Ultimátum

Localizada na região do Médio Mearim, estado do Maranhão a secular cidade de São Luis Gonzaga do Maranhão sempre foi destaque no quesito educação, esta sábia priorização fez com que a nossa “Terra do Cuxá” tornar-se berço de filhos ilustres, reconhecida e elogiada em toda a região e não dizer a nível estadual ou mais. São Luis Gonzaga através dos anos vem desenvolvendo, perpetuando e colhendo os frutos dessa tradição. Infelizmente essa tradição vem sofrendo declínio; E ultimamente nosso torrão vem chamando atenção com ações deploráveis, nefasta, onde se expõe as especulações conjugais, causando constrangimentos, desagradando e molestando as famílias gonzaguenses.

“Que saudades que tenho da aurora de minha vida de minha infância querida que os anos não trazem mais”

Quando deparo-me com os versos do exuberante poeta Cassimiro de Abreu, ( meus oito anos) faço uma analogia regressando a minha infância, as listas que surgiram nomes de gonzaguenses eram as listas aprovação em vestibulares e outros concursos públicos, os folhetins espalhados pela cidade eram os cantados em versos e prosas dos nossos poetas e então ficávamos todos maravilhados e orgulhosos de sermos Gonzaguenses.
Repudio todos esses atuais folhetins com  “listas” e “cartas” desagradáveis de publicação anônima (diga-se de passagem pessimamente redigidas, onde castigam severamente a norma culta da Língua Portuguesa), que só denigre nossos irmãos transformando-nos em ignorantes, e não é esta metamorfose que almejamos, posso afirmar cegamente que não é este legado que queremos deixar para nossos descendentes.
Temos o dever moral de priorizar e manter nossas tradições, como o bom desempenho educacional dando nossa parcela de contribuição para o desenvolvimento de nossa comunidade, e possamos sentir e provocar orgulho de ser Gonzaguense. Poucos são os nossos patrícios  que foram a outras localidades, e, quando perguntado sua origem, ouvimos a velha frase: “São Luis Gonzaga é terra de gente inteligente”.
Redijo estas poucas linhas no intuído conduzirmos a uma introspecção. Reconheço e admito que não sou dono da moral, sim apenas, um gonzaguense estudante de Letras que se orgulha de seu torrão, e vem extraindo da nossa tradição educacional o meio para sobreviver com dignidade, perpetuação de nossas culturas. Esse é o objetivo deste folhetim.
Será que nossa tradição intelectual os anos não mais trarão? Ou nossa aurora será substituída?

Silas Alexandre.

8 comentários:

  1. Por: Evandro Araújo(Memória e Identidade).

    Antes quero ressaltar que tentei contribuir em outras postagens no Blog, porém sem sucesso, pois as mesmas foram excluídas sem explicações, isso caracteriza cerceamento aos comentários dos seguidores e ante democrático.

    Pois bem, Silas e demais seguidores do blog, cabe a nós cobramos dos gestores públicos, através de uma carta aberta escrita em conjunto como os formadores de opiniões, classe comerciária, religiosa, Ministério Público, setor de segurança púbica e estudantil, cujo foco é a solicitação de uma reparação coletiva aos moradores da cidade, bem como o continuo debate com a população, de forma que o município conserve a memória de um passado histórico (patrimônio cultural) da cidade, cuja identidade está invisível para muitos jovens e quem ali se estabelecem.

    Basta uma pequena passagem pelo o blog e perceber que a sociedade gonzaguense, hoje, é convencionada por modismos que invadem o cotidiano das pessoas, influenciando e ditando regras e modelos de comportamento que muitas vezes não condizem com a realidade do indivíduo, obrigando-o a aderir a um estilo ou posicionamento qualquer que objetive aceitação pelo grupo social ao qual pertence ou queira pertencer. O excesso de informações, principalmente aos que corrompem uma cultura, também é um sério problema, pois o acesso é tão fácil e rápido, que um turbilhão de conhecimentos é despejado diante das pessoas a cada minuto, não sendo possível avaliá-los com total veracidade e consistência, gerando confusão quanto ao necessário e o supérfluo, o valor permanente e o desejo momentâneo.

    A vulnerabilidade da camada jovem da sociedade gonzaguense e a continua construção da falta de valores servem de parâmetros que remetem à construção da atual identidade gonzaguense.

    Quem perde é a própria sociedade, que acalenta, na sua minoria, mas com poder de decisão que muitas das vezes não tem identificação nenhuma com os valores culturais ou se as tiveram as perderam-nas. queremos resgatar ou que se aportem na cidade sujeitos responsáveis, críticos e senhores dos próprios desejos, e o conceito de identidade acaba sendo construído sob uma base frágil e privada de autenticidade.

    A educação de base é essencial para se construir uma identidade responsável, crítico e, por isso, sou muito grato à todos(as) que me acompanharam ao longo do meu ensino no João Sales e Nazaré Ramos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Silas. Boa iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Por: Evandro Araújo,

    Nota-se claramente que através do Blog, da juventude e de seus seguidores que o quadro político gonzaguense começa a mudar, a ganhar novos contornos do que é, realmente, o significado de cidadania.As consequências são muitas, uma delas é que a sociedade gonzaguense começa a desenvolver uma consciência crítico-política, a de abrir os olhos para enxergar que os truques políticos – do tipo o “povo tem memória curta e só vai se lembrar do que vê por último”, como o asfaltamento de boa parte da cidade e esquecimento de outras ruas por desavenças políticas, ebm como abandonar o patrimônio, não valorização dos professores, aus~encia de um planos de proteção aos comerciários, de trabalho (emprego e renda), ausência de uma política pública eficiente para o agricultor, o idoso, os jovens e as crianças, segurança, ocupação do solo e espaço urbano, trânsito e transporte, etc... – não mais ludibriam o povo, que não mais se deixa enganar pelo canto da sereia.

    ACREDITO QUE O BLOG DEVE TIRAR, E MUITO, O SONO DE MUITA GENTE, EM PARTICULAR, DA ELITE QUE ESTAR NA MAMATA. Muito embora e Infelizmente, a maior parte da população ainda vota mais pela barriga do que pela cabeça.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Evandro quero agradecer por sua participação no blog rebelde solitário , fiquei surpreso quando você relatou que tentou contribuir eu não entende se você não conseguiu postar comentário ou tentou enviar uma matéria para o blog? Fico satisfeito em contar com sua ajuda, pois uma “ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO” se o caro amigo dispor de uma publicação para postar em nosso blog que fique à-vontade. Envie para meu e-mail agradeço de coração REBELDE SOLITÁRIO.

    ResponderExcluir
  5. O povo gonzaguense começa a abrir os olhos, e com certeza esses corruptos em breve terão uma supresa. Obrigado se Wilson pela sua coragem

    ResponderExcluir
  6. A juventude Evandro, sem dúvidas vai sempre lutar contra essa administração que só beneficia Pai, Mãe e Filhos, a população fica fora de tudo, de uma boa educação, saúde, esporte etc. Temos que lutar, não podemos desistir, tenho um grande sonho de um dia ver minha querida e amada terra encontrar um gestor que cumpra com suas obrigações. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Evandro Araújo disse:


    Obrigado pelo acolhimento. E na medida do possível estarei colaborando com o blog no intuito de dirimir nas pessoas que têm dificuldade de separar o público do privado e, segundo, essa cultura de solidariedade de que agora é a minha vez de assumir o comando do desmando sem freio e limites.

    Ressalto que não sou candidato a cargo político e sim a vida com dignidade. Sou civilista.

    ResponderExcluir