III Encontro Intermunicipal de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu em São Luis Gonzaga encerrou hoje dia 22

Do: G1sucesso 
Com o tema: Mulheres Quilombolas. A Associação de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (AMTQC), encerrou hoje o III encontro intermunicipal de mulheres quebradeiras de coco babaçu; o encontrou durou 03 dias, e teve participação de varias Entidades locais e regionais. Entre elas AMIQCB (Associação Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu), ASSEMA (Associação em Áreas de Assentamentos no Estado do Maranhão), Coletivo de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Maranhão (CMTR), Centro de Consciência Negra de Pedreiras e Região do Médio Mearim (CCNP) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Luis Gonzaga (STTR).

O encontro produziu um documento chamado de carta aberta com as demandas e necessidades do município de São Luis Gonzaga do Maranhão e das regiões. Na parte da manhã as mulheres quebradeiras de coco babaçu saíram em caminhadas ate a Promotoria Pública Justiça, onde entregaram o documento para Promotora Dra. Samira Mercês dos Santos. Os manifestantes fizeram manifestação enfrente a Promotoria.

Os manifestantes deixaram a Promotoria e seguiram para Secretaria de Educação, onde fizeram uma manifestação enfrente a Secretaria e tentaram entregar o documento para Secretária, Carmem Lucia, ela se recusou a receber o documento. Os manifestantes seguiram para as Secretarias; de Meio Ambiente, Esportes e Lazer, e Agricultura; nessas Secretarias os Secretários não foram encontrados. Os manifestantes seguiram para Prefeitura Municipal, e também não encontraram o Prefeito. Na Câmara Municipal a Presidente recebeu os manifestantes e recebeu também o documento, e prometeu analisar e discutir com os vereadores e tirar prioridade.

Dentro do Poder Legislativo, na plenária do Poder, os manifestantes apresentaram suas indignações a respeito dos descasos e desmandos locais e da região. Usaram a palavra a Presidente da AMIQCB, Maria de Jesus Ferreira Bringelo, da AMTCQ, Maria Geralcinda, e outras lideranças. Na sede do Poder do Povo, os manifestantes foram recebidos apenas pela Presidente da casa, e pelo Vereador Eleonilson Nascimento Gomes, que acompanhou as quebradeiras de coco durante todos os três dias de encontro; deu suporte em informações dos Poderes Legislativo e Executivo. Ao deixar a sede do Poder Legislativo, os manifestantes seguiram para Praça da Bandeira, onde enceraram a manifestação enfrente a Prefeitura queimada na gestão passada.

3 comentários:

  1. Evandro Araújo

    Estão de parabéns pela mobilização e, principalmente, pelos os agentes sociais envolvidos na transversalidade de demanda por direitos que por muito tempo sofrem fortes violações de direitos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns organizadores do movimento, vocês abriram os olhos de muita gente na cidade. Sr. Prefeito, o provo vai lhe dá o troco, vocês não imaginam o tamanho da traição que vão sofrer, e eu claro, vou está de camarote!

    ResponderExcluir
  3. Evandro Araújo:

    QUANTO AOS FATOS NÃO SE DISCUTI.Veja o que disse o Prefeito, César Maia, do Rio de Janeira "NÃO FAÇA O ULTIMO ANO DE GOVERNO COMO SE FOSSE O PRIMEIRO NEM O PRIMEIRO COMO SE FOSSE O ÚLTIMO". È comum constatarmos durante os três primeiros anos de gestão as seguintes atividades: asfaltar (frente de casa dos amigos), capinar, pintar muro de quadra e cemitério....bem como, promessas não cumpridas, da falta de escola de qualidade, da deficiência na saúde, do estimulo ao emprego e renda, prestação de contas à sociedade (FPM, FUNDEB, FMAS, FMS, CIDE,...) conforme artigo 48 e 49 da Lei Responsabilidade Fiscal (LRF), regularização da ocupação do solo (espaço) urbano, segurança pública, trânsito e transporte além a atração aos investimentos, cai tudo no esquecimento. Mas o pior é que o município vem experimentando isso há anos.

    Encare cada dia como se fosse único. Gonzaguenses, são nossas as dores daquilo que não deu certo, assim como as expectativas dos sonhos podem ser desfeitos para serem feitos de forma correta.

    ResponderExcluir