Em São Luis Gonzaga mais de 5 mil pessoas vivem em situação de extrema pobreza

Do: site da FM Sucesso

prédio da prefeitura
O Jornal Folha de São Paulo trouxe na sua edição de domingo dia 31 de Julho, ampla reportagem sobre a miséria em nosso país. Os municípios de São José dos Básilios, Peritoró e São Luís Gonzaga do Maranhão são os municípios com maior numero de pessoas nessa situação, quase a metade das populações destes municípios vivem em situação de pobreza ou miséria.

Segundo o jornal a cidade de Pedreiras tem a menor proporção de pessoas na pobreza ou miséria e tem a maior renda per capita, mais não tem muito que comemorar, pois está ilhada, cercada de municípios que buscam um equilíbrio e maior qualidade de serviços em geral, o que acaba sobrecarregando a cidade e não fazendo com esta situação se reflita em prol somente de sua população.

Por outro lado, o rendimento dos Pedreirenses também é em parte proveniente dos municípios vizinhos que se abastecem do mercado de produtos e serviços que é de maior qualidade. Segundo o IBGE um total de 213.784 habitantes existem hoje na região e mais de 65 mil pessoas vivendo com menos de 70 reais por mês, é quase a cidade de Pedreiras e meia vivendo na miséria absoluta.

Ainda segundo o jornal a maioria dos prefeitos da região pratica uma politica individualista, isolada e egoísta, é preciso inverter o foco em algumas administrações municipais, que mais se preocupam em agradar parentes e aderentes que em combater os reais problemas da cidade e da região.

É triste ver algumas cidades sendo comandadas por quem não teve um voto sequer ou mesmo a deriva, sem ninguém a comandar seus destinos devido às ausências de prefeitos ou de vereadores. Pode servir a quem quiser essa velha desculpa, estou correr atrás de recursos? Mas é difícil acreditar de que quem não consegue se articular com o vizinho vai poder um dia se articular com alguém na cap ital do estado ou do país.

São Luis Gonzaga é uma cidade em que não existe nada, nem o básico para uma cidade funcionar não existe, por exemplo, um hospital municipal, um mercado municipal, uma prefeitura, um matador publico, um campo de futebol, nem uma quadra descente. O hospital municipal deixou de ser do município nos anos 90, o matadouro municipal deixou de funcionar no municipio nos anos 90, a prefeitura municipal foi queimada em 2006, o mercado municipal desabou em 2011, a educação do municipio é comparada ao colégio do povoado Centrinho que desabou um anos após a sua construção.

2 comentários:

  1. enquanto ~São luis Gonzaga irá continuar enriquecendo a família Carvalho e consequentemente ficando cada dia mais pobrenao mudar esta realidade politica não tem jeito;

    ResponderExcluir
  2. nós da familglia carvalho ainda vamos mandar por muito tempo na cidade pois nós a maioria é que queremos e não adianta denuciar não, pois somos respaldados pelo dinheiro. ha quem possa?
    miguel

    ResponderExcluir