PESQUISA TV GUARÁ APONTA A PREFERÊNCIA PARA DEPUTADO FEDERAL

O resultado de uma pesquisa de intenção de votos divulgada no dia 18 de julho de 2014, para deputado federal mostra que o eleitor do Maranhão vai mesclar a composição da bancada (18 deputados) com novos nomes e políticos já testados.

Diferentemente do que ocorre na eleição para deputado estadual onde temos muitos novatos na política, na disputa para deputado federal os candidatos já foram testados nas urnas em algum momento de suas vidas. Na relação divulgada ontem, vemos por exemplo o nome do ex-prefeito de São Luis João Castelo (PSDB). De Imperatriz, surge o nome de Rosangela Curado (PDT), segunda colocada na última eleição para prefeito quando perdeu para Sebastião Madeira.

A pesquisa foi contratada ao instituto Exata pela TV Guará, afiliada da Record News em São Luis.

Tido como forte candidato, filho de João Alberto não está na lista

Embora seja apenas uma demonstração, causou espanto a ausência de candidatos como João Marcelo (PMDB) filho do senador João Alberto. Não se pode afirmar que em função da pesquisa o candidato não vá ser eleito, mas é um sinal de que algo precisa ser feito.

João Alberto sabe disso. Ele não teve folga nas duas últimas semanas. Foi visto em várias cidades do Maranhão cortejando prefeitos para apoiarem o projeto do filho. Em boa parte recebeu como resposta um “não”. Prefeitos que já tinham feito compromisso com outros candidatos, não admitem embarcar num projeto de resultado duvidoso.

Um nome que consta na lista e que pode causar estranheza é o do deputado federal Alberto Filho (PMDB). Pelo resultado da pesquisa ele está entre os primeiros colocados. A estranheza se dá pela péssima administração que seu pai, José Alberto, faz em Bacabal. Assim, os que conhecem a realidade sabem que ele não será bem votado na cidade graças à insatisfação do povo.A perda de votos em um grande colégio eleitoral como Bacabal poderia representar um fracasso.

Contudo, quem acompanha os passos do parlamentar sabe do empenho do mesmo em visitar as bases durante todo o mandato. Aos finais de semana ele sempre é visto em algum dos municípios em que foi votado, participando de eventos sociais ou em reuniões com lideranças. O panorama favorável que se apresenta para o seu nome demonstra que a prática de prestar assistência de forma presencial dá bom resultado.

Neste ano 254 candidatos disputam a eleição para  deputado federal. A pesquisa da TV Guará entrevistou 1.400 pessoas no período de 10 e 15 de julho e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo BR-00223/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral, com o número MA-00022/2014.

Eleição 2014 no Maranhão
Edmilson Moura.

0 comentários:

Postar um comentário