Homenagem ao Sr. Leônidas (In memória) de São Luis Gonzaga do Maranhão - Por Layse Maria*

Quem é o Sr. Leônidas, em São Luís Gonzaga do Maranhão? É um homem humilde; simples do interior; honesto; íntegro; trabalhador; sem muita instrução, mas altamente inteligente; responsável; competente; de caráter incontestável; sincero; rígido; comprometido com a verdade; ético, de conduta impecável; brincalhão nos momentos oportunos; solidário com o próximo... 

Compartilhe no Facebook


Um homem que passou por muitas dificuldades e provações, mas teve a sabedoria necessária para se desviar de toda situação que pudesse conflitar com seu propósito de vida, que era simplesmente viver para a família e para o trabalho e cultivar amizades saudáveis. 

Um homem que soube se afastar dos perigos escondidos, das oportunidades que a vida lhe ofereceu que iam de encontro com as suas crenças, os seus valores. 


Um homem que durante toda a sua trajetória andou de cabeça erguida, com a consciência tranquila por está sempre no caminho do bem e com a certeza do dever cumprido. 

Um homem fiel a tudo aquilo que acreditava, a seus princípios. 

Um homem transparente, verdadeiro, que falava o que pensava com firmeza, sem vacilar, olhando no olho e que era incapaz de tirar vantagem do outro, em qualquer situação. 

Um homem para o qual os conceitos de “certo” e “errado” eram fixos, não existia meio termo. Certo é certo e errado é errado, sem adendos!!!!! 

Um homem sem grandes ambições, que só colocava a perna onde era possível alcançar. 

Um homem bom, honrado, exemplar, de valor incalculável... São essas características que o definem. Esse é o meu Pai, esse é o nosso Pai!!!! 

Quem são, em São Luís Gonzaga? 

Leonardo, Lenoir (Maninho, Alemão), Lenar (Moro), Luzelena (Luza), Línton (Alemão), Layse (Lalá), Lígia, Lindson (Chico), Lucélia, Leylane e Leonilton (Léo)? 

São os filhos do Sr. Leônidas. O seu bem mais precioso, como ele mesmo me disse certa vez, por ocasião de uma situação desagradável/desconfortável que passei em tempos remotos, guardada apenas nas nossas mentes... 

Quem é dona Aparecida, em São Luís Gonzaga? 

É a esposa do Sr. Leônidas. 

É esse referencial que define a nossa família. É o nosso lugar no mundo, o nosso alicerce, a nossa fortaleza. 

Somos todos privilegiados, por termos recebido esse DNA, pelos ensinamentos rigorosos que nos foram transmitidos e que moldaram/determinaram a nossa personalidade, pelas correções acertadas e oportunas, pelo “não” proferido muitas vezes, sempre nos momentos certos, pelo “sim”, dito apenas quando era viável. 

Esse é o nosso legado, a herança que ele nos deixou e que devemos repassar para os nossos filhos, netos, bisnetos... 

Saudades eternas da sua esposa, filhos, netos, bisnetos, noras, genros, demais parentes e amigos. 

Descanse em Paz, meu Pai!!!! 
______________________ 
Layse Maria da Silva (filha) 


Do: http://feeds.feedburner.com/CastroDigital

1 comentários:

  1. Nós somos as nossas lembranças de tudo aquilo que vivemos. Nossos atos nos definem.
    Tenho boas lembranças do seu Leônidas, nos períodos de férias que passava pela cidade. Principalmente nas primeiras horas da manhã ele gostava de reunir frente ao comércio com papai, "seu macacheira (in memória)", chico gomes, e outros transeuntes, para falarem de assuntos pertinentes à cidade. Do outro lado ficavam o grupo da situação reunidas no bar do seu Vicente Dias tratando, também de assuntos pertinentes. Pois bem, retomando. Quando tinha oportunidade instigava-me sobre política da capital. E apesar de toda a dificuldade para responder, relatava alguns fatos políticos ocorridos que passavam nos noticiários e telejornais. Hoje, olhando pra trás do tempo e percebo a importância desses momentos ímpares que a vida nos proporcionou e nos trouxe. Obrigado seu Leônidas pelas suas boas observações e questionamentos.

    Evandro Araújo


    ResponderExcluir