Representantes de mais de trinta municípios participam de evento promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, em Bacabal


Secretária de Estado Catharina Bacelar
e empresária Giselle Velloso
Na sexta-feira (25), foi realizada em Bacabal a 1ª Reunião Extraordinária do Fórum Estadual de Organismos de Políticas para as Mulheres do Maranhão, que contou com a participação da Secretaria de Estado da Mulher ,Catharina Bacelar.

Mais de 30 municípios foram representados pelas suas respectivas Secretarias da Mulher. Na oportunidade foi aprovado o regimento interno do Fórum e o Mapeamento e Plano de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Mulher.

Foram debatidos temas como a Cota de Gêneros com a participação de Juristas de São Luis e “A Participação Feminina e o Papel do Fórum de OPM/Ma nas eleições de 2014.

Juventude feminina

A empresária Giselle Velloso foi convidada para representar e falar em nome das jovens mulheres maranhenses que sonham com um país mais justo e igualitário, com oportunidades e respeito para homens e mulheres.

"Por trás da mulher de responsabilidades, da guerreira incansável e da profissional de atitudes, há uma mulher que acredita nos valores humanos e é otimista.Assim somos nós, as mulheres Maranhenses". Afirmou Giselle Velloso.

Ela disse ainda: "Ter mulheres no poder é um avanço pra luta das mulheres, porque se trata de ocupar um espaço do qual fomos historicamente excluídas. Mas além de ter mulheres no poder, precisamos ter políticas para as mulheres capazes de alterar a situação de desigualdade e discriminação que caracteriza nossa vida hoje. Ou seja, é preciso ir além do discurso de incorporação das mulheres e encaminhar na prática mais política para as mulheres.


O Fórum é um processo amplo que possibilita a elaboração e avaliação das politicas para as mulheres com a participação da sociedade civil e governos".

A jovem empresária também se referiu ao Fórum como sendo um momento de debater tanto a politica nacional como as politicas dos governos municipais e estaduais. E há uma orientação que é fundamental para garantir a execução de politicas que construam a igualdade: a criação e fortalecimento de organismos de politicas para as mulheres em nível municipal e estadual.

Gisele Velloso conclui dizendo que o evento é fundamental porque acredita que o Estado tem um papel importante para mudar a vida das mulheres.

Combate à violência contra a mulher

Já o Tenente-coronel Egídio Amaral, Comandante o 15º BPM, destacou o importante papel que a Secretaria Municipal da Mulher, que tem a frente a ex-vereadora Doralice Veloso, no enfrentamento da violência contra as mulheres.

Egídio Amaral apresentou dados animadores. Segundo ele, depois que a Secretaria da Mulher passou a difundir a Lei Maria da Penha e a promover palestras e campanhas de conscientização, o índice de violência contra a mulher bacabalense sofreu uma redução de 60%.

“Falo isso com conhecimento de causa; o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Mulher em Bacabal se transformou numa arma poderosa em favor das nossas mulheres. Devido a esse trabalho, o número de ocorrências caiu drasticamente”. Finalizou.

Boa impressão

Diante do que foi exposto, a Secretária de Estado da Mulher Catharina Bacelar saiu do encontro com uma ótima impressão do trabalho desenvolvido pela sociedade bacabalense em defesa da mulher no município. 

“Estou extremamente feliz por vários motivos: primeiro pelo grande púbico que aqui se fez presente, poucos municípios conseguem reunir tantas pessoas assim e depois pelo resultado positivo do trabalho desenvolvido pela Secretaria da Mulher em Bacabal.” Declarou Catharina Bacelar.


Do: http://www.blogdosergiomatias.com.br/

1 comentários:

  1. O blog agora vai entrar nessa de fazer propaganda da jovem "empresária" (?) Giselle Veloso? Sei.

    ResponderExcluir