTE AÉCIO.

Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta quinta-feira dia 23 de outubro de 2014 mostram que a candidata Dilma Rousseff (PT) aparece pela primeira vez neste segundo turno à frente do candidato Aécio Neves (PSDB) mesmo se for levada em conta a margem de erro de dois pontos. No Ibope, Dilma tem 54% dos votos válidos e Aécio, 46%; no Datafolha, a petista tem 53% e o tucano, 47%.

Dia 23.10.2014 ibope e Datafolha

Em todos os outros levantamentos anteriores feitos pelos institutos no segundo turno havia um empate técnico dentro do limite da margem de erro entre os dois candidatos.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Em votos totais, Dilma tem 49% e Aécio, 41% no Ibope. No Datafolha, Dilma tem 48% e Aécio, 42%.

Confira todos os números:

Ibope (veja a pesquisa completa)

VOTOS VÁLIDO

Dilma Rousseff (PT) – 54%
Aécio Neves (PSDB) – 46

VOTOS TOTAIS
Dilma – 49%
Aécio – 41%

Branco/nulo – 7%
Não sabe/não respondeu – 5%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 20 e 22 de outubro. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01168/2014.

Datafolha (veja a pesquisa completa)

VOTOS VÁLIDOS

Dilma Rousseff (PT) – 53%
Aécio Neves (PSDB) – 47%

VOTOS TOTAIS

Dilma – 48%
Aécio – 42%

Em branco/nulo/nenhum – 5%

Não sabe – 5%

O Datafolha ouviu 9.910 eleitores em 399 municípios nos dias 22 e 23 de outubro. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01162/2014.

Rebelde Solitário
Eleições 2014
Edmilson Moura.

1 comentários:

  1. UM EDITORIAL

    Quero aqui contar essa história que é VERDADE, pois me lembro muito bem sim. E vamos dar uma volta no passado e ir para o governo de JOSÉ SARNEY, que assumiu no lugar de TANCREDO NEVES, e vamos vindo com a história, nesta época o remarcador de preços em um supermercado. “Pessoal, era uma labuta diária! Todos os dias, em todas as gôndolas do supermercado, e de ponta a ponta em nosso Brasil, pois é retirava as etiquetas e remarcava com o novo preço. Raramente se passava um dia sem a tal remarcação de preços.

    Outros podem comentar: Mais raramente não vejo ninguém remarcando os preços nos mercados hoje em dia! É exatamente aí que o consumidor acaba não percebendo os aumentos. Com a tecnologia e veio o código de barras, que bastam apenas alguns cliques na programação e o preço subiu, a nós acabamos não percebendo que aumentou R$ 0,10 centavos aqui, outros R$ 0,06 centavos ali. Sabemos que não compramos mais o que comprávamos há seis meses ou um ano atrás. Mas se há um aumento, a gente observa SIM, mais doe menos, mais no passado. PENSE.

    Um dos candidato(a)s fez uma compararão entre o crescimento da economia e a inflação do Chile, que foi rebatida pelo outro(a) de forma veemente, quando disse que: “Candidato, como comparar o Chile que tem uma população e território menor que a do Brasil. Nós temos que comparar o Brasil com a Alemanha”.

    Fica até complicado a gente escrever, mais com todo respeito que tenho pelo dois candidato(a)s a presidentes da Republica Federativa do Brasil, Mas vindo de quem vai governar o Brasil, acho que é o fim da picada mesmo! Como comparar nosso Brasil com outro? E ai me lembrei é tipo "A história da Cutia e do Macaco".

    Meus amigos e minhas amigas, se preferirem Brasileiros e Brasileiras, independente de qual seja sua preferência eleitoral, PT ou PSDB, se vai votar no 13 ou no 45, a questão relevante aqui é conseguir enxergar com clareza, o que foi e como está nosso país.

    Estamos chegando no dia 26 de outubro de 2014, e por isso, quando for fazer sua escolha que vai mudar nossa vida durante os próximos quatro anos, que seja então a mais acertada possível.

    Para ser bem sincero, estou entre a porcentagem dos indecisos que ainda não sabe em quem vai votar, porém, vou sim pesquisar bastante, ambos os candidatos, e gostaria de saber as propostas, para que eu possa finalmente escolher. Acho que o DEBATE da Rede Globo do dia 24 de outubro de 2014, a noite, vai me dizer em quem vou votar, mais sempre digo que ninguém e perfeito, por mais que queira fazer perfeito. Algo não sai perfeito. Perfeito só DEUS.

    Pois acho que cumprir o meu Direito Constitucional da Liberdade de Expressão, para poder opinar e se expressar sobre o assunto. Que me desculpe, mais quero te dizer o os destinos do Brasil, está nas mãos do eleitor.

    Com humildade
    Edmilson Moura.

    ResponderExcluir