Folclore regional.




O blog Rebelde Solitário e sua equipe saúdam as festividades de umbanda em São Luis Gonzaga organizado e comandada pelo pai de santo, nosso amigo Luciano, que mais uma vez lhe parabenizamos por sua linda festa.  

2 comentários:

  1. O FOLCRORE REGIONAL

    Quero parabenizar LUICIANO e filhos de santo que estão no intuito de somar esforços, pois ai está àqueles que lutam em documentar as RAÍZES da nossa querida UMBANDA, pois foram para as ruas de SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO mostrar a sua riqueza, e LUCIANO e os seus, está de portas abertas recebendo o povo em sua sede na Av. 04 no Bairro Mendes Junior.

    E vou falar um pouco das. RAÍZES E DA ANUNCIAÇÃO DA UMBANDA.
    Pois bem há cerca de 20 anos após a proclamação da República, a sociedade brasileira vivia profundas transformações, ainda em busca de sua personalidade, de sua “brasilidade”. No mundo das artes, por exemplo, um grupo de artistas revolucionava a estética e a linguagem na Semana de Arte Moderna de 1922. Esse sentimento nacionalista viria também a se manifestar na política, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, já na década de 1930. Era o fim da hegemonia da elite agrária e a implantação do Estado Novo.

    A característica mestiça da população brasileira passava a ser valorizada, tida como forma de união da nação. Por essa visão, os vários grupos raciais ganhavam igual importância na formação da civilização brasileira. Esta ideologia ajudou na crença de que o preconceito racial não existia no Brasil. Gilberto Freyre, em seu livro "Casa Grande e Senzala" (1933), foi um dos intelectuais que deram suporte a tal tese.
    Até o samba, manifestação cultural oriunda da cultura negra brasileira, era redescoberto e reformatado, levado a um universo mais amplo: brilhava a estrela de Carmem Miranda.

    PARABÉNS LUCIANO, por sua FESTA maravilhosa.

    Edmilson Moura.

    ResponderExcluir
  2. IMPORTANTE trabalho tem sido realizado pelo pai de santo LUCIANO. Rapaz modesto, que procurou se reciclar, buscando conhecimento da Umbanda em centros desenvolvidos do país para assim poder realizar sua missão na nossa cidade. Esse rapaz enfrentou terríveis barreiras, mas soube resistir e buscar orientação religiosa. É verdade que nesse oficio, como em qualquer outro, existem muitos charlatões e picaretas, mas também reúne pessoas sérias e bem intencionadas. As religiões Afro que sofreram discriminação durante séculos, após longos anos de obstinação, hoje tem alcançado significativo reconhecimento dos poderes e aceitação por uma parcela significativa da sociedade. É antes de mais nada, cultura. E cultura tem seu lugar na evolução de um povo. Parabéns irmandade de Espirito.

    ResponderExcluir